axiomas famosos

Axioma: significado e 5 axiomas famosos

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Talvez você já tenha ouvido algum discurso no qual os argumentos utilizados foram tidos como inquestionáveis por algumas pessoas. Em muitos casos, incluindo nas ciências, a dedução é suficiente, de modo a simplificar questões complicadas encontradas por estudiosos. Nós explicaremos melhor essa introdução ao explicarmos o que significa axioma e oferecermos cinco exemplos bem conhecidos.

O que é axioma?

O significado de axioma diz respeito às verdades que são universalmente aceitas pelas pessoas, mesmo que não sejam claramente óbvias. Por meio dessas afirmações que cientistas e pesquisadores podem construir uma teoria ou base para argumentação. Em outras palavras, se trata de uma lei ou princípio básico para conclusões muito claras para a maioria.

É importante ressaltar que um axioma não é exatamente uma verdade considerada autoevidente por todos. Para simplificar, você pode pensar nela como uma expressão lógica usada para deduzir algo com o intuito de facilitar resultados. Assim, quando uma pessoa axiomatiza, um sistema ela busca mostrar que algumas inferências derivam de um conjunto de sentenças.

Contudo, não significa que esse raciocínio construído a partir de indícios seja montado por alguém de modo independente. Certamente há muitas maneiras de deduzir algo sobre um sistema, como um estudioso faz na aritmética. Em relação a matemática, ela mesma distingue dois tipos diferentes de verdades: os axiomas lógicos e os não lógicos.

Sistema axiomático

O sistema axiomático concentra vários conjuntos de axiomas interligados conjuntamente para derivar teoremas. Embora pareça complicado de entender inicialmente, você verá abaixo como isso funciona de maneira simples. O esquema começa por:

Conceito primitivo

Trata-se de um elemento primário que não possui uma definição exata, segundo os estudiosos da área. Mesmo assim ele costuma ser óbvio, algo feito a partir de uma simples observação. Por exemplo:

  • ponto;
  • reta;
  • plano.

Axioma

Por sua vez, os axiomas são as conclusões mais evidentes desses conceitos primitivos.

Definição

As definições são dados mais elaborados com o intuito de explicar elementos novos dentro de uma teoria.

Teorema

Por fim, teorema diz respeito a uma informação mais complexa, pois envolve todo o raciocínio de informações anteriores. Além disso, uma pessoa pode fazer uma aplicação mais concreta e detalhada, resultando em uma demonstração.

As aplicações dos sistemas axiomáticos

Profissionais das ciências exatas, como matemáticos e físicos, são os mais adeptos ao uso dos sistemas axiomáticos. Por meio do trabalho com o axioma, eles podem obter resultados perceptíveis em diversas teorias dessas ciências.

Dentro da matemática e física as axiomáticas que se destacam são os Princípios de Euclides, Leis de Newton, Postulados de Einstein e os Axiomas de Peano. Elas estão espectivamente localizadas na Geometria clássica, Mecânica clássica, Teoria da relatividade e Aritmética. Além delas, os sistemas axiomáticos podem ser vistos em diversas outras ciências, também vistos na comunicação.

Axioma da comunicação

Conforme dizem os estudiosos, os axiomas da comunicação são um conjunto de leis ou princípios que regem trocas comunicativas. Watzlawick, Jackson e Beavin analisaram a parte pragmática da linguagem, ou seja, o modo como a comunicação afeta o nosso comportamento. Desse modo, eles encontraram cinco grandes princípios que são vistos como verdadeiros, sendo eles:

  1. é impossível não se comunicar/todo comportamento é comunicativo;
  2. a interação entre conteúdo e relacionamento;
  3. pontuação da sequência nos fatos;
  4. comunicação digital e analógica;
  5. simetria e complementaridade nas interações.
Leia Também:  Pulsões de morte e morte dos instintos

Assim, sempre que conversamos com outra pessoa, com nós mesmos e até com os animais, esses princípios se cumprem, mesmo que o contrário seja desejado. Um axioma da comunicação obedece a forma da linguagem, da estrutura e do ato comunicativo, segundo os estudiosos. Por meio dele é possível dar significados e entender qualitativamente a comunicação humana.

