Como deixar de gostar de alguém é uma das tarefas mais complicadas que enfrentamos. Por isso, venha saber mais sobre esse assunto!

Como deixar de gostar de alguém?

Posted on Posted in Comportamento

Talvez, uma das partes mais difíceis do processo de tomada de decisão é desistir de uma pessoa. Por isso, como deixar de gostar de alguém é uma das tarefas mais complicadas que enfrentamos. Em especial, quando há muito sentimento envolvido.

Contudo, esse processo de desapego é necessário para a manutenção do nosso equilíbrio interior. Além de ser uma das etapas do autoconhecimento, pois nos faz sair de uma zona de conforto que o simbolismo da pessoa amada representa em nossa vida.

Quantos de nós já não perdemos noites em claro pela saudade avassaladora e o medo de deixar ir o sentimento de gostar de alguém? Ademais, quantas lágrimas já não choramos na esperança de que a pessoa voltasse para nossa vida?

Como deixar de gostar de alguém? Tarefa difícil, mas não impossível

O processo de como deixar de gostar de alguém é longo. Mas, também, varia de pessoa para pessoa. Pois, algumas pessoas ficam anos tentando lidar em como deixar de gostar de alguém, e outras o fazem em um tempo menor.

Embora seja um processo diferente para cada um, o ponto comum é a dor que essa caminhada provoca. Sendo assim, essa é uma das jornadas mais difíceis da nossa vida. Ou seja, deixar para trás uma pessoa que em algum momento nos fez tão felizes.

Entretanto, a boa notícia é que deixar de gostar de alguém não é algo impossível. O mais importante é em como saber lidar com o sentimento de não gostar mais de alguém. Por isso, é importante não afundar no vazio que a ausência do “gostar” causa.

Como não gostar de alguém?

Saiba que não existe uma receita exata e infalível para se deixar uma pessoa ir e parar de gostar dela. Contudo, existem formas de como deixar de gostar de alguém. E, como todo processo de mudança, requer muito foco e determinação.

Por exemplo, distanciar-se, listar os defeitos da pessoa e se livrar das lembranças dela. Outras formas também são evitar falar na pessoa e, principalmente, não manter contato. Ainda, vigiar a pessoa nas redes sociais? Nem pensar!

Nesse sentido, deixar de gostar de alguém é como uma página sendo virada para iniciar um novo capítulo na sua vida. Assim, um capítulo que nem sempre será agradável, mas que representará uma mudança e um recomeço.

Como deixar de gostar de alguém? Necessário e importante

O processo de como deixar de gostar de alguém é necessário para a nossa evolução interior e importante para o nosso crescimento. Sendo assim, é essencial aceitar nossos sentimentos e aprender a lidar com eles.

Desse modo, essa é uma etapa na nossa vida que parece nos colocar à prova de todos os sentimentos que jamais imaginamos que existiriam. Ou seja, é um misto de tristeza, raiva, desespero e medo. Porém, quando você aprende a lidar com tudo isso, vem o alívio e sua vida fica mais leve.

Isso porque aquele vazio que a pessoa deixou e o medo que temos de ficar sem ela, aos poucos, não existirão mais. Quando deixamos de gostar de alguém é, literalmente, o início de um novo capítulo em nossas vidas.

Alerta: está tudo bem deixar de gostar de alguém!

Se você acha que vai ser o fim do mundo deixar de gostar de alguém, saiba que não vai ser. Por isso, saiba que está tudo bem você seguir com a sua vida! Por isso, uma das coisas que facilita o processo de como deixar de gostar de alguém é colocar você mesmo em primeiro lugar.

Então, priorize sua vida, suas escolhas, o que te faz feliz. Ao mesmo tempo em que você precisa viver a dor e a tristeza, lembre que a vida é mais do que isso. Mesmo porque, o mundo está cheio de pessoas diferentes e repleto de aventuras para se viver todo dia!

Leia Também:  30 frases de gratidão

Para algumas pessoas funciona a estratégia de “trocar uma pessoa por outra” para ajudar no esquecimento. Mas isso não funciona para todos. Então, respeite o seu tempo e a sua jornada. Afinal, você precisa desenvolver seu autoconhecimento e amor próprio.

Respeite o seu tempo

Dessa forma, é muito importante você se dar espaço. Por isso, você deve, acima de tudo, respeitar o seu tempo de processar o fim do sentimento. Afinal, o caminho a seguir em como deixar de gostar de alguém é diferente para cada pessoa.

Além disso, mantenha-se sempre ocupado. Ou seja, comece um novo curso, faça uma viagem, conheça lugares fora da sua rotina. Sendo assim, priorizar o seu processo de lidar com o sentimento é necessário e não deve ser evitado.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Conheça outras pessoas sim!

    Permita-se conhecer novas pessoas. Contudo, não para preencher o vazio, mas para conhecer histórias. Pois, o mundo está cheio de experiências e pessoas que podem trazer novos horizontes para esse processo de deixar de gostar de alguém.

    Então, entenda que se abrir para novas pessoas, não significa substituir quem você um dia gostou. E nem é obrigatório fazer essa substituição. Logo, fazer novas amizades não quer dizer abandonar as memórias de alguém do passado.

    Traga novidades para a sua vida!

    Não apenas conhecer outras pessoas, mas que tal começar um novo hobby ou retomar um antigo? Desse modo, distrair-se com coisas aleatórias é uma ótima forma de acalmar a mente e sossegar os pensamentos.

    Por isso, inserir coisas novas na nossa vida é uma das melhores maneiras de nos mantermos distraídos. Dessa forma, criamos processos para lidar com a ansiedade e a angústia de deixar de gostar de alguém.

    Aprenda a lidar com as memórias

    Conforme você consegue lidar melhor com a saída da pessoa da sua vida, aprenda a lidar com as memórias felizes. Sendo assim, desapegar-se de alguém não precisa ser um processo extremamente doloroso. Pois, se a pessoa foi importante para você, ela deixou uma marca e aprendizados.

    Nesse sentido, guardar as memórias felizes deve servir como inspiração para você não desistir de ser feliz. E lembre-se: não é o fim do mundo deixar de gostar de alguém. Pois, esse é um processo normal para o nosso crescimento.

    Ademais, o mundo está repleto de pessoas que cruzarão o seu caminho e deixarão marcas diferentes. Logo, está tudo bem você lembrar da pessoa com carinho. Mas é só. Portanto, transforme as lembranças em energia e luz no seu caminho.

    Então, não confunda “guardar as lembranças” com “viver para sempre na tristeza e escuridão”. “Levanta, sacode a poeira, e dê a volta por cima”!

    Conclusão sobre como deixar de gostar de alguém

    É aquele clichê: pessoas entram e saem da nossa vida, e o que importa é o quanto aprendemos com elas e como nos tornamos pessoas melhores. Por isso, aprenda a assimilar as coisas boas que a pessoa deixou na sua vida e compreenda que nem tudo é desastre!

    Enquanto você lida com o seu processo interno e com as várias formas de como deixar de gostar de alguém, abra-se para novas pessoas e novas oportunidades. Portanto, arrisque-se e faça coisas que normalmente não faria. E ainda, ame-se, acima de tudo.

    Respeite seu processo de cura e renovação e deixe o sentimento de “gostar” ir embora no seu tempo. Então, acredite em você e seja você mesmo o principal agente da sua mudança.

    Descubra mais

    Se você se interessou em como deixar de gostar de alguém e quer explorar mais esse processo, acesse nosso site e conheça nosso curso 100% online de Psicanálise! Tenha aulas no conforto da sua casa e, ao final do curso, adquira seu certificado! Assim, você estará apto a auxiliar outras pessoas no processo de autoconhecimento!

    10 thoughts on “Como deixar de gostar de alguém?

    1. Você não precisa deixar de ter amizade ou amar a pessoa, mas estar ciente que o afastamento é salutar a você! Há sinais que fazem esse distanciamento necessário: o desleixo que a pessoa teve quando você precisou ir ao hospital ou passou por aperto financeiro! Minha mãe “alertava” muito aos “adeptos” da máxima “simpatia não se impõe”: as pessoas que sabem que exercem influência são as causadoras da perda da vontade de viver do outro ou levar “o outro” a morar na rua! Se as pessoas parassem para ouvir a população que reside nas ruas, iria se surpreender como o ser humano pode influenciar no rumo das histórias alheias! E mesmo que não paremos para ouvi-los, eles podem ter algo a falar. No final de uma missa, muitos “ignoraram” um mendigo e, quando lhe dei boa noite, ele disse “tanta gente parece ter rezado, mas somente o senhor, me cumprimentou”! Noutra ocasião, eu saia do trabalho e, um colega, andava de um lado ao outro da frente do prédio e, cumprimentei sem ter tido feedback! Um mendigo , em sua sabedoria, me cumprimentou e disse: ” vocês trabalham no mesmo prédio e o cara nem parou o vai e vem para lhe responder ao cumprimento! Que mundo é esse?”

    2. obrigada pelas dicas não sei se estou certa disso, pq gosto muito da pessoa, mas não da mais faz 2 anos que não paro de pensar nela um dia se quer. Então eu acho melhor fazer isso mesmo… E de novo muito obrigada

      1. Puxa vida. Que triste isso. Eu estou me separando do meu esposo e apesar de tudo que ele já fez para mim ainda gosto dele. A separação é a melhor opção, mas tenho medo de não conseguir parar de pensar nele.

    3. A pessoa que eu amo muito namora outra pessoa e ela vai embora pra morar na cidade da pessoa que ela namora

    4. Está sendo muito difícil aceitar que o fim é o melhor pra nós dois. Nunca quis sequer pensar nisso, pois quando eu o conheci, ele se tornou o meu mundo. Por toda a importância que ele me deu, eu me apaixonei e hoje eu já não consigo mais matar esse sentimento, por mais que seja necessário. Meu maior sonho era ter uma família e com essa pessoa, me sinto mais desgastada e triste, tomando desgosto por certos segmentos da vida. Não posso fazer nada pra ajudá-la e se eu permanecer nessa união, sinto que quem vai desmoronar sou eu. É uma situação muito difícil e ninguém quer passar por ela, ninguém sabe o que me dizer. Ah, se eu pudesse voltar no tempo…

    5. Eu vejo aqui mais comentários de mulheres , então para todas as mulheres , os homens gostam de verdade , eles perdoam , eles esquecem e não ficam atormentados com certas situações, não estou colocando traições ou coisas pesadas , mas eu vejo que as mulheres guardam muito rancor , ódio e a partir disso não conseguem mais levar a situação, relaxem , quando o homem gosta de você ele gosta de verdade, eu tomei um pé na bunda por algum desses motivos e estou arrasado pois eu a amava de verdade , então mulherada , mais amor e mais empatia .

    6. Eu estou passando por um momento muito difícil! Iniciei um relacionamento onde a pessoa dizia me amar, eu no começo tive medo mas acabei me entregando, sempre fui sincero da realidade que estava passando pois estava trabalhando home office e aquilo estava me fazendo mal, e o salario tbm não era bom, sempre quis dar o melhor a ela porém não tinha condições isso me doía muito, ela nunca deu bola pra dinheiro mas eu me sentia a pior pessoa do mundo por não conseguir dar o que ela merecia. O relacionamento começou a ir por água abaixo, ela acabou terminando, eu sofria muito pois gostava dela muito, e passado quase 2 meses ela já tem outro e apresentou pras crianças. A dor é tremenda sabe dói demais demais. Eu só quero me recuperar sair disso

    7. Eu gosto de uma pessoa que tem história mal resolvida com a ex. Ele diz que me ama e que não tem mais nada com a ex mas sei que ainda ama a ex e só não está com ela porque ela não pode dar um filho para ele. Ele me engana o tempo todo e me sinto muito insigura. Já terminei várias vezes mas sempre acabamos voltando porque ele vem a trás de mim para dizer o quanto sente a minha falta e bla bla bla. Só que agora estou decidida a tirar ele da minha vida para sempre mas está sendo muito difícil, tenho medo de sofrer e ao mesmo tempo quero mandar ele para o espaço porque não aguento mais tanta mentira e tanto fingimento. Eu só quero paz na minha vida e quero estar feliz mas estou tão dependente dele emocionalmente que não consigo ser feliz sem ele. Está doendo muito e não sei o que fazer. Alguém me ajuda por favor?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.