o que fazer para esquecer uma pessoa

Como esquecer uma pessoa? 12 dicas da psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Frases e mensagens, Terapias

Talvez você ou alguém muito próximo já tenha passado por um relacionamento difícil. Muitas pessoas ainda sentem dificuldade para esquecer um amor antigo e por isso nós fizemos uma lista para superar alguém. Confira 12 dicas sobre como esquecer uma pessoa.

Dica 1: corte a comunicação

A primeira dica que nós damos sobre como esquecer uma pessoa é que você corte a comunicação com o ex. Seja pessoalmente, por redes sociais ou telefone, manter contato após o término só reabrirá as suas feridas. Muitas pessoas ignoram essa etapa e podem ter recaídas, deixando de lado a sua cura emocional para reconquistar o ex.

Caso a pessoa não corte a comunicação, dificilmente esquecerá esse amor, mesmo que a relação o magoe. Além disso, é preciso que você se desfaça dos objetos e presentes que ele te deu e ainda causem comoção.

Dica 2: evite não pensar nele

Apesar de parecer confuso, se esforçar para não pensar no ex fará com que você pense nele sempre. Segundo psicólogos, quando nós nos esforçamos para esquecer o ex conseguimos o efeito contrário. Ou seja, quanto mais você não tentar pensar nele, mais o ex aparecerá na sua mente.

Pensar naquela pessoa é algo normal quando nós queremos superar um relacionamento que não deu certo. Ainda assim, não intérprete um sonho que teve com ele ou uma lembrança como sinal para recaídas.

Dica 3: dê atenção para você mesmo

Na busca para entender como esquecer uma pessoa um indivíduo pode desenvolver vícios por causa do estresse. A fim de lidar com o cansaço e ansiedade, se estiver passando pela situação, você deve descansar e relaxar. O término de uma relação é uma transição importante que deve ser feita com saúde e paciência.

Dica 4: fale com alguém de confiança

Desabafar com um amigo de confiança pode ajudar uma pessoa a superar as suas inseguranças. Conversar favorece para descobrir como esquecer totalmente uma pessoa porque facilita o entendimento das tensões e ansiedades que ela desenvolveu. Tente compreender os seus sentimentos a fim de enxergar o momento com outra perspectiva.

Dica 5: inspire-se em quem já superou

Provavelmente a maioria de nós terá algum problema para superar o término de um relacionamento. Segundo a Dra. Kelly McGonigal, nós devemos nos inspirar em pessoas que admiramos e que passaram por situações parecidas. Desse modo, nós podemos sentir motivação ao compreendermos como tal indivíduo superou a separação.

Você pode encontrar referências em:

  • Sites e blogs. Existem canais criados especificamente para os assinantes aprenderem a ter relações saudáveis, inclusive sobre o término delas.
  • Vídeos ou postagens em redes. Sendo um meio rápido de comunicação, nós sempre teremos alguma dica de alguém sobre como esquecer uma pessoa
  • Conselho de amigos. Se algum amigo íntimo seu passou pela mesma situação tente se inspirar na reviravolta que ele conseguiu
Leia Também:  Mensagens de meus sentimentos e meus pêsames

Dica 6: seja paciente com sua dor

Ainda que não pareça, você vai superar a dor que sente por causa do término. Para tanto é necessário que você respeite a sua dor e viva esse processo de separação com calma. Enquanto tenta superar alguém tente investir em atividades prazerosas e busque apoio dos amigos mais próximos.

Ademais, não se compare com alguém que conseguiu superar o ex rapidamente. Dê tempo para a sua mente processar o rompimento de modo maduro e responsável.

Dica 7: foque no presente

A sétima dica sobre como esquecer totalmente uma pessoa é não imaginar um futuro juntos ou se apegar ao passado. Um erro comum é imaginar realidades que não podem acontecer em vez de focar no presente e seu amadurecimento. Ademais, é preciso entender as razões pelas quais vocês terminaram, analisando como vocês já não estavam bem.

