atendimento humanizado em saúde

Atendimento humanizado em saúde: princípios e prática

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

O atendimento humanizado em saúde é primordial para recuperação do paciente, que muitas vezes está em uma situação extremamente frágil e, sobretudo, precisa da compaixão de que está cuidando de sua vida. Daí a importância da humanização por especialistas de saúde, para deixar os seus pacientes confortáveis e satisfeitos.

Atualmente temos grandes tecnologias de diagnósticos e tratamento de doenças, o que, em sua maioria, fez com que as relações interpessoais afetivas fossem diminuídas. Ou seja, o atendimento humanizado pode ser negligenciado, focando os profissionais somente no exercício das práticas técnicas e tecnológicas em tratamentos.

Porém, o que não se pode esquecer é que exatamente o atendimento humanizado que tratará a melhor satisfação ao cliente e, principalmente, este afeto auxiliará em seu processo de recuperação. Então, investir em tratamento humanizado é tão importante quanto os investimentos em novas tecnologias e gestão de atendimentos.

O que é atendimento humanizado na saúde?

O atendimento humanizado na saúde se caracteriza pelas interações entre paciente e profissionais da saúde. Inclusive, se relacionando a estrutura e processos aplicados em unidades de saúde. Em resultado, terá um ambiente acolhedor para os pacientes, em que se sintam bem-recebidos, sobretudo quando sua saúde está fragilizada.

Nesse sentido, este atendimento também se relacionada com as condições de trabalho dos profissionais da saúde. E isso tanto quanto ao ambiente físico quanto as regras impostas por superior hierárquicos das unidades de saúde. Um sistema com padrões rigorosos, podem distanciar o trabalhador do atendimento humanizado, e, ainda, se sentir desmotivado no emprego.

Entretanto, vale realçar que, independentemente do ambiente físico e regras impostas, o profissional deve sempre ter em mente que o atendimento humanizado vem em primeiro lugar. Afinal, o atendimento humanizado na saúde é um conceito caracterizado por relacionamentos interpessoais com qualidade, envolvendo questões sociais e éticas.

Características da humanização na saúde

Para aplicação do atendimento humanizado na saúde é necessário o atendimento a diversas diretrizes que deve ser, finalmente, seguidas pelos trabalhadores na unidade médica. Assim, com ensinamentos sobre cuidado, ética, educação e empatia, se chegará a um atendimento de saúde satisfatório.

Atendimento humanizado Ministério da Saúde

Em resultado, a ajuda ao paciente será tanto por seu aspecto físico quanto psicológico, o que lhe trará uma recuperação melhor. Como dito, para tanto, os profissionais da saúde devem seguir diretrizes que, inclusive, estão na Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). As quais destacaremos as principais:

Acolhimento

Reconhecer as necessidades reais de saúde, sob o aspecto físico e mental. O ato de acolher é reconhecer o que o outro tem como real necessidade de cuidados de saúde, que envolve uma relação entre equipes, serviços e os pacientes.

Para tanto, deve ocorrer a aplicação de prática de saúde, onde o acolhimento é realizado coletivamente, partindo das análises dos processos de trabalhos. Sendo que estes, sempre, devem visar ter relações de compromisso e confiança, entre todos os membros da unidade, dos trabalhadores até os pacientes, na forma de uma rede socioafetiva.

Nesse sentido, para implantação de práticas de acolhimento, os trabalhadores devem ter uma escuta qualificada sobre as reais necessidades dos pacientes. Garantindo, assim, a aplicação das tecnologias adequadas para as suas necessidades. Isso também se relaciona, por exemplo, no atendimento prioritário de pacientes conforme o grau de risco de saúde e vulnerabilidade.

Gestão participativa e cogestão

Formação de um ambiente em que todos os profissionais envolvidos nos cuidados de saúde tenham um espaço para compartilhar ideias para melhorias. E, também, para que os gestores possam dar feedbacks sobre suas atuações. Essa troca de informações é fundamentalmente para que todos estejam em sintonia para aprimorar o atendimento humanizado.

Valorização do trabalhador

Para que os trabalhadores possam estar apto para o atendimento humanizado de qualidade, devem lhes serem disponibilizados recursos para qualificação dos serviços prestados. Como, por exemplo, cursos de aprimoramento e atualização de técnicas.

Compreender o sofrimento do paciente

Todas as pessoas possuem necessidades individuais, então, ter empatia fará com que o atendimento se torne personalizado. Para a saúde, esta é a principal característica do atendimento humanizado, resultando na satisfação dos pacientes.

Leia Também:  Guia de psicanalistas e psicólogos de Canoas RS

Com isso, o paciente dará maior credibilidade ao tratamento da unidade de saúde, que, por sua vez, indicará para outras pessoas. Isso pode fazer uma diferença significativa para clínicas e hospitais particulares.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Defesa dos direitos os pacientes

    O atendimento humanizado deve basear-se na integridade do cuidado com o paciente, ou seja, unindo a qualidade técnica e a relação interpessoal, entre o paciente e seus familiares ou responsáveis. Pois cabe aos profissionais de saúde zelem para que todos os direitos do paciente sejam atendidos.

    Vale enfatizar que, em sua maioria, ao precisar de cuidados médicos, os pacientes estão fragilizados e inseguros sobre seu estado de saúde. Então, ao ser acolhido satisfatoriamente, com empatia e respeito, haverá significativa melhora em seu estado, sobremaneira, mental.

    Desse modo, o atendimento humanizado visa a integridade do cuidado. Ou seja, ao que se refere a unicidade entre a qualidade técnica aplicada ao tratamento e o relacionamento pessoal do profissional com o paciente, família e toda equipe hospitalar. Isto é, prezando pelo respeito, ética e dedicação.

    Conforme descrito pelo Ministério da Saúde, o atendimento humanizado visa a valorização dos pacientes, trabalhadores e gestores em todo ambiente de saúde. Para tanto, se deve estabelecer vínculos que objetivam a solidariedade, com responsabilidade conjunta de todos os envolvidos. E, se necessário for, trazer mudanças na cultura de atenção e cuidada aos pacientes.

    Como deve ser realizado o atendimento humanizado em saúde?

    Para se efetivar um atendimento humanizado na saúde vai além de ter bons profissionais. Isto é, se deve estabelecer normas, procedimento e uma boa estrutura física para atender todas as necessidades dos pacientes. Assim, para ser realizado com excelência, se deve atender a diversos requisitos, como, por exemplo:

    • Tratamento individual: a rotina dos profissionais de saúde são rotineiras, com uma imensidade de atribuições. Entretanto, para o paciente é uma situação que pode lhe ser frágil e, até mesmo, única, envolvendo medos e inseguranças. Dessa forma, importante que cada paciente seja tratado de forma individualizada, conforme suas necessidades específicas. Assim, jamais pode ocorrer um atendimento generalizado, pois cada paciente possui suas próprias características e dificuldades;
    • Ética profissional: a ética se destaca no meio, como requisito primordial para o atendimento. Uma vez que o paciente e seus familiares deve ser respeitados, conforme suas crenças e restrições pessoais.
    • Empatia: o paciente precisa de atenção exclusiva, para que se sinta confortável de expor todas as suas necessidades, físicas e emocionais. Ter empatia é, em suma, se colocar no lugar do outro, assim, conseguirá entender suas angústias, aflições e, claro, qual tratamento médico será o mais adequado. Uma ferramenta importante é a escuta ativa, que, basicamente, é uma abordagem de terapia para trazer diálogos mais eficientes, através da empatia. Em resultado desta atenção exclusiva ao próximo será possível compreender o que este realmente precisa.
    • Infraestrutura apropriada: ainda que os profissionais atendam a todas as características acima, eles precisão de uma estrutura física para conseguirem trazer tratamentos adequados os pacientes. Ou seja, a unidade médica precisa ter recursos físicos que tragam conforto ao paciente, com todas as tecnologias pertinentes para atendimento a cada necessidade médica. Além disso, devem existir ambientes para conforto aos paciente se familiares, assim, se sentirão seguros e à vontade com o atendimento.

    Atendimento humanizado resumido

    Portanto, aplicar o atendimento humanizado na área da saúde é primordial para recuperação do paciente. Tendo em vista que se sentirá seguro e confiante sobre o tratamento de sua condição, que pode lhe trazer fragilidades, sobremaneira, emocionais.

    Nesse ínterim, para o aprimoramento profissional dessas relações interpessoais, importante que se entenda como funciona a mente humana e como repercute nos comportamentos. Sendo assim, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica. Dentre os benefícios, estão:

    • Aprimorar o Autoconhecimento;
    • Melhora o relacionamento interpessoal;
    • Ajuda na solução de problemas corporativos;
    • Agrega na profissão atual.

    Por fim, se gostou deste conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar produzindo artigos de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.