Contudo, os especialistas deixaram claro que o significado desses princípios nem sempre precisa ser o mesmo na comunicação. São princípios gerais, porém não consideram o papel que cada cultura entre um grupo de pessoas tem para explicar os atos comunicativos. Em outras palavras, cada grupo cultural tem sua própria perspectiva, incluindo a sua maneira de se expressar.

Visão clássica

Em suma, o método lógico-dedutivo clássico era feito de sistemas onde premissas eram acompanhadas de conclusões durante a aplicação de argumentos. O axioma era uma hipótese básica usada por estudiosos com caráter dedutivo, aceito sem demonstração. Por outro lado, eles entendiam que outras asserções, como teoremas, precisavam de demonstração a partir das hipóteses básicas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Desde então o entendimento do conhecimento matemático evoluiu, mudando o significado de axioma e teorema entre os estudiosos atualmente. Gregos consideravam a geometria como ciência, bem como os teoremas da geometria tão relevantes quanto fatos científicos. Assim, surge o método lógico-dedutivo usado por eles para evitar erros, além do saber comunicativo e estrutural.

    Visão moderna

    Na perspectiva moderna um axioma é uma afirmação estável que segue outras afirmações por meio de regras definidas. Logo, a lógica se torna outro sistema formal e estudiosos afirmam que contradições não devem existir nessa asserção. Um conjunto de axiomas evita redundância, onde uma afirmação que surge de um axioma não precisa ser vista como uma dedução também.

    O programa formalista foi bem-sucedido com a formalização de Hilbert na Geometria Euclidiana com a consistência desses axiomas. Além disso, existe a tentativa de fundamentar toda a matemática nos conjuntos de Georg Cantor. Contudo, foi aberta uma possibilidade de algum sistema se tornar inconsistente, considerando o Paradoxo de Russell.

    No fim, o projeto formalista foi desacreditado quando Gödel provou que era possível construir uma hipótese verdadeira sem o conjunto de axiomas. Desse modo, Gödel provou que, por exemplo, a Aritmética de Peano era consistente, sendo uma afirmação improvável dentro dessa teoria. Foi possível para ele provar isso porque a Aritmética possui um sistema de números naturais, embora infinito, mas acessado formal e naturalmente.

    Exemplos

    Os exemplos mais comuns para os estudiosos de um axioma são:

    • Postulado de Euclides: através de um ponto fora de uma reta passa uma, e somente uma, reta a qual é paralela à reta dada.
    • na reta e também fora dela existem infinitos pontos.
    • dois pontos distintos determinam uma, e somente uma, reta.
    • três pontos que não são colineares determinam um único plano.
    • a menor distância entre dois pontos é o segmento de reta que une estes dois pontos.

    Considerações finais sobre axioma

    Entender o que são axiomas permite a qualquer pessoa uma visão esclarecida a respeito das ciências existentes. Ou seja, esse caráter dedutivo da aplicação constitui uma base para uma série de tarefas que nós executamos mesmo sem perceber.

    Ainda que seja um recurso complicado inicialmente, com certeza você perceberá a parte intuitiva envolvida nesse processo na prática. Por meio disso, você terá em mãos uma ferramenta para avaliar melhor alguns princípios básicos da vida.

    Leia Também:  Frases de Autoestima: as 30 mais inteligentes

    Outro caminho para fazer interpretações valiosas pode ser encontrado em nosso curso online de Psicanálise. Estaé uma ferramenta fantástica na busca por desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e liberação do seu potencial interno. Assim como um axioma, o saber psicanalítico te ajudará a compreender alguns questionamentos fundamentais sobre a sua vida e seu próprio futuro.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *