Você sabe como ser criativo? Por isso, neste artigo, nós mostraremos 15 hábitos e técnicas para despertar a sua criatividade. Confira!

Como ser criativo: 15 hábitos e técnicas

Posted on Posted in Comportamento

Você sabe como ser criativo? Pois, num mundo tão inovador está cada vez mais difícil criar, não é mesmo? Contudo, nem tudo está perdido. Por isso, nós mostraremos 15 hábitos e técnicas para despertar a sua criatividade. Confira!

Como ter criatividade?

Muitas pesssoas acreditam que não são criativas. Porém, a principal característica da criatividade é ser original. Para isso, o cérebro precisa de estímulos. Dessa forma, com as nossas dicas você aprenderá a pensar diferente. Logo, a desenvolver a sua mente visando a criatividade.

5 dicas básicas de como ser criativo

1. Observe o mundo à sua volta

Para ser mais criativo, saiba que é preciso observar tudo à sua volta. Assim, você exerga os problemas do dia a dia. Ademais, fica atento às mudanças. Afinal, o mundo está em constante transformação. Logo, você deve aprender a enxergá-lo sob diferentes perspetivas.

2. Veja os problemas do dia a dia como oportunidades

Saiba que não adianta apenas ficar reclamando dos problemas. Então, que tal pensar em soluções para resolvê-los? Desse modo, sua mente cria diferentes oportunidades!

3. Como ser criativo: mude seus hábitos

Segundo Einstein, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Portanto, mude já os seus hábitos. Talvez sejam eles que estão te impedindo de ser criativo.

4. Anote as suas ideias

Tenha sempre papel e caneta para anotar as suas ideias. Assim, você não corre o risco de esquecê-las. Desse modo, você trabalhará com elas com mais atenção no futuro.

5. Descanse

Saiba que a mente precisa de descanso. Isso porque recebemos informações o tempo todo. Então, se torna mais difícil criar no meio do caos. Nesse sentido, separe momentos na sua rotina para descansar. Logo, após essas pausas, seu cérebro estará aberto a criatividade.

Outras 10 dicas de como ser criativo

6. Conheça a história de pessoas inspiradoras

Se você quer ter mais criatividade, conheça a história de pessoas que te inspiram. Assim, você também se motiva a conhecer diferentes processos de criação. Dessa maneira, você compreende as ações adotadas. Por isso, procure conhecer pessoas dentro e fora da sua área de atuação.

Nesse sentido, conheça algumas pessoas inspiradoras:

  • Walt Disney: inovou o cinema com as suas animações. Além disso, criou um universo de fantasia por meio de seus parques;
  • Nelson Mandela: foi um grande líder contra a segregação racial na África do Sul;
  • Steve Jobs: revolucionou o ramo da informática;
  • Oprah Winfrey: uma mulher negra e a maior apresentadora da televisão no mundo;
  • J.K. Rowling: a autora de “Harry Potter”, criando um legado na literatura e no cinema;
  • Candace Nelson: criou a primeira loja de cupcakes, disseminando uma febre ao redor do mundo;
  • Alexandre Costa: fundador da “Cacau Show”, a primeira franquia de chocolates pelo Brasil;
  • Renato Russo: mesmo após a sua morte, suas músicas continuam marcando as gerações.
Leia Também:  O que é xenofobia? Significado e exemplos

7. Como ser criativo: estude

Contudo, não espere que as coisas vão surgir “do nada”. Portanto, você precisa estudar. Ou seja, estude os aspectos da sua área de atuação. Assim, este é o requisito básico para qualquer profissional de sucesso. Desse modo, você está preparado para as novas tendências.

Nesse sentido, a área de estética é um bom exemplo, visto que sempre há inovações. Ademais, os tratamentos se aperfeiçoam a cada dia. Então, quem não se atualiza, fica para trás.

De modo semelhante, as pessoas que desejam ser escritoras também precisam estudar. Ou seja, buscar livros sobre técnicas de escrita e seus principais elementos. Isso porque, muitas pessoas pulam as etapas principais e saem frustradas.

8. Escute outras pessoas

Para saber se a sua ideia é viável, o ideal é conversar com outras pessoas. Entretanto, busque pessoas críticas. Assim, você terá um feedback sincero sobre as suas ideias. Ademais, você saberá quais pontos precisam de melhoria. Contudo, saiba ouvir os pontos negativos!

9. Forme uma rede de apoio

Voltando à área da escrita, esse hábito é muito utilizado. Assim, muitos escritores se unem com outros para escrever. Então, eles leem os trabalhos e discutem entre si. Portanto, esse trabalho coletivo resulta em trocas ricas para todos. Nesse sentido, que tal se juntar com seus colegas para criar?

10. Use a internet a seu favor

Nos últimos anos a internet tem sido a principal fonte de pesquisa. Logo, a tendência é que ela se torne indispensável. Por isso, use a internet a seu favor:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • pesquise sobre as principais notícias e tendências de mercado;
    • acesse dados e pesquisas;
    • siga as pessoas que te inspiram nas redes sociais;
    • faça networking;
    • consulte preços;
    • faça cotações.

    11. Crie

    Além de só deixar as ideias no papel, coloque-as em prática. Desse modo, você saberá se terá sucesso ou não. Desse modo, um problema pode se tornar uma grande oportunidade. Sendo assim, mostraremos a Reese Whisterspoon como exemplo.

    Essa atriz conquistou vários papéis ao longo de sua carreira, em especial com o filme “Legalmente loira”. Contudo, conforme a idade avançava, Reese encontrava dificuldades para se manter na carreira. Então, ela decidiu lançar a ua própria produtora de filmes.

    Desse modo, os filmes eram baseados em livros escritos por mulheres. Ademais, com protagonistas mais experientes. Assim, Reese e sua produtora lançaram as adaptações de grande sucesso, como “Garota exemplar”. Ademais, a série “Pequenas grandes mentiras” ganhou diversos prêmios.

    12. Como ser criativo: não descarte suas ideias

    Por mais absurdas que suas ideias pareçam, não a descarte-as. Isso porque elas poderão ser utilizadas em algum momento. Para isso, compreenda tudo o que você precisa fazer para executá-las.

    13. Dê tempo ao tempo

    Quando as suas ideias não trazerem o resultado esperado, não desista. Ou seja, avalie o que deu errado. Assim, você saberá como aprimorá-las. Talvez, não tenha sido o momento certo para coloca-las em prática. Por isso, dê tempo ao tempo.

    14. Brinque mais

    Com a correria do dia a dia, mal temos tempo para brincar. Por isso, não leve tudo tão a sério e se divirta. Assim, sua mente alivia a tensão. Ainda, você controla a ansiedade e o estresse. Como resultado, desenvolve o bem-estar e melhora a sua qualidade de vida.

    Leia Também:  Atividades psicomotoras: as 12 principais por faixa etária

    15. Tenha um novo hobby

    Para ser mais criativo, é preciso sair da zona de conforto. Desse modo, fazer um hobby diferente te ajudará a enxergar novas possibilidades. Por isso, você pode fazer aulas de teatro, dança de salão ou até mesmo cozinhar. Sendo assim, seu cérebro terá que aprender novos comandos e você expandirá seus conhecimentos.

    Considerações finais sobre como ser criativo

    Como podemos notar, para ter mais criatividade é preciso agir. Ou seja, mudar as suas atitudes para estimular seu cérebro. Nesse sentido, a criatividade é algo que precisa ser desenvolvido. Por isso, esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado!

    Desse modo, agora que você já sabe como ser criativo, que tal conhecer nosso curso online de Psicanálise? Assim, você conhecerá melhor sobre a mente humana. E ainda, como ela influencia as nossas ações. Por isso, não perca tempo e se inscreva já!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *