filme ajuste de contas

Ajuste de Contas: psicologia por trás do filme

Posted on Posted in Uncategorized

Muitas pessoas consideram envelhecer como um processo difícil e até desgastante de ser realizado. Por outro lado, muitos indivíduos olham para a própria história e a passagem do tempo como ingredientes para o amadurecimento. É o que nós vamos entender melhor ao fazermos uma análise psicológica do filme Ajuste de contas.

Sinopse do filme Ajuste de contas

Ajuste de contas mostra a história de dois veteranos do boxe e um rancor que já dura décadas. Billy McDonnen e Henry Razor Sharp deveriam ter lutado em seus auges para decidir quem seria o melhor boxeador. Contudo, Razor decidiu se aposentar no dia anterior a luta e finalizou a carreira de ambos de modo abrupto.

Mesmo que vivam vidas de modo diferente, ambos têm a oportunidade de realizar a revanche e decidir o campeão. Porém, além de lutando contra a idade avançada e o treinamento difícil, eles devem lidar com as suas diferenças no mundo moderno.

Logo o que começa por interesse financeiro se revela um retorno ao passado e as mágoas que não sumiram. Além de se enfrentarem, Billy e Razor devem se entender com as suas próprias histórias de vida.

Interesses

No filme Ajustes de contas a rivalidade entre Billy e Razor é exibida de todas as formas possíveis. Além do lado pessoal, um era o maior adversário do outro no ringue e estavam empatados com apenas uma derrota. Enquanto Razor decide abrir mão da carreira, Billy se mostra bastante rancoroso em relação ao acontecido, pois adorava ser famoso.

Logo nós entendemos parte da composição psicológica de ambos os personagens ao descobrirmos os seus interesses. Assim que a proposta de lutar novamente após 30 anos surge, os veteranos demonstram:

  • Razor: solidariedade quando pensa na situação financeira do seu antigo treinador e aceita a disputa para ajudá-lo. De certo modo, uma humildade em querer se distanciar de uma atenção midiática tóxica, embora também precise do dinheiro
  • Billy: narcisismo, já que a todo o momento ele tenta se provar melhor do que o rival e divulgar a sua imagem. Negligência, pois mal conhece/reconhece o próprio filho

A caminhada para a maturidade

Ajuste de contas ambienta um conflito entre duas pessoas e também com o fato de que envelheceram. Mesmo que eles tenham sido boxeadores excepcionais na juventude, o tempo foi o ganhador afinal. Quando o desafio se inicia, ambos precisam lidar com as suas limitações físicas e o novo modo de viver.

Os problemas que os protagonistas e rivais enfrentam se tornam um exercício para modelar o caráter deles. À medida que o filme avança nós percebemos como os lutadores superam suas dificuldades, reforçam amizades e se transformam positivamente.

A comédia da vida é um drama

Mesmo que apresente em diversos momentos piadas e um clima ameno, o filme Ajustes de contas também é considerado drama. Afinal, na frente de toda a exposição midiática dos personagens os seus problemas parecem encobertos para o restante do mundo. Existe um desejo do público em encontrar quem os Billy e Razor foram e não quem são agora.

Por mais que tenham tido vidas distintas, ambos se esforçam gradualmente para lidar com os problemas do passado. Enquanto Razor parece viver dramas comuns relacionados à falta de dinheiro, Billy precisa lidar com a sua negligência familiar. De certo modo, é como se os personagens precisassem se encontrar para ressignificar as suas próprias vivências.

Leia Também:  Sonhar com roupa: nova, suja, lavando

Talvez o filme não tenha agradado muitas pessoas pela forma como foi executado. Contudo, o longa é um exercício positivo para que nós possamos reavaliar alguns aspectos importantes das nossas vidas. Afinal, o que é mais importante para você nesse mundo?

O impacto da internet

Em linhas gerais existe uma grande ironia na vida dos personagens do filme Ajuste de contas. Tudo porque os lutadores apenas ganham notoriedade quando os vexames que passam se tornam virais na internet. Ou seja, o público apenas se interessa pela briga dos protagonistas quando ela se torna uma piada mundial.

Possivelmente a interferência da internet causou comoção e grande impacto na vida de Billy e principalmente Razor. Afinal, uma pressão esmagadora do público surge do dia para a noite, pressionando ambos a lutarem. Mesmo Billy acostumado a se promover sempre que pode consegue sentir esse peso.

Logo o telespectador mais atento pode entender que, para a mídia, você não deve tombar nunca. Dito de outro modo, a internet auxilia na criação de um mundo onde você deve permanecer intocado e vigoroso como sempre. Envelhecer seria algo errado, o que não é verdade.

Billy e Razor estão de luto

O longa Ajuste de contas se esforça para resgatar a nostalgia das pessoas com os trabalhos semelhantes de Stallone e De Niro. Entretanto, fica subentendido que os personagens estão de luto por si mesmos. Suas versões mais velhas e “reais” possuem uma expressão cansada, ainda que mantenham certa boa vontade.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Em suma, Billy e Razor parecem homens zumbificados, existindo em torno do nada e movido por algo além deles. No caso, os boxeadores, embora não percebam de início, são movidos por chantagens emocionais. Em vez de agirem por vontade própria, eles são guiados pelos interesses de outras pessoas.

    Todavia, essa experiência causou um grande impacto para os dois reavaliarem as próprias vidas. A força não diz respeito ao poder físico, mas, sim, a capacidade de um indivíduo em entender as suas próprias dores. Em seguida, descobrir como superar os seus problemas para se permitir uma vida melhor.

    Repetições

    As pessoas entenderam rapidamente que Ajuste de contas era como uma reimaginação dos filmes Rocky e Touro Indomável. Nesses filmes nós temos dois boxeadores famosos que precisam lidar com os dramas relacionados à vida comum. Além de reimaginá-los mais velhos e distantes da fama dos ringues, o filme traz à tona uma repetição dos traumas que podemos ter ao longo da vida.

    As questões mais evidentes que passam a fazer parte da rotina dos protagonistas envolve:

    • Negligência familiar, pois Billy Mcdonnen foi um pai ausente para B.J. Posteriormente, o rapaz começa a participar da vida solitária que o pai leva.

    Como o sucesso pode se tornar algo tóxico, já que subiu à cabeça de um dos protagonistas. Especialmente com a influência da internet na vida das pessoas

    Considerações finais sobre Ajustes de contas

    Ajuste de contas é um filme para o público ressignificar a visão sobre mágoas e problemas do passado. Os telespectadores mais críticos podem afirmar que a execução técnica poderia ser executada de outra forma. Mesmo assim o filme é um ensaio humorado a respeito de amadurecer e como nós lidamos com a velhice.

    Leia Também:  Padrões Estéticos: da infância para a vida adulta

    Para quem já assistiu Rocky Balboa e Touro Indomável talvez seja nostálgico encontrar versões maduras desses personagens. Mais ainda entender que por trás de toda a fama que tiveram, eles possuem dramas tão parecidos com os nossos. Certamente esse é um dos caminhos para se aproximar do público e fazê-lo refletir sobre a própria história.

    Como você chegou ao fim da análise do filme Ajuste de contas conheça agora o nosso curso online de Psicanálise e expanda as possibilidades da sua vida. Além de liberar o seu potencial, o curso online te ajudará a desenvolver autoconhecimento e segurança para tomar decisões importantes. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como transformar a sua vida por completo.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *