sintomas físicos se originam na mente

Sintomas físicos se originam na mente segundo Freud?

Posted on Posted in Comportamento

Você sabia que os sintomas físicos se originam na mente? Um olho tremendo aqui, uma dor cabeça ali, uma dor no estômago lá…por aí vai. O corpo alertando que algo não está em harmonia. Vai ao médico, chegando lá, exames bons, mas, pode ser isso aqui… remédios… passa 3 meses, novamente os sintomas físicos aparecem. Mas, o que eu tenho? Novamente remédios?

Os sintomas físicos se originam na mente

A batalha é na mente E, tudo se repete, até o dia que realmente os exames mostram ter um diagnóstico mais sério, e o caminho será, remédios para vida toda. Sentenciados a viver para maquiar os sintomas físicos, mas, peraí, minhas emoções não estão bem, nem minha mente. Adoeço mais e mais …. A ponto de viver com medo, pânico, fobias, isolamento. Esse foi um resumo do que já passei na minha vida, e acredito que muita gente também, desconhecendo a causa dos problemas, vivendo só tapando o sol com a peneira, mas, sem a causa definida do que se sente.

Estudando psicanálise e Freud tive clareza do que realmente acontece. Não somos só corpo, existe uma alma, existe um inconsciente, existe experiências, momentos bons e ruins, existe uma história. E, essa história vem à tona em algum momento da vida, de diversas formas, muitas nos faz adoecer. Somos um ser cheio de emoções, sentimentos, sonhos, desejos. O inconsciente guarda nossos desejos mais ocultos, nossos sofrimentos, nossos traumas, e, a maioria de nós desconhece essa existência.

Reprimidos em nosso inconsciente temos comportamentos que não entendemos, sentimos medo, ausência, angústias, e, dor física, que é quando nosso corpo começa a falar. Escutei de uma psicóloga essa frase, não sei o autor. ‘Quando a boca cala, o corpo fala’. Quão profundo. Quando nos calamos, quando não nos expressamos, quando a raiva é contida, os sentimentos gritam, mas, muitas vezes nem sabemos porque o temos.

O corpo fala, os sintomas físicos se originam na mente

O corpo fala o que as emoções sentem, elas doem. Nossa mente é um campo de batalha, e Freud conheceu muito bem esse campo, trouxe revelações para vencermos essa batalha. Entendendo, que existem sentimentos reprimidos, desejos, medos guardados, precisamos acessa-los para conseguirmos conviver com alguns e se libertar de outros, somente assim a cura é alcançada.

A auto analise de mim, fará desbravar esse território cheio de traumas, fobias, incertezas, ansiedade. Por que fico triste e alegre de repente? Você já se perguntou? Por que quando fico com a luz apagada me dá fobia? Por que tenho medo de dirigir a noite? Por que me aperta o peito no fim da tarde? Algumas perguntas que sei que você se faz. Que nós fazemos. E, depois, vem para o físico, que é assim: Por que sinto dor de cabeça todo dia? Por que sinto dores abdominais quando estou ansioso? Por que sinto bolo na garganta? Por que sinto dor no estômago?

São muitas queixas, mas, tenho certeza que você já sentiu ou sente, teve ou tem algum desses sintomas!! Mais de 100 anos Freud descobriu a causa e o tratamento para essas queixas. Descobriu que o ser humano não deve ser descartado, que há algo além das palavras, das ações, dos sonhos. As camadas do mais profundas dos sentimentos estão guardadas no inconsciente, bem trancadas, onde o acesso é restrito, por isso, é tão difícil identificar.

Leia Também:  Consumo e Consumismo: definições e diferenças

O conhecimento do inconsciente

Somente com uma análise podemos chegar ao conhecimento do que existe no inconsciente. E, assim obter respostas para tantas dúvidas, para sentimentos, para dores, para angústias, para sabermos lidar com elas de forma saudável. A cura pode ser alcançada quando compreendemos a causa. Segundo Freud: “Chamamos de psicanálise ao trabalho pelo qual levamos à consciência do doente o psíquico recalcado nele.”

Existe uma psique, não somente um corpo, existe algo além da alma, além dos sintomas, além dos desejos. Freud explica que as origens dos sintomas possuem referências nos conflitos de ordem sexual, vivenciadas na infância, experiências traumáticas. Nas fases do desenvolvimento psicossexual que são: Fase oral; fase anal; fase fálica; período de latência e fase genital.

Esse conflito deve ser resolvido antes que o indivíduo possa avançar com êxito para o próximo estágio. Essas fases deverão seguir bem definidas, senão, na fase adulta trarão suas consequências. Freud também descobriu que os sonhos revelam o que estão no inconsciente. Medos, perturbações, traumas, desejos. Repletos de informações, nossos sonhos são. O sonho entra em contato com o inconsciente. Ao interpreta lós conseguimos entender o que existe no inconsciente. Os sonhos sempre vão falar a respeito de nós.

Conclusão

Dentro dos sonhos haverão representações, mas, sempre seremos o protagonista, mesmo que através de uma outra figura simbólica, mas, sempre falará a nosso respeito. Por fim, temos todas as ferramentas que precisamos para a descoberta do eu.

Um auto analise profunda de quem somos, do porque de cada sentimento, de cada sintoma. A descoberta nos dá visão, e paramos de nos enganar e de sermos enganados . Está pronto para esse autoconhecimento? Vamos mergulhar nesse campo de batalha da psique?!

O presente artigo foi escrito por Thaís knupp([email protected]). Tem 32 anos e é casada ! Está nessa jornada da psicanálise para se ajudar e ajudar o próximo!

4 thoughts on “Sintomas físicos se originam na mente segundo Freud?

  1. Realmente o crânio é “negligenciado”! Ouvimos falar em morte cerebral, mas vizinho ao cérebro temos o cerebelo e o bulbo (que é uma espécie de disjuntor do organismo: não existe vomito que não tenha sido comando pelo bulbo, que coordena funções orgânicas)! Já a mente humana é poderosíssima para controle da dor: “a dor é inevitável mas o sofrimento é opcional”! Como me disse o perito médico há uns 9 anos: desacelera. Meu corpo já havia somatizado quase 30 anos, de trabalho intenso, muitas vezes sozinho e “chefe de mim mesmo”!

    1. Verdade !!! A gente vai somatizando, chega uma hora que não dá , o corpo explode!! Desacelerar é preciso !
      As emoções falam, os sentimentos..
      A boca cala, o corpo fala !!!!

  2. Muito bom artigo! Infelizmente muitas pessoas em vez de falar, guarda para si, sentimentos ruins, que se transformam em doenças físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.