benefícios de estudar psicanálise

Benefícios de estudar a psicanálise para o indivíduo

Posted on Posted in Formação em Psicanálise

O ser humano dentro de toda sua complexidade consegue ser compreensível, neste artigo entenderemos os benefícios de estudar psicanálise.

Entendendo os benefícios de estudar psicanálise

No contato bem superficial e externo não é possível tirar nossas próprias conclusões, pois, por detrás daquelas reações há algo compreensível. Toda ação gera uma reação. Aquela reação teve uma ação no passado, guardado no inconsciente, e é bem provável que nem a própria pessoa tem o conhecimento disso. Quando temos esse entendimento começamos a ver que muitos dos erros, dos desentendimentos com o outro na verdade tem mais a ver com a gente.

Como um espelho que eu me vejo no outro, mas, não reconheço isso. A psicanálise é o instrumento que vai descobrir qual ação gerou a reação que muitas vezes não é compreendida. Quantas vezes nos pegamos no trânsito reclamando a “lerdeza” do outro, sendo que o que está sendo revelado é a nossa impaciência. Como temos que nos conhecer, olhar para dentro de si e se perguntar, a culpa é da pessoa ou minha?

Todos os acontecimentos da nossa vida não somem no ar, mas, ficam armazenados, como um livro, onde vamos escrevendo tudo desde o nascimento, e o tempo todo inconscientemente estamos acessando. Experiências boas e ruins. E, quando não sabemos lidar, ou desconhecemos isso, podemos adoecer em nossos medos, anseios, desejos, impulsos. Fazemos coisas que não sabemos porque, mas, o inconsciente sabe.

A cura e os benefícios de estudar psicanálise

Não adianta somente maquiar o sintoma sem saber a causa, sem descobrir a raiz. Sempre acreditei na cura, que pra tudo há uma causa, mas, também uma cura. Dentro de cada um há ferramentas para que essa cura aconteça, uma própria jornada para dentro de si na descoberta dos sentimentos mais profundos, obscuros jamais acessados antes. Conhecimento é trazer luz para as áreas desconhecidas em nós, na mente, mas, também no geral.

A luz ilumina toda escuridão, a luz dissipa nossos profundos medos, angústias, inquietações, sofrimentos. A luz traz conhecimento, a luz da psicanálise traz revelação sobre o indivíduo. Costumo dizer que tem pessoas que não querem ser curadas, pois, a cura está à disposição de todos, mas, nem todos acessam. Existem pessoas que tem o diagnóstico, mas, não querem percorrer o caminho da cura, pois, muitas vezes vai entrar em portas que não querem abrir, lugares frios e escuros.

Então é preferível deixar como está, sendo assim, a cura nunca é alcançada. Vivemos culpando pessoas por nossos fracassos, por nossas derrotas, enquanto o problema está em nós, e não no outro. Não é fácil reconhecer nossos erros, falhas, nosso comportamento agressivo, autoritário, manipulador, egoísta, perverso, enquanto nós mesmos muitas vezes não sabemos por que eles existem.

A importância da árvore genealógica

Nossos pais, nossos mentores, nossos exemplos, nosso chão para pisarmos, nossa referência, como eles seriam os culpados, se eles não erram? Pois, nossa mentalidade na infância é essa, são super heróis, reproduzimos os que eles produzem. Porém, são seres humanos que também tiveram pais, que também foram ensinados, que reproduzem o que aprenderam, que carregam sentimentos, zonas escuras também.

Chegamos a conclusão que na verdade ninguém é culpado, na verdade somos todos reféns dessa grande complexa vida, do mundo, dos desafios, da árvore genealógica que carregamos, dos imprevistos no caminho. Como disse Freud: “O que a pessoa se torna é na verdade o seu desejo mais profundo. “ Nos tornamos muitas coisas nessa jornada que é a vida, muita coisa sem saber o motivo, outras por escolha. A maioria das vezes transferimos a culpa de quem nos tornamos para alguém, mas, como disse anteriormente, não existe culpados, pois, muitas vezes estamos cegos até mesmo nas escolhas que fazemos.

Culpados ou inocentes? Bem, relativo essa pergunta. Ao mesmo tempo que sou culpado pelas minhas escolhas, também sou inocente por não entender porque fiz tal escolha, porque tenho determinadas ações que depois não entendo? Impulsos, quando percebemos já fizemos. Na verdade, vejo que todos nós somos culpados e inocentes em determinados assuntos em nossa vida.

Conclusão

Não nascemos com a verdade absoluta do que fazer, o correto e o incorreto. Pois, o que é correto para um, pode ser incorreto para o outro. No fim, tudo isso é complexo demais, mas, compreensível a partir do momento que olhamos o ser humano no todo, não somente em partes. Se sinto uma enxaqueca, não posso olhar somente para a dor como algo isolado, mas, para o motivo, a causa daquela dor.

Leia Também:  É preciso estágio para ser Psicanalista?

Nosso corpo se expressa, ele fala, através de sintomas psíquicos e físicos. Nos tornamos nossos desejos mais profundos, mais obscuros, mais repudiados, porém, reprimindo esses sentimentos, escondendo, odiando.

Quando nós entendemos toda essa dinâmica, quando compreendemos que existe uma causa, e, que acima de tudo há uma cura, conseguimos nos libertar, conviver com alguns sentimentos sem culpa ou condenação, livres conseguimos ter paz, ter relacionamento intrapessoal e interpessoal com nós mesmos. Por fim, a culpa e a inocência andarão juntas ao nosso lado. Cabe a nós equilibrar tudo.

O presente artigo foi escrito por Thaís knupp([email protected]). Tem 32 anos, é casada, tem uma empresa a Concept Lingerie! Ingressou nessa jornada do auto conhecimento para ela e também para ajudar pessoas! Ama a psicanálise, e acredita que é só o começo para tudo de bom que ela proporciona!

3 thoughts on “Benefícios de estudar a psicanálise para o indivíduo

  1. Muito bom seu artigo, parabéns! Achei muito interessante a parte que voce fala sobre as certezas da vida “o que é correto para um, pode ser incorreto para o outro”.

  2. Parabéns! Muito bom mesmo! Esse autoconhecimento pelo estudo da Psicanálise, ajudará bastante muitas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.