Fomentos da psique de Acordo com Freud

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

A psicanálise é um método terapêutico de tratamento de casos de neurose e psicose. Esse método enfatiza a interpretação dos teores inconscientes das ações, palavras e pensamentos de um indivíduo em sua psique.

O estudo da psique humana pode ser vista como teoria ou como método investigativo

Psicanálise como teoria

Fundada por Sigmund Freud (1856 -1939), a psicanálise pode ser entendida como uma teoria. Isso ocorre pois ela aborda informações sistematizadas acerca do funcionamento e da estrutura da vida psíquica.

Psicanálise como método investigativo

Além disso, ela também pode ser vista como método investigativo. A psicanálise examina a interpretação de conteúdos que se encontram ocultos ou inacessíveis às revelações e ações do indivíduo em determinados contextos.

O papel do psicanalista

Em relação à prática profissional, o psicanalista possui o trabalho de analisar fatos e fenômenos específicos de um indivíduo. A partir dessa análise, o psicanalista inicia o tratamento de seu paciente. Isso acontece tanto no âmbito do autoconhecimento como na melhor compreensão das perturbações que assolam a psique humana.

A psicanálise promove a consciência de comportamentos e de sentimentos inconscientes. Desse modo, o psicanalista tentará permitir que aspectos, anteriormente inconscientes, do self se integrem. Essa integração proporcionará um satisfatório funcionamento da mente humana.

Além disso, pode proporcionar a cura e propiciar a expressão criativa e artística do indivíduo.

O papel de Freud no estudo da psique humana

Hipnose

Antes de 1893, Freud, residindo em Viena, começou a tratar os seus pacientes, vítimas de distúrbios nervosos, por meio da sugestão hipnótica.

Esse método consistia na indução, pelo médico, na alteração de consciência do paciente e, por conseguinte, era feita uma investigação entre as conexões e comportamentos do paciente.

Esse paciente poderia implicar em quaisquer relações com o sintoma exposto, sendo assim possível provocar o aparecimento ou desaparecimento dos sintomas (ou de outros) que ao médico forem apresentados.

Freud e Josef Breuer

Porém, Freud se sentiu imaturo em sua técnica e, então, pediu ajuda ao respeitado Josef Breuer. Breuer descobriu que era possível reduzir sintomas de doenças mentais somente pelo fato de pedir aos pacientes que descrevessem suas fantasias e alucinações.

Sendo assim, Freud e Breuer trabalharam juntos por anos e conseguiram desenvolver, pela primeira vez na história, uma técnica de tratamento chamada de método catártico.

Esse método permitia a liberação de afetos e emoções ligadas aos acontecimentos traumáticos do passado por meio da rememoração de momentos vivenciados. Com isso, desapareciam os sintomas.

A mudança de rumo na teoria freudiana

Todo o pioneirismo relatado acima consta na publicação “Estudos sobre a Histeria” (1893-1895). Nessa publicação estão descritos vários casos clínicos que obtiveram importante repercussão internacional.

Embora Freud fosse intensamente inspirado pelo trabalho do fisiologista Josef Breuer, ele abandonou posteriormente a terapia por hipnose. Desse modo, Freud passou a utilizar a técnica da livre associação.

Conclui-se que Freud utilizou-se de um grande empenho para encontrar a cura dos desajustes mentais por meio da Psicanálise.

Desse modo, ele utilizou a “arte da cura pela fala”, algo que o fez descobrir “lugares” em que poucos conseguem chegar.

A mente humana o fez despertar para uma infinidade  de possibilidades no que diz respeito às emoções e às imagens que o conectam a desejos.

Esses desejos humanos podem estar reprimidos, esquecidos ou até mesmo perdidos em nossa psique ou no inconsciente. Sendo assim, todo esse arcabouço de experiências permitiu que Freud pudesse desenvolver e aprimorar sua técnica psicanalítica.

Saiba mais sobre Psicanálise Clínica!

Você gostaria de saber mais sobre Freud e sobre os estudos da psique humana? Então matricule-se no curso de Psicanálise Clínica. Por meio do nosso curso, você poderá compreender melhor como funciona a mente humana e aprimorar os seus conhecimentos acadêmicos.

Essa é uma excelente oportunidade para você melhorar os seus relacionamentos na sua profissão atual. Além disso, você terá a oportunidade de repensar a sua carreira e, quem sabe, começar a trabalhar como um Psicanalista Clínico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 5 =