Como fazer hipnose e auto-hipnose?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Criticada por muitos desde o seu início, a hipnose vem quebrando barreiras e mostrando a uma pessoa que ela tem mais escolhas para se conhecer. A partir dela, podemos reformular o nosso padrão de pensamento e alcançar melhoras em nossas vidas. Veja qual de fato é o procedimento e como fazer hipnose, garantindo bem-estar à sua vida.

O que é a hipnose?

Embora cada um possua uma visão para isso, hipnose é um estado de consciência onde o indivíduo fica suscetível a sugestões. O hipnotizado acaba entrado em um estado semelhante ao sono, onde sua consciência se afasta desse plano de realidade. A partir daí, ele se torna mais suscetível a receber sugestões.

Através de uma linguagem única, um terapeuta pode alterar o modo como você percebe esse domínio de existência. Com isso, fica mais fácil com que você supere seus medos, traumas e até vícios, aprendendo a lidar com isso positivamente. Dessa forma, o estresse e a ansiedade não se tornam mais um problema para você.

Cabe ressaltar que um indivíduo hipnotizado não fica a mercê do terapeuta. Mesmo estando mais receptivo mentalmente, isso não permite que alguém use esse estado em benefício próprio. Quem se submete a uma sessão de hipnose não é obrigado a fazerem tudo o que pedem. Você pode negar e sentir desconfortável com a ação.

Como funciona

A hipnose é desenvolvida diretamente no campo da Psicologia. A ideia é que ela construa uma ponte entre nosso consciente com o inconsciente. Com isso, conseguimos alterar a forma como o cérebro recebe alguns estímulos e experiências. Até os seus sentimentos entram em jogo, visto que também são acessíveis.

As defesas que a sua mente consciente constrói passam a afinar e se abrir ao procedimento. Por conta disso, aqueles pensamentos e ideias tidas como ridículas são melhores enviadas ao inconsciente. Como não há uma rejeição de nossa mente consciente, não existe um filtro. Sem barreiras, não há julgamentos ou receios a alguns pensamentos.

Sem o seu poder de dedução ou julgamento, a mente ganha a habilidade de ressignificar memórias específicas. A principal ferramenta para isso é a sugestão feita pelo terapeuta. Ele sabe que todo o ser humano é sugestionável e conhece os caminhos para alcançá-lo.

Benefícios

Quando aprender a como fazer hipnose, terá uma munição a mais contra as dores que carrega. Através do procedimento, podemos enfrentar algumas situações que antes pareciam inconcebíveis. Conseguimos potencializar nossas aptidões e evitamos comportamentos que nos prejudicam. Em geral, passamos a:

Ficar focados

Durante o processo, limpamos a nossa mente de objetos que pouco agregavam valor. Era por conta deles que não conseguíamos nos concentrar, por exemplo, o que defasava nosso rendimento em algumas tarefas. Assim, sem sua interferência, nos mostramos mais atenciosos, concentrados e com memória precisa.

Autoestima

É comum cometermos o erro de não nos valorizar. Isso porque acreditamos que não valemos a pena, nos depreciando sem um motivo realmente aparente. Quando aprender como fazer hipnose, juntará os estilhaços de sua imagem e passará a gostar mais de si mesmo.

Timidez

Seja por N motivos, nos sentimos desprotegidos quando precisamos nos expor para outros indivíduos. Acreditamos veementemente que seremos julgados e condenados por qualquer erro eventual que cometermos. De modo simplório, há uma ansiedade em errar para mostrar que está certo. Com a terapia, você ganha uma blindagem e passa a se sentir confortável com outras pessoas.

Como fazer

A hipnose e auto-hipnose podem ser feitas de acordo com diretrizes básicas de relaxamento. Para aprender como fazer e hipnose e auto-hipnose, tenha em mente caminhar por uma rota construtiva. Assim, isso significa que você deve dar um passo após o outro para entrar no processo corretamente. Começa pela:

Preparação

Sente-se em um local confortável, evitando deitar para que não corra o risco de dormir. Centre-se em uma respiração profunda, mirando os seus olhos a um ponto específico. Em seguida, utilize do mantra “estou com os olhos cansados e a mente pesada, estou entrando em hipnose neste momento”. É por meio dele que preparará sua mente.

Relaxamento

À medida em que seus olhos pesarem, fuja do mundo externo e tente relaxar. Enquanto faz uma contagem regressiva de cinco a zero, solte o seu corpo. Nesse momento, sua mente já está apta a receber sugestões comportamentais. Utilize-se de condicionamentos positivos para moldar sua mente de forma construtiva.

Finalização

Para sair desse estado, conte repetidamente até cinco e diga para si que sairá desse estado, retomando sua consciência externa. Com isso, abra os olhos vagarosamente, estique os seus membros e respire devagar. Deixe que a sonolência se esvaia e o seu raciocínio volte ao ritmo de antes.

Leia Também:  Ficar na defensiva: como entender em psicanálise

Reações

Cada indivíduo reage de modo particular ao procedimento terapêutico. Para alguns, foi alcançado um estado onde a atenção se mostrava mais concentrada. Contudo, outros denunciavam um estado onde o relaxamento e a calma prevaleciam. Independente disso, todos afirmam como o processo é bastante benéfico e agradável.

Cabe ressaltar que isso não é um fórmula para dormir ou atingir um estado de inconsciência. Durante a hipnose e auto-hipnose conseguimos perceber o que está acontecendo ao nosso redor. Dessa forma, somos capazes de produzir reflexos precisos. É por isso que um hipnotizador não consegue o que bem quer de nós.

Lembre-se: mesmo quando souber como fazer hipnose e for hipnotizado, tenha em mente que estará consciente e no controle das ações. Pense que se trata de um estado inofensivo e bastante natural. Assim, a partir do momento que sentir que precisa encerrar a sessão, pode sair do transe.

Considerações finais: Como fazer hipnose

Aprender a como fazer hipnose e auto-hipnose pode mudar o rumo de sua vida. Imagine ter uma ferramenta capaz de mudar a sua estrutura cerebral a fim de obter resultados melhores? A hipnose é capaz disso, construindo uma imagem nova sobre a antiga.

Assim que aprender o método, o teste em si mesmo e comprove os resultados. Faça o caminho mostrado linhas acima e não tenha medo do que irá encontrar quando despertar. Até a forma como visualiza o mundo mudará.

Além da hipnose, já experimentou a Psicanálise? Graças a essa ferramenta, milhares de pessoas estão se encontrando e decidindo um novo rumo para suas vidas. É como reconstruir a sua vida, eliminando o que te atrasa.

Nosso curso de Psicanálise Clínica é acessível a qualquer pessoa, independente da formação acadêmica. São aulas online e imersas no melhor conteúdo psicanalítico do mercado. Muitos dos melhores professores da área compõem nossa equipe, o que explica a excelente atuação dos alunos após formados. Ao fim do curso, recebe terá em mãos um certificado original e válido em todo o Brasil.

Descubra por si só como a Psicanálise muda vidas. Você terá um poder de ajudar muito maior do que apenas aprendendo como fazer hipnose. Faça o nosso curso!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *