Filme Somente Minha

Filme Somente Minha: sobre relações obsessivas

Posted on Posted in Conceitos e Significados

O Filme Somente Minha (Only Mine) é um filme que estreou nos cinemas em 2019, recém chegado ao catálogo da Netflix . O longa mistura drama e suspense. A trama é inspirada na história real de Laura Kucera. Jovem sequestrada e quase morta pelo ex-namorado nos anos 90.

Filme Somente Minha

No longa, Laura é interpretada pela atriz Amber Midthunder e tem seu nome trocado para Julie Dillon. No filme, ela é uma jovem como outra qualquer da sua idade, cheia de sonhos e planos.

Julie mora na cidade de Coldwater Hills, localizada no Estado de Michigan, nos Estados Unidos. Ela trabalha como garçonete em um restaurante e mora com a mãe.

A vida da personagem começa a mudar assim que ela conhece o policial David Barragan, interpretado pelo ator Brett Zimmerman. David é filho de um ex-policial já falecido e que também trabalhou em Coldwater..

Controle e ciúme no Filme Somente Minha

Na trama, David é o tipo de homem , que, a primeira vista, causa uma boa impressão : bonito, simpático e falante. Julie sente-se atraída por ele. Os dois marcam um encontro e iniciam um romance. Daí pra frente , a vida de Julie vira de cabeça pra baixo. O que parecia ser um simples namorico, aos poucos, torna-se um pesadelo para a jovem.

Aquela aparência de bom moço, se modifica ao longo da trama . David se mostra um homem ciumento e controlador. Ele passa a controlar os passos de Julie. Quer saber com quem ela esteve. Onde esteve e o que fez durante o dia. Fica furioso quando ela não atende o celular e vai até a casa dela para interrogá-la.

A esta altura, Julie percebe que existe algo de errado com David. Depois de, sutilmente, ser ameaçada com um ancinho, Julie resolve se afastar do namorado pegajoso. Coisa que não será tão fácil. A paixão de David se transforma em obsessão e ele passa a perseguir Julie, num jogo de gato e rato.

Abusador

Como em todo relacionamento abusivo, o abusador quase nunca aceita o fim de uma relação sem gerar danos ou perseguições para a vítima. Ele torna-se invasivo, inconveniente e ameaçador. Aparece nos lugares mais inusitados onde se encontra a vítima. À medida que Julie recusa seus afagos, ele se torna mais agressivo e obsessivo.

Uma das características principais do abusador é o jogo da manipulação. Passa a se fazer de vítima e alterna momentos de agressividade com ternura. Ou seja, maltrata a vítima e depois pede desculpas. No filme, sem conseguir convencer a namorada de suas boas intenções, David passa a difamá-la na pequena cidade.

De algoz , ele torna-se a vítima da situação. Os moradores passam a duvidar das intenções obsessivas de David e acreditam que Julie é a mentirosa da história.

Agressões emocionais no filme Somente Minha

Nem todo abusador parte para a agressão física. Alguns conseguem minar a vítima através de um jogo psicológico para continuar exercendo o controle da relação. São as agressões emocionais não visíveis. Porém, que atordoam a vítima e machucam a alma num jogo perverso e cruel.

Em muitos casos, levando a loucura. Os abusadores costumam desqualificar a vítima. Fazendo ela confundir a sua percepção. No início, essas desqualificações chegam através de críticas : “ Tô falando para o seu bem”, “ se você continuar se comportando assim, melhor a gente se separar”, “ você tá louca, não olhei pra mulher nenhuma.

Leia Também:  Símbolo do Autismo: qual é e o que significa

“ E assim, a mulher passa a duvidar de si mesma e acredita que, em algum momento da relação, falhou para merecer tantas reprimendas amorosas.

Dependência emocional

No filme Only Mine, Julie não é uma dependente emocional. Pelo contrário, logo no início da relação, ela percebe que há alguma coisa errada com o namorado. Julie se mostra disposta a romper com o relacionamento destrutivo. Tenta terminar o namoro logo que ele passa a exercer o controle. E é aí que David se revolta. Ela quase paga com a vida.

Mas consegue se livrar da relação e do seu ex-namorado obsessivo. Mulheres dependentes emocionais podem passar anos dentro de relações abusivas. Perdem suas personalidades. Passam a fazer somente o que o outro deseja. Num jogo enlouquecedor. Por exemplo, se gostavam de usar vestidos e o parceiro começa a reclamar das roupas, elas mudam seus estilos para agradar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Quanto mais tentam agradar, mais passam a sofrer maus-tratos, perdendo o amor-próprio. A dependência emocional torna mulheres de qualquer classe social vítimas de abusadores. Simplesmente não conseguem se livrar das relações que as deixam infelizes. É quando o amor adoece e o abusador aproveita para destruir a mulher.

    Psicologicamente ou fisicamente sobre o Filme Somente Minha

    Como se livrar de uma relação abusiva ? Na verdade não existe fórmula. É preciso contar com o poder de discernimento de cada mulher. É preciso ficar atenta aos sinais no início dos relacionamentos. As agressões podem começar de forma sútil. Com o pedido para tirar o batom.

    Aumentar a saia. Falar mais baixo. Com o passar do tempo, as agressões aumentam, podendo passar de abusos psicológicos para agressões físicas ou até feminicídio. A ajuda de um profissional de saúde mental também funciona para uma mulher discernir se está vivendo uma relação tóxica.

    Quanto mais cedo se livrar dos danos psicológicos instalados na psique, melhor. Relações amorosas devem ser saudáveis. O amor que faz sofrer não é amor. É tormento.

    O presente artigo foi escrito por Celamar Maione ([email protected]). Jornalista. Pós-Graduada em Direitos Humanos e Psicologia Forense. Autora de dois livros. Estudante de Psicanálise pelo IBPC.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *