o que é agrura

Agrura: o que é, significado e exemplos

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Agrura é a denominação para situações adversas, marcadas por dificuldades e empecilhos. São aquelas situações árduas, com obstáculos a serem enfrentados. Essa palavra, para alguns desconhecida, possui aplicação em diversos aspectos de nossa vida.

Neste artigo, além de trazermos os significados e exemplos em frases, falaremos também como superar as agruras da vida com resiliência e sabedoria, sem afetar nossa saúde, principalmente, mental. Aprender a lidar com as dificuldades pode não ser uma tarefa fácil, exigindo resiliência, sabedoria e coragem. Então, entenda o que significa agrura e como superá-la.

O que é agrura?

Agrura são as situações circunstâncias marcadas por dificuldades e obstáculos que, para serem superados, requer-se esforço e privação. O termo é utilizado para expressar as atribulações da vida que podem causar sofrimento físico e emocional.

Sob o aspecto material, a palavra agrura significa a condição áspera, íngreme, sabor amargo, ácido ou azedo.

Exemplos de agruras

Para entender melhor o significado de agrura, trouxemos alguns exemplos de aplicação prática da palavra:

  • “Mesmo em meio às agruras e as incertezas da vida tenho um olhar que sorri; um sorriso que fala; um falar que abeça e esse coração enorme vestido de gratidão.” de Edna Frigato
  • “Pessoas que utilizam das agruras da vida para ludibriar, são comerciantes de mercadorias falsificadas.”, de Dani Leão
  • “Não deixo as agruras da vida me derrotarem, porque sou mais forte que qualquer acontecimento por mim rejeitado.” de Paola Rhoden
  • “A vida é feita de agruras. E o amor é feito de dor.” Nyll Mergello
  • “As agruras às vezes só acontecem para que a bonança torne-se ainda mais aprazível.”, de Fernando Portela
  • “Permita-se à alegria no ápice de qualquer agrura.”, de Vantulio Gonçalves
  • “Somos todos viajantes pelas agruras do mundo, e o melhor que podemos achar em nossas viagens é um amigo honesto.”, de Robert Louis Stevenson
  • “As tristezas, as agruras, o desalento são ferramentas essenciais para fazer ajustes em nossas vidas.”, de Wanderllei Lingrun di arruba
  • “Nem sempre o coração é irracional, pois não existe melhor caminho que o amor sem agruras da razão.”, de Patrícia Caetano Lima
  • “O serviço militar é obrigatório, e as agruras vividas por jovens recrutas em um quartel militar são familiares à sociedade norte-americana.” Folha de S.Paulo, 03/04/2012
  • “Eles enfrentam agruras iguais às das pessoas, como lidar com altos e baixos no emprego, crises de depressão e problemas de relacionamento com os outros.” Folha de S.Paulo, 04/01/2013

Significado de agrura

Na etimologia da palavra, vem de agro + ura, do latim acrus, que quer dizer azedo, duro, rigoroso. Ainda, significa qualidade do que é áspero, íngreme. No sentido figurado, a palavra amargura possui os seguintes significados:

  • sensação de amargura;
  • desgosto;
  • dissabor;
  • situação muito complicada;
  • circunstância árdua;
  • empecilho;
  • dor física ou emocional;
  • sofrimento.

Como enfrentar as agruras da vida?

Muitos traçam planos para sua vida, como se fosse uma linha reta, cronometrada, ou seja, criamos um mundo ideal em nossa cabeça. Porém, com o passar do tempo vê-se que essa “linha” pode dar algumas voltas, diante de empecilhos e obstáculos. São agruras que acontecem que até nos fazem pensar que são irremediáveis.

Primeiramente, não há nada da vida que não tenha uma solução, mesmo que não seja a solução que você esperava. Acredite que é a melhor para que você “volte à linha reta”, para estabilizar sua vida. Pense que a vida é um grande mistério e, na verdade, nunca sabemos o amanhã, por isso, viva o presente, em sua melhor versão.

Nesse sentido, cabe unicamente a você a transformação da sua vida, e, para tanto, essencial colocar em prática a resiliência. Em suma, resiliência é a capacidade que os seres humanos possuem de amadurecer diante das adversidades, de seguir ainda que as agruras possam parecer difíceis de serem superadas.

Dicas para superar as agruras com resiliência

Aplicar a resiliência na vida prática não é tão difícil quanto parece. Nos adaptarmos às mudanças é uma característica desenvolvidas pelos seres humanos. Ainda mais, conseguimos enfrentarmos as agruras da vida e sairmos ainda mais fortalecidos. Ou seja, a cada obstáculo há uma nova experiência, um novo aprendizado.

Leia Também:  Implícito: significado no dicionário e na psicologia

Embora possa parecer um pouco clichê, é a mais pura verdade: as dificuldades nada mais são que oportunidades para o autoconhecimento e crescimento pessoal. De antemão, saiba que a resiliência pode não lhe ser inata, mas seu cérebro é capaz de desenvolvê-la, é o termo científico chamado de plasticidade cerebral.

Sem dúvidas fechar os olhos para os nossos problemas fará com que eles cresçam, levando-se a um ciclo de autossabotagem e baixa autoestima. Enfrentar as adversidades e seguir desenvolverá seu autoconhecimento e melhorará sua autoestima, tornando-o resiliente. Abaixo relacionamos algumas dicas que poderão lhe ajudar com isso:

Ser adaptável

Pessoas resilientes são flexíveis e conseguem enxergar pontos positivos, ter visões diferentes, ainda que em meio a adversidades, ou seja, mesmo que esteja em uma circunstância de agrura. Dessa forma, conseguir se adaptar a todas as situações é uma das principais características de uma pessoa resiliente.

Aprender com as experiências

Em suma, a resiliência é a habilidade desenvolvida de, em meio as más experiências da vida, tirar uma lição positiva. Nesse sentido, é essencial que: não procure um culpado, ache uma solução; a vida não é injusta, mas sim desafiadora.

Isto é, se vitimizar somente fará com que o problema aumente, e não seja solucionado sozinho só porque você é a “vítima”. Logo, as pessoas resilientes, costumeiramente, se importam em aprender com as experiências negativas para que, se acontecerem novamente, possam ter atitudes diferentes.

Autoconfiança

Autoconfiança e autoestima são a chave para poder lidar com as agruras da vida, pois confiar em si lhe trará coragem, fazendo com que supere melhor e rapidamente as dificuldades que a vida traz. Para tanto, as principais dicas são: enxergue suas qualidades, confie em você, tenha amor-próprio, se respeite e se perdoe e tenha planos em sua vida.

Portanto, a agrura é, simplificadamente, os obstáculos árduos que possivelmente se deparará na vida. Nesse sentido, cabe a você ter sabedoria e resiliência para encarar os problemas e solucioná-los, e, também, aprender com todas as experiências, mesmo as negativas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Contudo, se você chegou até ao final deste artigo, é interessado pelo comportamento humano e sentimentos. Então, lhe convidamos a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, onde aprenderá como funciona a mente, principalmente a inconsciente e como ela repercute atitudes que temos na vida. Com o estudo da psicanálise você terá benefícios como:

    a) aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho;

    b) melhora o relacionamento interpessoal: entender como funciona a mente, poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.