Significado da Psicanálise Hoje

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

Qual o significado de Psicanálise hoje? O conceito é comumente usado em várias áreas do conhecimento. A Psicanálise pode ser entendida como um método terapêutico e um método de interpretação do humano e da cultura (das relações humanas). Esse método foi criado por pelo médico Sigmund Freud (1856-1939), um neurologista europeu.

Mas, teríamos qual significado de Psicanálise hoje? Ainda é uma área do saber de aplicação atual? Teria sobrevivido à pós-modernidade?

O termo, advindo dos termos análise, análise psíquica, análise psicológica e análise hipnótica foi usado pela primeira vez em 1894. Ele estava presente em alguns dos textos de Freud.  Inclusive, o termo foi publicado num artigo sobre etiologia, em francês “psycho-analyse” e em alemão “psychoanalyse”, conforme posteriormente traduzido.

A psicanálise hoje ainda é usada e muito difundida, bem como a terapia criada por Freud. Num primeiro momento, ela era empregada em casos de neurose e de psicose. Ela é usada amplamente para tratamentos psicológicos de diversas áreas. Os psicanalistas estão em diversos ambientes de trabalho e auxiliam na compreensão do ser humano, de modo geral.

O método psicanalítico, seu significado pode ser entendido como embasado, essencialmente, na interpretação de símbolos (palavras, sonhos, objetos), relacionamentos e auto-imagem, por parte do psicanalista ou analista junto a seu analisando.

O psicanalista realiza a interpretação dos conteúdos inconscientes das palavras, ações e produções imaginárias do seu paciente.

A Psicanálise hoje e ontem

Desde seus primórdios e de acordo com a teoria de Freud, a psicanálise se divide em três níveis. Os quais podem ser distinguidos como: os dois primeiros são parte do método psicanalítico. E o terceiro nível é o conjunto das teorias que envolvem a psicanálise hoje tida como uma ciência. Inclusive como ciência à parte da psicologia e além da medicina ou da fisiologia em seu estudo da mente humana.

Desses níveis, o primeiro nível é embasado em um método de investigação que consiste em buscar o significado inconsciente das palavras do paciente. Por isso da análise, ou do famoso divã do psicanalista, quando o paciente se expõe e o analista procura deixá-lo à vontade.

O segundo nível é obtido a partir do primeiro e é um método baseado na investigação e no que foi especificado pela interpretação primária. É nesse nível que está a psicanálise como tratamento psicanalítico.

O terceiro nível é o próprio conjunto de teorias psicanalíticas e teorias psicopatológicas. Parte-se desse conjunto para que sejam sistematizados os dados colhidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento.

Esses três níveis e termos ainda são usados na psicanálise hoje. Que é uma ciência muito difundida, mas que teve muitos problemas de aceitação quando de sua origem. E muito por ter sido inovadora em muitos aspectos.

Com a difusão da psicanálise e dos métodos pelos quais ela foi sendo conhecida, o termo passou a ser mais usado. E também mais difundido e, por conta disso, ampliado. Isto é, na psicanálise hoje, diversos autores acabam usando termos relacionados a essa ciência a alguns trabalhos que não são exatamente da psicanálise, propriamente dita. Ou seja, de acordo com as teorias de Freud.

A Psicanálise e seu surgimento   

A psicanálise teve pouco reconhecimento em seu primeiro período, até 1902. Nessa época, Freud trabalhou sozinho e eram poucos os que se interessavam pelo assunto. No ano 1900 Freud realizou uma palestra na universidade de Viena. Nesta palestra apenas três pessoas estavam presentes, isto é, o assunto ainda não despertava interesse do público.

Entretanto, Freud, com o passar dos anos, passou a ter seguidores, os quais passaram a trabalhar com Freud na divulgação da psicanálise.

Entre os anos de 1902 e 1910, a psicanálise ampliou os seus espaços de divulgação e debate. Passando a estar presente em outros contextos e também nos meios acadêmicos.

Em 1908, ocorreu o primeiro Congresso Internacional de Psicanálise, na cidade de Salzburg na Áustria. No ano de 1909 o Jornal Internacional de Psicanálise foi fundado, o que deu amplitude à divulgação de textos e artigos da área.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Em 1910, Sigmund Freud propôs a criação da Associação Internacional de Psicanálise. Contudo, na época sua proposta não foi aceita pela brigada vienense, que foi contra a fundação dessa fundação.

    Com os anos, entretanto, Freud agregou muitos seguidores e a psicanálise ficou mais e mais conhecida. Nomes como Jung, Lacan, Melanie Klein e sua própria filha Anna Freud deram amplitude à psicanálise hoje conhecida mundialmente.

    A psicanálise hoje: Freud e a sociedade atual

    A psicanálise hoje é muito conhecida e respeitada em várias áreas, pois auxilia na compreensão do ser humano. Por consequência, ela auxilia na compreensão da sociedade atual.

    Freud fez vários estudos, pautados na psicanálise hoje, que ajudam a entender a vida em sociedade. Para ele, na vida em sociedade não há a possibilidade de se ter avanço sem perdas. Em seus estudos sobre o inconsciente e os desejos mais recônditos da mente humana, Freud afirma que a sociedade é inimiga da satisfação desses desejos ou instintos.

    Isto é, para viver em sociedade, o homem precisa abdicar de sua natureza individual. Freud explica isso com o ego, o super-ego e o id, partes de nossa mente que vivem em constante combate.

    Leia Também:  Psicanálise Contemporânea: prática psicanalítica atual

    Na psicanálise, hoje e ontem, vemos que homem não mudou muito. Pois ele ainda tem de deixar um pouco de ser si mesmo, para viver em sociedade. Aceitando, assim, as imposições das éticas, morais e religiões da sociedade ou comunidade em que vive. É como se, para viver em sociedade, o homem tivesse de sacrificar alguns de seus instintos. Sendo que muitos deles estando ligados à sua sexualidade.

    Assim vemos que a psicanálise hoje ainda é muito importante. Junto da obra de Freud e seus sucessores, ela pode ser identificada como uma ciência que auxilia a compreender a mente humana. Assim, Freud e a psicanálise contribuem para compreendermos mais sobre o homem e a sociedade atual.

    Por isso a psicanálise hoje está em várias áreas e ambientes de trabalho, nos consultórios, fábricas, empresas, escritórios, nas artes, etc.

    One thought on “Significado da Psicanálise Hoje

    1. Bom dia
      Ao Abrir os artigos irei reservar um tempo para estudar o assunto e procurar absorver o melhor.
      Agradeço.
      Att. Nelson Tavares (aluno)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *