Você já assistiu Vida de inseto? Pois, essa animação da Pixar é cheia de lições para todos nós. Então, confira nosso artigo para saber mais!

Vida de Inseto (1998): resumo e análise do filme

Posted on Posted in Filmes

Você já assistiu Vida de inseto? Pois saiba que esse é um filme de animação da Pixar. Mas não se engane, todos nós podemos aprender muito com as suas lições. Ou seja, não é só para o público infantil. Por isso, confira nosso artigo para saber mais!

Filme Vida de inseto

Vida de inseto foi lançado em 1998, sendo o segundo filme da Pixar. Assim, Andrew Staton e John Lasseter são os diretores dessa animação. Com diversas tiradas de humor, a trama conta a história de uma colônia de formigas. Ainda mais por trazer personagens icônicos e um tanto peculiares.

Dessa forma, diversas frases e cenas marcam o filme. Então, se você ainda não assistiu ou quer assistir de novo, o filme Vida de inseto está disponível no streaming Disney +.

Resumo Vida de inseto

As formigas têm um árduo trabalho para juntar comida durante o verão. Ainda mais  quando elas também têm que juntar comida para os gafanhotos. Logo, podemos compreender como funciona a cadeia a alimentar. Ou seja, os animais maiores que exploram os menores. Portanto, também aprendemos sobre o sistema dos insetos na natureza.

Em meio a isso tudo, acompanhamos a transição de governo da rainha mãe para a filha mais velha, a Princesa Atta. Então, aflita com as novas responsabilidades de comandar a colônia, Atta também precisa lidar com Flik. Pois, suas ideias mirabolantes colocam toda a colônia em risco.

Então, depois de um acidente após a colheita, Flik vai emboar em busca de guerreiros. Isso porque, segundo ele, essa é única maneira de vencer os gafanhotos. Enquanto isso, as demais formigas continuam trabalhando. Assim, quando Flik volta, acompanhado dos guerreiros, poucos acreditam nele.

Ainda mais porque os tais guerreiros são na verdade artista de circo. Dessa forma, com todos decepcionados, passam a criar um plano para acabar com a opressão dos gafanhotos. Portanto, o filme Vida de inseto é uma história de superação e sobre vencer os medos.

Interpretação Vida de inseto

Nesse sentido, Vida de inseto traz diversas interpretações. Sendo assim, é possível traçar diversos aspesctos psicológicos com esta animação. Por isso, confira as principais lições a seguir!

1. Enfrente seus medos

Por muito tempo, a colônia ficou refém dos abusos dos gafanhotos. Assim, o mesmo acontece conosco, pois ficamos paralisados. Nesse sentido, muitas pessoas preferem viver limitados em vez de enfrentar aquilo que os ameaça. Logo, isso pode ser pessoas ou situações.

Em Vida de inseto, as formigas são menores e mais fracas que os gafanhotos. Mesmo assim, elas entenderam que somente ao vencê-los poderiam viver de forma livre e independente.

2. Desenvolva a sua criatividade

Flik é uma formiga movida à criatividade. Pois, ele vive criando invenções para facilitar o trabalho das formigas. Contudo, suas ideias nem sempre são valorizadas, ainda mais por Flik ser um pouco desastrado. Além disso, por conta da sua personalidade, muitos o consideram “louco”.

Leia Também:  Filme Bacurau (2019): personagens, resumo e interpretação

Dessa forma, o filme mostra como as pessoas criativas são vistas pelos demais. Isso porque muitas vezes não damos a oportunidade de pensar em fazer as coisas de modo diferente. Ademais, é pela criatividade que as formigas conseguem enfrentar os ganfanhotos, já que, de forma física, não teriam condição alguma.

3. Respeite o seu próprio tempo de desenvolvimento

Muitas vezes queremos as coisas para ontem, não é mesmo? Contudo, devemos aprender a respeitar o nosso próprio tempo de desenvolvimento. Assim, é o que acontece com a Princesa Dot, a irmã caçula da Princesa Atta. Como ainda não consegue voar, Dot se sente inferior às demais formigas da sua idade.

Por isso, ela vive frustrada por ainda não ter conseguido superar a si mesma. Ainda mais por sofrer bullying de seus colegas que já voam. Contudo, cada um tem seu tempo de desenvolvimento.

Ademais, Vida de inseto também trata do assunto com o personagem Chucrute, uma lagarta gorda que passa o filme todo dizendo “um dia eu vou ser uma linda borboleta”. Ou seja, mesmo com o seu corpo físico, ele respeita o seu tempo de amadurecimento.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    4. Aprenda a lidar com as suas emoções

    Diante da ameaça constante dos gafanhotos, a Princesa Atta vive estressada e aflita com que algo dê errado. E isso é normal, afinal ela tem uma grande responsabilidade ao assumir o trono da colônia. Contudo, mesmo com a sua mãe ao seu lado, Atta não consegue ficar tranquila.

    Nesse sentido, muitas pesssoas podem se identificar com tal comportamento. Pois, diante das adversidades e problemas vivemos angustiados. Contudo, é preciso lidar com as situações adversas para o nosso próprio bem-estar físico e mental.

    5. Trabalhe em equipe para obter resultados melhores

    Ao trabalhar sozinho, você dificilmente terá condições de vencer seus obstáculos. Por isso, Vida de inseto nos ensina a valorizar o trabalho em equipe. Ou seja, não adianta o Flik querer resolver tudo sozinho. É preciso que todos na colônica se unam para vencer os gafanhotos.

    6. Aprenda a usar a diferença a seu favor

    Mas, além de trabalhar em equipe, é preciso usar as diferenças a seu favor. Dessa forma, em Vida de inseto eles juntam as melhores qualidades e aptidões de todos para o plano. Então, independente do tipo de inseto, cada um tem algo para acrescentar ao time.

    Então, é somente assim que todos podem contribuir para a sobrevivência de todos. Ou seja, os menores: formigas, joaninhas e borboleta para lutar contra um opresssor maior e mais forte.

    7. Valorize a arte

    Com os insetos do circo, podemos compreender sobre a importância da arte e da criatividade. Pois, os artistas dependem da criatividade para criar e atuar em seus números. Ainda, são esses “guerreiros” os principais efeito surpresa para lidar com os gafanhotos.

    Sendo assim, a arte não precisa usar a força, mas tem papel fundamental nas nossas vidas. Pois, é com ela que aprendemos e nos encontramos um oásis em meio ao caos da realidade. E ainda, vencer os nossos próprios “gafanhotos”.

    Considerações finais sobre o filme Vida de inseto

    Neste artigo, nós troxemos um resumo e uma análise do filme Vida de inseto. Assim, esperamos que este conteúdo tenha feito você refletir sobre diferentes aspectos da sua vida. Então, que tal assistir esse filme com a sua família? Pois, temos certeza de que esse programa vai trazer ensinamentos e diversão para todos.

    Leia Também:  Filme Bacurau (2019): personagens, resumo e interpretação

    Desse modo, use também para educar as crianças! Então, depois de assistir à animação, faça uma roda de conversa para debaterem os principais aspectos da trama. Assim, professores e demais educadores têm um ótimo material para dialogar sobre assuntos tão importantes, como o medo.

    Por isso, se gostou de saber um pouco mais sobre Vida de inseto, que tal conhecer nosso curso online de Psicanálise? Assim, você aprenderá diferentes teorias sobre a mente humana. E ainda, sobre o comportamento das pessoas frente ao medo e adversidades. Então, inscreva-se já!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *