o que é aicmofobia

Aicmofobia: medo de agulhas de injeção e objetos pontudos

Posted on Posted in Fobias

As fobais são caracterizadas pelo medo e ansiedade ao extremo, por determinada situação ou coisa, ao ponto da pessoa se sentir paralisada e condicionada em seu cotidiano. Ao passo que começa a condicionar eventos de sua vida para evitar seu estímulo fóbico. Dentre as fobias específicas está a aicmofobia, o medo irracional de agulhas de injeção e objetos pontiagudos.

Antecipadamente, vale ressaltar que todos nós temos medos, pois fazem parte do nosso instinto de autodefesa, quando estamos em alguma situação que pode colocar nossa vida em risco. Porém, o problema ocorre quando este medo passa a ser irracional e desproporcional, acontecendo ainda que não exista nenhuma situação de perigo.

Primeiro, o que são fobias?

Antes de tudo, as fobias não são medos comuns, mas sim aqueles desproporcionais, irracionais e intensos, que passam a ser condicionantes e paralisantes. Assim, são as fobias são caracterizadas comotranstornos mentais em que a pessoa vive em um constante estado de alerta, ainda que não esteja em meio a uma situação de perigo.

Desse modo, quem sofre com uma fobia acaba vivendo condicionado aquele medo, ou seja, planeja toda sua vida de tal forma que o estímulo fóbico seja, a todo custo, evitado. Aos olhos dos outros, o medo parece infundado e desproporcional, mas somente o fóbico entende a situação de terror em que vive.

O que é aicmofobia? 

A aicmofobia é a fobia de agulha ou qualquer objeto pontiagudo a ela se assemelhe, sendo esse medo mais comum do que se imagina. Como, por exemplo, o medo de tomar vacina, ir ao dentista ou realizar exames laboratoriais. Onde a pessoa evita, ao máximo, estar exposto a qualquer situação que envolva o uso de agulhas, o que, claro, pode afetar diversos aspectos de sua vida, principalmente de sua saúde física.

Ainda, os sintomas da aicmofobia podem também se relacionar com a agliofobia, o medo intenso de sentir dor, pois a pessoa passa a evitar a dor que a picada da agulha pode causar.

Em suma, a aicmofobia é um transtorno de ansiedade caracterizado por um medo intenso e irracional de agulhas e procedimentos médicos que envolvem aplicação de injeções. Sendo que, em seus níveis intensos, pode chegar a impedir a pessoa de realizar exames médicos ou receber tratamento de doenças.

aicmofobia resumido

Principais sintomas do medo de agulha 

Os sintomas da aicmofobia podem prejudicar de forma significativa a vida do indivíduo, debilitante de tal forma que impede a pessoa até mesmo de receber cuidados médicos. Nesse ínterim, em meio a qualquer sinal de agulha ou objeto semelhantes, o fóbico apresenta sintomas como, por exemplo:

  • tontura e desmaio;
  • ansiedade intensa;
  • ataque de pânico;
  • insônia;
  • evita cuidados médicos;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • pressão alta;
  • tremores;
  • falta de ar.

Causas da fobia de agulha 

A fobia de agulha é desenvolvida na mente do fóbico ao ponto que entende aquela situação como negativa. Porém, não existem causas específicas que causam esta fobia, pois depende de diversos critérios da vida do fóbico. Estudos apontam que, dentre as principais causas da aicmofobia estão:

  • experiências traumáticas causadas por agulhar ou objetos semelhantes;
  • padrões genéticos, pois algumas pessoas podem ter uma predisposição para o desenvolvimento de fobias;
  • alterações químicas no cérebro, onde algum transtorno químico no cérebro, pode contribuir para o desenvolvimento de uma fobia;
  • relacionadas a outras fobias;
  • sensibilidade a dor;
  • aprendizagem observacional, onde algumas pessoas podem desenvolver fobias após observar alguém com medo de um determinado objeto ou situação.

Consequências da aicmofobia

Como se pode imaginar, as consequências da aicmofobia são inúmeras, tanto no aspecto físico quanto mental. Nesse sentido, dentre as principais complicações desta fobia estão a intensa ansiedade e a resistência em receber tratamentos médicos e vacinação. 

Além disso, a fobia de agulha pode levar à automedicação inadequada, pois, devido ao medo de se submeter a procedimentos com agulhas, as pessoas tendem a evitar o tratamento médico adequado.

Tratamento para medo de injeção

Antes de tudo, importante entender que existe uma linha tênue entre o medo e a fobia, onde só profissionais especializados na saúde mental podem analisar e identificar se se trata ou não de um transtorno da mente. Para que, consequentemente, consiga encontrar métodos eficazes para tratamento do fóbico, de forma individualizada. Ou seja, considerando tanto suas características pessoais quanto o histórico de suas experiências de vida.

Nesse ínterim, vale mencionar que muitas pessoas convivem com uma fobia, sem procurar a ajuda de um profissional da saúde mental. Seja por mero desconhecimento de tratamentos ou, até mesmo, por vergonha de expor a sua condição. Assim, acabam sofrendo e aumentando a gravidade de sua fobia, desencadeando até mesmo outros transtornos. Então, se você sofre com aicmofobia ou qualquer outra fobia, procure ajuda.

Dentre os tratamentos mais utilizados para ajuda com fobias está o tratamento por sessões de terapia. Como com um profissional psicanalista, pois, por técnicas específicas, ele conseguirá encontrar as causas de sua fobia, principalmente as que estão em sua mente inconsciente. 

Além disso, se o estado fóbico for grave, você também poderá ter de receber o tratamento com o uso de medicamentos prescritos por psiquiatra. Nesse sentido, vários medicamentos pode ser prescritos, como, por exemplo, ansiolíticos e antidepressivos, pois dependerá do diagnóstico individual realizado pelo médico.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    aicmofobia frase

    Quer saber mais sobre as fobias e como elas se desenvolvem?

    Não se pode negar que a mente humana é cheia de mistérios, sendo necessário muito estudo para tentar compreendê-la. E se você chegou até o final deste artigo sobre aicmofobia, possivelmente gosta de estudar mente e comportamento humano.

    Sendo assim, se você quer estudar mais sobre a psiquê humana e como se desenvolvem as fobias, sobre a visão psicanalítica, convidamos você a conhecer o nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica. Dentre os benefícios do estudo, estão: 

    • Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho;
    • Melhorar o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente, poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.

    Por fim, se você gostou deste artigo sobre aicmofobia, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Dessa forma, nos estimulará a sempre produzir conteúdos de qualidade. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.