Dica 8: lembre das falhas do ex

A respeito do que fazer para esquecer uma pessoa procure pensar nas falhas e atitudes negativas dela. Você pode evitar recaídas ou imaginar uma relação perfeita se lembrar de tudo o que não gostava no ex. Não citamos esse ponto para você odiá-lo, mas, sim, para refletir sobre como vocês não se encaixam.

Dica 9: invista no que você gosta

Enquanto cicatriza o seu coração você pode manter a sua mente focada nas atividades que você gosta. Por exemplo, por que você não resgata hobbies antigos ou descobre novas atividades que te causem prazer? Além da sensação de conquista, quem quer superar alguém pode encontrar novos propósitos e realizações que não envolvam o ex.

Dica 10: não seu culpe

Um equívoco bastante comum entre algumas pessoas é pensar que a culpa do término é unicamente dela. Nós somos seres humanos com falhas e ambições naturais e por isso somos passíveis ao erro. Além disso, as incompatibilidades de uma relação podem afastar as pessoas naturalmente.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Assim, evite pegar toda a culpa da separação se o outro te causou algum mal. Evite também sentir culpa caso não tenha correspondido as expectativas de alguém.

    Dica 11: simpatia

    Na busca para superar um antigo amor algumas pessoas recorrem a simpatia para esquecer uma pessoa. Um exemplo de simpatia bastante conhecido é:

    • escrever o nome completo da pessoa a ser esquecida em um papel branco;
    • jogar o papel na água e repetir a seguinte frase três vezes: “Nas curvas deste rio, entulhos estão parados. Você foi na minha vida como um tronco atravessado. Na correnteza da vida, agora você é passado”

    Como as simpatias envolvem questões pessoais, especialmente de fé, algumas pessoas não acreditam nesse método. Contudo, tente observar essa técnica como um exercício mental para esquecer um ex. Afinal, escrever sobre ele e descartar o nome tem um valor simbólico de superação e esquecimento.

    Dica 12: oração

    Além da simpatia, muitos indivíduos também recorrem a oração para esquecer uma pessoa. Em suma, se trata de um exercício mental para afastar vínculos afetivos com um ex-amor da sua rotina. Dito de outra forma, é uma meditação para que a pessoa se livre da dor que sente enquanto cuida das emoções e cotidiano.

    Considerações finais sobre como esquecer uma pessoa

    Ainda que seja complicado, descobrir como esquecer uma pessoa será benéfico a um indivíduo. É quando nós estamos separados que podemos nos conectar conosco e ouvir os próprios desejos. Com a mente mais limpa somos capazes de nos aconselhar e amadurecer como seres humanos.

    Leia Também:  O que é Cyberbullying? Conceito, exemplos, como evitar?

    Se você está nessa situação jamais acredite que esse sofrimento será eterno. Provavelmente os primeiros dias de término serão difíceis, mas logo você encontrará o que precisa para superar alguém.

    Uma ótima dica sobre como esquecer uma pessoa está em nosso curso online de Psicanálise. Além de desenvolver o seu autoconhecimento, o curso te ajudará a lidar melhor com essa fase de mudanças. Entre em contato conosco e descubra como transformar a sua vida para melhor.

    10 thoughts on “Como esquecer uma pessoa? 12 dicas da psicologia

      1. Força Zilda, também estou passando por isso e difícil doi muito, mas paciência que você supera!

        1. Pois sim Emerson, Zilda e Jody, é muito difícil, só sabe quem passa, mas vamos conseguir! Desejo que também consigam!

    1. TB tou passando por isso a dez dias e muito ruim, seguir essas dicas aí, ainda fico mandado mensagens pra ela

    2. Eu estou saindo de um relacionamento de 6 anos com minha esposa por motivos de separação da parte dela, tipo é uma separação que me deixa confortável de saber que o pivô da separação não foi eu, apesar de termos duas filhas e eu está com um medo enorme de ter uma recaída. Afinal minha cabeça esta uma pilha de nervos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *