Você já teve que lidar com uma pessoa arrogante? A arrogância é a atitude de se considerar superior aos outros, sem razão para isso. Ela pode ser um comportamento irritante e prejudicial, tanto para os que a praticam quanto para aqueles que a vivenciam.
Você já se cansou de lidar com pessoas que se acham superiores a todo mundo? A arrogância pode ser tóxica e tornar o ambiente de trabalho e a vida pessoal difíceis. Mas não se preocupe, existe esperança!
Neste artigo, vamos discutir o que é arrogância, as causas da arrogância e como lidar com pessoas arrogantes de forma eficaz e manter sua sanidade mental. Continue lendo para entender melhor este assunto!
Arrogante: significado
Arrogante é o nome que damos para uma pessoa que se comporta com superioridade em relação aos outros. O indivíduo age com insolência, de modo que se sinta à vontade para humilhar quem está próximo dele. A sua presunção o faz acreditar que é melhor do que todo mundo, quando na verdade não é.
A arrogância de uma pessoa a leva a acreditar que é especialista em diversos assuntos do cotidiano. Por isso, ela não tem interesse em ouvir a opinião de outras pessoas por julgá-las irrelevantes.
Um indivíduo com arrogancia é bastante orgulhoso e presunçoso, tendo como única companhia a sua vaidade. Como você deve imaginar, esse tipo de comportamento não é bem visto pela sociedade.
Por que as pessoas agem assim?
- Insegurança: Muitas vezes, a arrogância mascara a insegurança e a baixa autoestima. A pessoa adota esse comportamento para se sentir melhor consigo mesma.
- Competitividade: Em ambientes competitivos, a arrogância pode surgir como uma forma de se destacar e ganhar vantagem sobre os outros.
- Falta de empatia: Pessoas arrogantes não conseguem se colocar no lugar dos outros e entender como suas ações afetam as pessoas ao redor.
Etimologia
A palavra ‘arrogante’ é frequentemente usada para descrever alguém que se comporta com superioridade, como um ‘gerente arrogante’ ou um ‘jogador arrogante’.
Segundo estudiosos, a palavra “arrogante” foi originada do termo em latim adrogare. A tradução significa algo como “para exigir”, mais especificamente das outras pessoas.
Em outras palavras, alguém que se acha no direito de exigir um reconhecimento que na verdade não merece.
A falta de humildade
Se nós avaliarmos bem, um arrogante carece totalmente do significado da humildade em sua vida. É uma pessoa bastante negativa com a necessidade constante de se manter em alta e acima dos demais socialmente.
Os arrogantes podem se sentir inseguros e usar a arrogância como uma forma de se protegerem dos sentimentos de inferioridade.
Entretanto, nem toda pessoa com arrogância age assim porque deseja conscientemente ser arrogante. Todos nós temos uma dualidade, algo que realmente somos e algo que queremos mostrar para o mundo.
Porém, muitas pessoas acabam focando mais na sua imagem idealizada e, nesse caso, não é algo positivo como ela imagina.
Características da arrogância
Se você já encontrou alguém arrogante sabe exatamente como esse indivíduo age no cotidiano. A presença dessa pessoa costuma causar alguns conflitos, dada à forma dele enxergar a posição de todos em um mesmo ambiente.
Os arrogantes podem ser difíceis de lidar, pois costumam ser críticos e controladores. Isso pode levar a conflitos e rupturas de relacionamentos.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Quanto as suas características, elas podem ser resumidas em:
- acreditar que sabem tudo, bem como na sua capacidade de argumentação a respeito de qualquer tema;
- se achar superior aos demais, de modo que ninguém se iguale a ele;
- orgulho descabido;
- autoritarismo, dando ordens e se impondo agressivamente com os outros;
- prepotência, acreditando que possui poder e que por isso está acima de todos;
- pensa que sempre está com razão sobre tudo;
- costuma tratar mal os outros sem motivo;
- gosta de chamar atenção.
Evite competições
Algo que costuma provocar o sentimento de arrogância numa pessoa dentro do trabalho é a competição. Um arrogante gosta de se sentir valorizado e acredita que todo lugar é palco permanente para uma competição. É uma pessoa extremamente tóxica em diversos quesitos.
Caso conheça alguém com esse tipo de atitude enquanto trabalham evite competir com ela. Além de te enxergar como um rival, esse indivíduo vai piorar o ambiente e causar bastante estresse aos colegas.
Tanto quanto seja possível, mantenha a sua calma, pensando bem nas suas decisões antes de agir. Certamente você não quer prejudicar o seu trabalho por causa de alguém com uma postura tão infantil, certo?
“A culpa é das estrelas, não minha”
Você pode perceber a falta de espírito de equipe no arrogante, pois ele sempre atrapalha o ambiente de trabalho. E caso o time não alcance bons resultados, esse prepotente vai culpar os colegas para sair ileso.
Não apenas se eximir de culpa, mas também apontar o dedo para os defeitos dos outros como modo de parecer perfeito.
A verdade é que os arrogantes não lidam bem com as suas inseguranças, tendo problemas com baixa autoestima. Com o intuito de mascarar o seu medo e dúvidas sobre si, acabam buscando se autoafirmarem constantemente.
Para tanto, eles podem tirar a responsabilidade dos próprios ombros, já que assim é mais fácil lidar com a realidade.
De início nós temos o impulso de tentar isolar esse indivíduo para que danos maiores sejam evitados. Por mais incrível que possa parecer, essa não é a solução de que todos precisam para ficarem sossegados. Abaixo nós vamos explicar o motivo.
Como lidar com um arrogante?
Lidar com pessoas arrogantes nunca é fácil, mas, ainda assim, é possível de ser feito. O primeiro passo que você deve dar é:
1. Escolha ser feliz
Ainda que pareça uma dica boba, relembre como o arrogante é alguém tóxico que costuma causar estresse, se você permitir. Para que a negatividade dele não te, evite bater de frente ou entrar nos jogos de disputa.
Se o outro não quiser pacificação, você nunca deve abrir mão da sua felicidade para sustentar o orgulho dele.
2. Mude o foco
Talvez essa pessoa não seja apenas arrogante como ela faz parecer. Se possível, tente enxergar alguma qualidade positiva nela que te ajuda a mudar de foco quando encontrá-la.
3. Abrace as diferenças
Nunca espere que as pessoas devem agir e serem como você. Todos nós temos nossas particularidades e, apesar das diferenças, às vezes é possível encontrar algo bom em quem pensa diferente.
4. Ajude
Sempre que possível, ajude esse indivíduo por meio de uma conversa séria, porém sem levantar críticas. Ressalte que ele não tem razão o tempo todo como acredita, mas também é especial.
Mostre a importância do respeito entre opiniões sem abrir mão de uma perspectiva própria de qualquer assunto.
5. Feedbacks
Indicar quais pontos uma pessoa pode melhorar costuma funcionar num feedback, já que evita argumentos ofensivos por parte do outro. Em suma, é possível falar como a postura desse indivíduo está atrapalhando o rendimento do grupo e que ela precisa ser melhorada.
6. Compaixão
Por meio da compaixão podemos pensar melhor em qual contexto de vida alguém com arrogância desenvolveu seus valores. Conhecer a história do outro permite entender melhor o seu comportamento e não apenas julgá-lo.
7. Tenha inteligência emocional
Por fim, faz parte do exercício da convivência lidar com diversos perfis de pessoas. Quando você aprimorar a sua inteligência emocional entenderá como moldar relacionamentos mais positivos.
Logo, vai lidar melhor com qualquer indivíduo que possa causar problemas para você ou para o coletivo.
Considerações finais sobre ser arrogante
Uma pessoa arrogante age desse modo porque tem problemas sérios com sua própria autoestima. Por isso que ela costuma diminuir os outros para que assim possa se sentir melhor. Entretanto, esse tipo de comportamento costuma tornar o ambiente tóxico, especialmente para os outros indivíduos.
Lembre-se: Arrogância é um problema da outra pessoa, não seu. Você não pode controlá-la, mas pode controlar sua reação a ela. Ao seguir estas dicas, você poderá lidar com pessoas arrogantes de forma mais eficaz e proteger sua paz de espírito.
Uma das coisas mais importantes a se fazer é evitar disputas para que essa pessoa não comece a competir. Mesmo que seja difícil, é possível criar um ambiente para expor os prejuízos que a postura dela tem trazido para todos.
Ademais, procure pensar nesse indivíduo como alguém que precisa de apoio para se desfazer de comportamentos destrutivos.
E você sabia que o nosso curso online de Psicanálise é capaz de auxiliar caso esteja lidando com um arrogante? Além de avaliar com precisão as causas do comportamento do outro, você pode auxiliá-lo na mudança de perspectivas e amadurecimento pessoal. Não apenas ele, mas você também encontrará o seu potencial interno por meio de um autoconhecimento bem desenvolvido.
1 thoughts on “Arrogante: o que é, significado completo”
Faltou falar sobre como um arrogante deve agir/pensar/se educar para deixar de sê-lo