o que significa abundância

O que é Abundância: significado psicológico e linguístico

Posted on Posted in Conceitos e Significados

A resposta para o que é abundância está na perspectiva que você tem sobre a vida, suas crenças e emoções, sob os mais diversos aspectos, não unicamente atrelado riquezas. Nesse sentido, a abundância se refere ao seu sentimento perante tudo de que você tem tudo, é um estado de plenitude com seu eu interior.

Ou seja, o seu olhar é voltado a tudo que você tem, não sobre o que lhe falta. Ser abundante é passar a olhar a si, não ao mundo externo. Desse modo, abundante é aquele que tem em “grande quantidade”, mas não somente em termos financeiros, mas sim de uma forma ampla, sob todos os aspectos da vida.

Significado da palavra abundância no dicionário

Em suma, abundância significa grande proporção ou quantidade; fartura; quantidade exagerada, muito acima do necessário; luxo. Na etimologia da palavra, vem do latim abundantiam, -ae.

O que significa abundância em hebraico?

A Bíblia, em sua maior parte, foi escrita em hebraico, e a palavra abundância foi descrita em diversas partes dessas escrituras, daí a importância de mostrarmos o seu significado sob a visão bíblica.

Assim, o termo “vida abundante” tem origem bíblica, para indicar os ensinos cristãos sobre a plenitude da vida. Conforme ensinamento de Jesus Cristo, no Evangelho segundo João, Capítulo 10, versículo 10, parte b.

Em síntese, na Bíblia, a palavra abundância é usada para se referir a excesso de bençãos. Palavra utilizada nos escritos para demonstrar a generosidade de Deus com os homens, utilizando a palavra sob o aspecto de benefícios materiais e espirituais.

O que significa abundância?

O que é abundância tem relação com emoções, sentimentos, pensamentos, crenças. Nesse sentido, ser abundante, ao contrário do que muitos entendem, não se refere unicamente ao sentido financeiro, vai além.

Desse modo, a abundância se refere a um estado anterior, onde você tem tudo o que almeja em exagero. Isto é, ser abundante envolve diferentes coisas e circunstâncias, como, por exemplo:

  • riqueza;
  • família;
  • amigos;
  • prazeres;
  • felicidade;
  • amor.

Como ser abundante?

Ser abundante envolve manifestar em sua mente que o crescimento, tanto no autodesenvolvimento, quanto financeiro, é ilimitado, e o errado é você se contentar com pouco.

Vamos pensar financeiramente. Note que, no geral, está enraizada na culta crenças limitantes relacionadas ao dinheiro. Como, por exemplo, “dinheiro não traz felicidade”; “dinheiro não compra saúde”; “dinheiro corrompe a pessoa”; “ricos são desonestos”.

Essas crenças limitantes acabam por bloquear o crescimento, fazendo com que as pessoas não consigam mensurar os benefícios do dinheiro em abundância. Como mais acesso à saúde, educação, desfrutar a vida, liberdade, conforto. E aqui vale uma dica: ser rico ou ser pobre lhe dá o mesmo trabalho, então por que não ser rico?

Agora pensemos no aspecto pessoal, harmonia familiar, amor, agradecimento, compaixão, são fatores que lhe trazem felicidade? Desse modo, por qual motivo não devemos os tê-los em abundância? A única consequência será viver plenamente, da maneira que ela deve ser. Portanto, para que iniciar o seu processo de “ser abundante”, veja algumas dicas valiosas:

Elimine as crenças limitantes e entenda o que é abundância

Como dito anteriormente, existem crenças limitantes que criaram raízes em nossas mentes, que acabam por nos impedir de atingir a abundância que merecemos.

É necessário que resinifiquemos nossa ótica em diversos aspectos. Na prática, vemos alguns exemplos:

  • só merecemos receber se dermos algo em troca. Tendemos a recuar quando alguém nos ajuda, sem “sem pedir nada em troca”;
  • apego ao que temos, medo de perder, como perder dinheiro, perder emprego, sem estar aberto ao novo;
  • tendemos a ter bens materiais sem um motivo para satisfação pessoal, por consumismo. Isto é, no geral, apenas para mostrar a sociedade que possui, como um carro novo e roupas caras.

Autoestima

Melhorar a autoestima e entender que você é merecedor, fará com que você entenda o que é a abundância e como ela é fundamental para vida. Porém, para que está com a autoestima baixa pode não ser uma tarefa fácil, mas saiba que é possível. Basta colocar em prática pequenas atitudes em rotina.

Leia Também:  Violência e abuso sexual na infância.

Dentre elas está o autoelogio, não se autoflagele com palavras negativas, se refira a você somente de forma positiva. Também se dê prêmio diante de suas conquistas pessoais, e não estamos falando de bens materiais caros, pode ir a um passeio, comer um doce que gosta.

Agradecimento

Ser grato, a tudo, até os detalhes, isso é tão simples, porém transformador. Dessa forma, enalteça sempre tudo que possui, olhe ao seu redor, o que merece sua gratidão? Isso lhe trará frequência a sua mente, que lhe retribuirá cada vez mais.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Ter propósito

    Esta frase se encaixa aqui perfeitamente: “Quem não sabe o que quer, aceita qualquer coisa”. Se você não tem propósitos, sua mente não saberá quais padrões deverá seguir. Portanto, tenha objetivos claros e definidos e os reproduza mentalmente, seu inconsciente os reproduzirá.

    Com ação e reação você saberá o que é abundância

    Conforme ensinamentos budistas, tudo na vida é ação e reação, pois a vida é regida pela lei da causa e efeito. Em suma, isso significa que se você age de maneira positiva, receberá coisas positivas, vice-versa.

    Portanto, a abundância está em tudo que nos rodeia, dinheiro, família, amor, felicidade, sendo ela essencial para conseguir viver em plenitude. Ressignifique sua vida, nem que seja necessário “reprogramar” a sua mente. Pode não ser uma tarefa fácil, mas exercitando as dicas acima, verá que atingirá a abundância e saberá que tudo valeu a pena.

    Contudo, se você quer aprofundar mais e descobrir todos os segredos da mente, lhe convidamos a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica. Dentre os benefícios, você aprimorará o autoconhecimento, pois a experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho.

    Também, melhorará os seus relacionamentos interpessoais, pois, entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.

    Gostou desse artigo? Esperamos que tenhamos contribuído para o seu desenvolvimento pessoal. Além disso, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais, isso muitos nos incentivará a continuar sempre produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.