tipos de transtornos mentais

Tipos de transtornos mentais: Conheça os 6 principais

Posted on Posted in Psicanálise, Transtornos e Doenças

Quando se fala em tipos de transtornos mentais, não pensamos em todas as formas em que podem aparecer. Claro que tudo depende diretamente da composição psíquica do indivíduo e do ambiente onde vive. Vamos conhecer os transtornos mais recorrentes e como são compostos.

Ansiedade

Dentre os tipos de transtornos mentais mais conhecidos, se encontra a famosa ansiedade. A mesma é bastante comum à população e é caracterizada por uma sensação de desconforto continuada sobre o futuro. É como se um mau pressentimento de que algo acontecerá consumisse nossa energia. Mesmo que sem confirmação, tememos o futuro.

A ansiedade pode vir em forma generalizada, em fobias ou mesmo em ataques de pânico. Por causa dos sintomas, a vida comum do indivíduo acaba por entrar em declínio, como o lado pessoal e trabalho. Os sintomas mais comuns incluem:

Falta de ar

Ainda que tudo esteja na mente, o indivíduo não consegue separar a projeção da realidade. A sensação de desespero o leva a crer que o seu corpo está falhando, incluindo os seus pulmões. Dessa forma, ele sente uma falta de ar, bem como a dificuldade em inspirar oxigênio para si.

Palpitação

Muitas pessoas têm a impressão equivocada de que estão sofrendo um ataque cardíaco. Isso porque as palpitações forçam a ideia de que o coração está começando a falhar. Quem costuma sofrer com ataques de pânico acredita vorazmente que está mais próximo da morte a cada episódio. Um acompanhamento mais sensível ajuda a se acalmar.

Sensação de sufocamento

A crise de ansiedade influencia a vítima a pensar que o mundo está se fechando ao redor dela. Com isso, independente do quanto se movimente, sempre terá a impressão de que tudo pode consumi-lo e sufocá-lo. Sem o tratamento psicoterapêutico, os sintomas tendem a piorar gradativamente.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um dos tipos de transtornos mentais mais comuns que existem. É bastante marcada pelos distúrbios de linguagem, percepção, pensamento, vontade e afeto que afetam o relacionamento do indivíduo. Curiosamente, os jovens são as vítimas mais comuns, embora aconteça em qualquer momento da vida.

Dentre os sintomas, podemos notar as alucinações, delírios, mudanças comportamentais, desorganização mental e física e até afetiva. Até o momento, ainda não sabemos a causa exata, mas a genética acaba interferindo nas transmissões cerebrais. Ademais, a esquizofrenia pode ser um transtorno hereditário.

Cabe ressaltar que o paciente merece ter acompanhamento contínuo de um psiquiatra, este que receitará seus medicamentos para aliviar os sintomas. A psicoterapia aqui também serve à família, ajudando a orientá-la para apoiarem a construir um tratamento mais eficaz.

Depressão

Dentre os tipos de transtornos mentais mais famosos, se encontra a depressão, causa de milhares de idas aos consultórios. A doença é influenciada por diversos fatores e tem o poder de incapacitar suas vítimas física e mentalmente. Isso porque a apatia pela vida impede que o paciente se mobilize às coisas mais simples, incluindo seu prazer pessoal.

Ainda que pareça uma tristeza prolongada, é necessário ficar atento a outros sinais que indicam a evolução do problema. Isso inclui insônia, irritabilidade, alterações no peso, concentração e a falta de energia. Como não possui cura, a ida regular ao psicoterapeuta ajuda a minimizar os efeitos dos sintomas com terapia e medicamentos.

Transtornos na alimentação

Um dos tipos de transtornos mentais pode acabar por levar alguém à morte se não tratado. A anorexia nervosa, por exemplo, estimula o indivíduo a recusar a alimentação voluntariamente. Por causa da distorção de imagem que este encontra no espelho, o mesmo fará de tudo para que perca peso rapidamente. Isso inclui:

Vômitos

É bastante comum que o anoréxico se ausente da mesa para vomitar logo após comer. Ainda que tenha fome, o mesmo manterá um foco para que não engorde, mesmo que precise manter suas funções vitais. Os vômitos serão acionados com tudo o que estiver próximo, incluindo os próprios dedos.

Laxantes

O abuso de remédios para lavar o intestino é bastante comum aos anoréxicos. Caso comam algo de difícil digestão, recorrerão aos laxantes para se livrarem do peso. Com o passar do tempo, aumentarão a dose e a frequência de uso, provocando a desidratação corporal.

Jejum e exercícios

Além de passar fome literalmente, o investimento em exercícios “ajuda” a manter o peso que deseja. Ir à academia em jejum não é recomendável pelos nutricionistas, já que o corpo necessita de subsídios para funcionar. Como este não se alimenta, pode facilmente desmaiar enquanto se exercita.

Transtorno bipolar

Transtorno bipolar é caracterizado por mudanças bruscas no humor de um indivíduo. É como se ele tivesse de conviver com várias personas em si e cada uma fosse responsável por uma faceta distinta. Assim, ele manifesta tristeza, mania, desânimo, impulsividade de forma espontânea e imprevisível.

Somatização

Mesmo que o nome não seja tão familiar, certamente vai lembrá-lo entre os tipos de transtornos mentais. A somatização é um conjunto de queixas físicas em várias partes do corpo sem explicação na medicina convencional. Isso porque as causas se encontram na mente e nas emoções das pessoas, sendo traduzidas em mal-estar físico.

Em geral, nesse grupo é facilmente identificada a ansiedade e a alteração de humor, bem como impulsividade. Em alguns casos, o próprio indivíduo, isto é, o próprio paciente provoca os sintomas, passando a se chamar transtorno factício. Um psiquiatra pode dar auxílio com terapia e medicamentos para aliviar os sintomas.

Comentários finais: tipos de transtornos mentais

A lista dos tipos de transtornos mentais pode ser construída de forma infinita. Isso porque diferentes patologias podem se apresentar de forma variada e com grau diferente. As causas deles derivam diretamente dos estímulos aos quais o indivíduo é exposto. Assim, problemas educacionais, sociais, econômicos e profissionais podem abalar.

Independente de como este se apresente, a ida até um consultório médico é obrigatória e irrevogável. O paciente necessita ser avaliado, diagnosticado corretamente e ter uma receita prescrita. Mesmo que o seu transtorno mental não tenha cura, ele pode sentir os sintomas em menos intensidade. Isso proporcionará mais qualidade de vida.

Você pode ofertar apoio a um indivíduo portador de qualquer um dos tipos de transtornos mentais por meio de nosso curso de Psicanálise 100% online. A psicoterapia age de modo a revelar quais os catalisadores que movimentam as ações humanas. Ao mesmo tempo em que nutre seu autoconhecimento, ajuda os outros a fazerem o mesmo. Assim sendo, não perca a oportunidade de estudar. Faça a sua matrícula!

2 thoughts on “Tipos de transtornos mentais: Conheça os 6 principais

1. Evangelista Damasceno Santos disse:

Ótimo artigo muito esclarecedor a respeito dos transtornos mentais.

2. Faltou o conceito, aceito pela psicanálise!