sonhar preparando casamento

Sonhar com preparativos de casamento

Posted on Posted in sonhos

Sonhos para algumas pessoas não passam de pensamentos aleatórios durante o sono, mas Freud dizia que são mais do que isso. Sonhar com preparativos de casamento não se refere apenas a esse desejo.

Já o psiquiatra Jung dizia que sonhos são sinais de nosso subconsciente, visando uma mudança de atitude. Se você tem sonhado com isso constantemente e não entende o real motivo, ao longo desse post vamos abordar as possíveis causas e significado desses sonhos recorrentes.

Definindo os sonhos

Pra entender o significado, primeiramente temos que entender do que se tratam os sonhos, de um ponto de vista especializado. De onde partem e o porque nós sonhamos.

De um ponto de vista técnico, sonhos se tratam de um processo natural, que partem da relação do nosso subconsciente com o mundo exterior.

No final do século XIX e início do século XX o sonho passou a ser objeto de estudo do psicanalista austríaco Sigmund Freud. Desde então, vários outros pesquisadores passaram a ter o sonho como objeto de estudo.

O estudo dos sonhos

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung dedicou parte de sua vida ao estudo dos sonhos.

“Os sonhos fornecem informações extremamente interessantes a quem se empenhar em compreender o seu simbolismo. O resultado pouco tem a ver com preocupações mundanas como comprar e vender.” escreveu Jung

Ele ainda complementa:

“O sentido da vida não é explicado pelos negócios que se fez, assim como os desejos profundos do coração não são satisfeitos por uma conta bancária”.

Os sonhos segundo Freud

No ano de 1899 Freud publica “A interpretação dos sonhos” resultado de seus anos de pesquisa sobre esse tema. Ele dizia que os sonhos eram basicamente o meio mais fácil de termos acesso ao nosso subconsciente.

Os sonhos estão ligados diretamente aos nossos desejos mais ocultos e também a nossas memórias, traumas profundos e desejos. Esses sonhos então seriam uma forma de expressar essa vontade reprimida.

Ele dizia que todos os sonhos têm ligação direta com desejos primitivos reprimidos, que poderiam ser moralmente criticados, portanto ficam guardados em nosso subconsciente.

A interpretação dos sonhos

Em sua obra Freud faz uma longa análise sobre os sonhos e nossos desejos subconscientes. Segundo o psicanalista, “O sonho é a satisfação de que o desejo se realize.”

“Os sonhos são atos psíquicos tão importantes quanto quaisquer outros; sua força propulsora é, na totalidade dos casos, um desejo que busca realizar-se.”

“Muitas vezes, e aparentemente na maioria dos sonhos, pode-se observar que eles de fato nos levam de volta à vida comum, em vez de libertar-nos dela.”

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    A ciência dos sonhos

    No prefácio de seu livro, Freud deixa claro a importância da interpretação dos sonhos e como se deu seu trabalho científico.

    “Nas páginas seguintes, demonstrarei que existe uma técnica psicológica pela qual os sonhos podem ser interpretados […]”

    Por fim, Freud aborda, nessa obra, que os processos geradores dessa estranheza e obscuridade do sonho, contam com forças psíquicas. Elas atuam em conjunto ou, às vezes, em oposição para produzirem esse momento.

    Leia Também:  O que significa sonhar com dentadura?

    A interpretação dos sonhos segundo Jung

    Ao contrário de Freud, Jung não acreditava que os sonhos representassem desejos inconscientes. Segundo ele os sonhos tem a função mais didática de alertar e mandar sinais ao indivíduo.

    Para Jung o sonho se refere a necessidade de mudança. Em nosso inconsciente existe uma consciência superior e, quando há necessidade de mudar, ele manda uma mensagem através dos sonhos.

    “A função geral dos sonhos é tentar reestabelecer a nossa balança psicológica, produzindo um material onírico que reconstitui, de maneira sutil, o equilíbrio psíquico total.” Carl Gustav Jung

    Sonhar com preparativos de casamento

    Sonhar com preparativos de casamento constantemente, pode significar que esse seja um desejo inconsciente, uma vontade reprimida. E seu subconsciente esteja te mandado uma mensagem.

    Em outras interpretações, ter esses sonhos constantes pode ter outros significados. Mas, para isso, precisamos entender o contexto desses sonhos.

    Se você costuma sonhar com preparativos de casamento de um amigo, ele tem um significado. Que será diferente se o sonho for sobre os preparativos do seu casamento, ou os preparativos de um desconhecido.

    Organizando o próprio casamento

    Sonhar com os preparativos de seu casamento é um bom sinal. Significa que você é uma pessoa organizada, centrada, que toma as decisões de forma consciente e está indo pelo caminho certo.

    Organizar um casamento demanda tempo, cuidado e paciência. Sendo necessário um trabalho meticuloso para que tudo ocorra da melhor forma possível.

    Isso pode ser um sinal do seu inconsciente, te dizendo pra ter calma e cuidado. Pois, seus objetivos serão alcançados, mas para isso é necessário ter um pouco de paciência.

    Sonhar com preparativos do casamento de um conhecido

    Se você tem sonhado constantemente com os preparativos do casamento de um conhecido, isso é um sinal relacionado a essa pessoa de seu convívio.

    Seu subconsciente talvez esteja te dizendo que esse conhecido está indo no caminho certo. E você precisa fazer o mesmo, aprender com ele e tomar as decisões certas.

    Indo além:  sonhando com noivado

    Também há essa outra possibilidade, sonhar que está noivando, e pode significar o desejo de tal compromisso, principalmente se você estiver em um relacionamento estável.

    Outra interpretação para esse sonho pode estar ligada a ansiedade e a busca pela estabilidade emocional e afetiva. Caso esses sonhos sejam recorrentes, é importante analisar como se encontra sua vida no âmbito emocional.

    Sonhando com noivado… de outra pessoa

    Ademais, sonhar com o noivado de outra pessoa pode não ter um significado muito positivo. Acredita-se que esse tipo de sonho seja uma espécie de presságio para uma possível decepção, principalmente em sua vida afetiva.

    Isso, independentemente da sua crença, seja na teoria de Freud, de Jung, ou na convicção de que sonhos sejam presságios.

    Enfim, é importante encará-los de forma positiva, para que a mudança e a transformação de sua vida seja sempre positiva.

    A importância de entender um sonho

    Entender os sinais de um sonho é uma maneira de compreender como é o seu subconsciente e tentar decifrar as mensagens que ele te envia.

    Como o próprio Freud afirmava: “A interpretação dos sonhos é o caminho real para o conhecimento das atividades inconscientes da mente.”

    Ele ainda complementa: “Muitas vezes, e aparentemente na maioria dos sonhos, pode-se observar que eles de fato nos levam de volta à vida comum, em vez de libertar-nos dela.”

    A influência de sua personalidade nos sonhos

    Segundo Freud “O conteúdo de um sonho é, invariavelmente, mais ou menos determinado pela personalidade individual daquele que sonha.

    Leia Também:  Sonhar com terra, poeira e deslizamento de terra

    Seja por sua idade, sexo, classe, padrão de educação e estilo de vida habitual, e pelos fatos e experiências de toda a sua vida pregressa.

    Os sonhos não consistem unicamente em ilusões. Quando, por exemplo, num sonho alguém tem medo de ladrões, os ladrões, é verdade, são imaginários — mas o medo é real.”

    Se esse texto te interessou, você também irá gostar de nosso curso de Psicanálise 100% online.

    Acessando o nosso curso, você poderá entender um pouco mais sobre o significado de alguns sinais de seu subconsciente como sonhar com preparativos de casamento entre outros.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *