terapia reichiana

O que é Terapia Reichiana? Princípios e funcionamento

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Muitos teóricos acreditam na ideia de que a humanidade carrega um campo energético que interfere em sua saúde. Esse é o caso do trabalho realizado com a terapia reichiana, tratamento criado por Wilhelm Reich. Então, vamos entender melhor o que ela é e como atua em um tratamento.

O que é terapia reichiana?

Antes de mais nada é preciso saber o que é terapia reichiana. Trata-se de uma terapia que trabalha os fatores energéticos e orgânicos do corpo humano. De acordo com a premissa dela, o corpo humano é formado por vários elementos que juntos o ajudam a alcançar o bem-estar. Dentre eles, as emoções, os pensamentos e a própria estrutura física das pessoas.

A palavra reichiana vem do nome do criador, e lembra a terapia reiki, já que ela também trabalha com energia. Contudo, a terapia neo reichiana é uma construção psicoterapêutica que estuda o comportamento e a história do paciente. Isso serve para buscar seus conflitos inconscientes e trazê-los à tona por meio da palavra.

A pesquisa de Reich indicou que o corpo registra a história de cada indivíduo e através disso é possível resgatar profundidade. Portanto, a técnica de análise do caráter passa a observar a condição do indivíduo de maneira sistêmica. Isso torna tudo mais dinâmico, rápido e profundo, como deve ser.

Como ela funciona?

A terapia reichiana funciona por meio da observação dos exercícios e táticas em sessão. A proposta dela é fazer com que as tensões sejam eliminadas, bem como as dores crônicas. As palavras são necessárias para que os pacientes consigam dissolver suas crenças, suas emoções e seus pensamentos destrutivos.

A parte verbal é importante porque ajuda no aprofundamento da queixa do indivíduo. Além disso, ela exibe a sua história. Na parte física, movimentos sutis são indicados ao paciente para que se ache pontos de pressão. Esses pontos são chamados de couraças. Dessa forma, a energia pode voltar a fluir e restabelecer a saúde mental e física.

De um modo geral, podemos afirmar que se trata de uma psicoterapia profunda e rápida. Isso torna viável utilizar esse recurso como forma de prevenção ou mesmo de tratamento, restabelecendo os seus conjuntos.

Entendimentos e ramificações

A princípio, na terapia corporal reichiana, a manipulação direta das couraças se mostra a chave para trabalhar os problemas de saúde. Reich indicava o alcance de memórias presas nessas tensões e essa ação conseguia libertá-las. Com isso, a energia presa nesses locais volta a circular. Para a terapia corporal reichiana os pontos a serem trabalhados são:

  • ocular;
  • oral;
  • cervical;
  • peitoral;
  • diafragmático;
  • abdominal;
  • e pélvico.

Cada ponto possui uma história em particular por causa de estresses sofridos durante o seu desenvolvimento. Desde a gestação todos nós passamos por fases de crescimento psicoafetivo. E como elas podem ser alvos de interferências é preciso fica atento. Nesta parte, Reich nomeou a manipulação de couraças como Vegetoterapia.

Em seguida, Reich disse que a nossa energia corporal é a mesma do cosmos, mas ela existe em forma e concentração distinta. Nomeada como energia orgone, ela constitui um novo trabalho terapêutico, a Organoterapia. Por fim, na nova ciência criada, a Orgonomia, a proposta é unir em um único ponto as questões existenciais do paciente.

Leia Também:  Três Dinâmicas de Grupo sobre a importância da família

Técnicas

O trabalho com a terapia reichiana se vale de várias técnicas para que possa alcançar o seu objetivo. De um modo geral, essa versatilidade ajuda a dinamizar o trabalho realizado na sessão. Dentre as mais utilizadas, se destacam:

Massagem reichiana

A proposta aqui é ajudar no estímulo aos campos energéticos do paciente e acabar com suas tensões nos músculos. Os toques ajudam a reorganizar os fluxos energéticos em cada um. Por meio da massagem se consegue aliviar as couraças que prendem o corpo humano.

Exercícios respiratórios

Bem como, através da respiração o paciente consegue tocar o seu interior. Assim ele se depara com emoções reprimidas. Esse momento ajuda a acabar com qualquer bloqueio que o siga, e permite a entrada às suas ações internas.

Foto-estimulação

Aos pacientes que não são sensíveis à luz, a foto-estimulação costuma ser bastante eficaz no trabalho. Isso porque ela atua direto em áreas específicas na parte cerebral que ajuda no resgate de lembranças ligadas ao lado emocional.

Quando recorrer ao procedimento?

É importante lembrar que a terapia reichiana atua de forma sistêmica no corpo do indivíduo. Claro, qualquer procedimento tem as suas limitações e é justamente por isso que ele é recomendado em apenas alguns casos. Porém, isso não parece ser um problema ao trabalho desenvolvido por Reich.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    O trabalho construído por ele age ao mesmo tempo na parte energética e na parte orgânica da pessoa. Relembrando o que foi dito linhas acima, o corpo, os pensamentos e as emoções são as partes que constituem um conjunto completo. No momento em que se unem, eles conseguem melhorar a saúde, encontrar o bem-estar e propor o equilíbrio.

    Através das intervenções energéticas e corporais, o tratamento se mostra mais propenso a dar certo. Assim, independente da situação que você vive, esse trabalho terapêutico vai te ajudar a sanar o problema. Por exemplo, muitos pacientes usam como auxílio para:

    • doenças físicas;
    • transtornos mentais;
    • estados emocionais abalados;
    • e problemas no lar.

    O estoque de experiências

    O instinto se mostra como um bom exemplo para a preservação de momentos de tensão em nossas vidas. Através de uma sensação de ameaça, o cérebro indica ao corpo por meio de sinais para que a pessoa fuja disso. Isso altera a circulação sanguínea, os batimentos cardíacos e cria a sensação de preocupação e até terror.

    Acontece que, ao viver essa experiência, o corpo faz um registro de cada sensação negativa vivida. No momento em que isso ocorre, ficamos mais propensos a cometer erros. Isso porque a capacidade de lidar com algumas situações se perde. Alinhando a isso, a energia negativa se acumula, gerando dores e até doenças.

    É importante lembrar que o corpo registra as experiências e os sentimentos que naquele momento não sabíamos como lidar. De forma comum, o trabalho da terapia acaba chegando até a infância do indivíduo, período de formação de consciência.

    Benefícios

    Com o uso da terapia corporal emocional neo reichiana, as pessoas se mostram mais dispostas a se reconstruírem. Isso fica evidente no:

    Renascimento

    Um dos principais objetivos da terapia é trabalhar o renascimento do paciente. No momento em que a energia do paciente é liberada, ele tem permissão a ingressar em uma nova vida. Ainda que tudo fique igual no exterior, a sua parte interna se transforma por completo.

    Libertação de amarras

    A vida não é feita apenas de momentos agradáveis e sempre guardaremos situações infelizes. Todavia, os conflitos passados que faziam mal vão perdendo o peso emocional que carregam. Uma vez que as emoções negativas envolvidas se desfazem, você pode voltar a ser mais feliz.

    Leia Também:  Personalidade forte: comparamos vantagens e desvantagens

    Autoconhecimento

    Assim que se livra desse peso emocional, a pessoa começa a redescobrir a sua personalidade. Nisso, a sua vocação fica mais clara e ele passa a confiar mais em si mesmo graças ao autoconhecimento.

    Considerações finais sobre Terapia Reichiana

    Em suma, o trabalho feito com a terapia reichiana ajuda a resolver os bloqueios que seguiam a pessoa na vida. Graças a esse trabalho terapêutico, sentimentos complexos e muito densos agora podem ser vistos de forma confortável. A insegurança, o medo, a raiva e até a autossabotagem passam a ser lidados melhor, mesmo sozinho.

    A técnica pode ser viável para as pessoas que sofrem com algum tipo de adversidade. Pode ser ansiedade, depressão, dores, fobias, problemas com hipertensão… Muitos problemas perderão o poder de segurar você.

    Outra maneira de alcançar o seu potencial é com as aulas do nosso curso 100% online de Psicanálise. Ele foi feito para que você pudesse alcançar o seu potencial se valendo de um autoconhecimento bem estruturado. O poder combinado da Psicanálise com a terapia reichiana transformará para sempre a sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *