como se auto conhecer

Como se autoconhecer: 10 dicas da Psicologia

Posted on Posted in Comportamento

À medida em que nós alcançamos equilíbrio interno, também aprimoramos o nosso autoconhecimento. Além disso, logo que nós aprendemos a nos conhecer, também compreendemos melhor o que somos capazes de realizar. A seguir, nós ensinaremos a você como se autoconhecer em 10 passos garantidos.

1. Questione-se

Você aprende como se autoconhecer por meio de perguntas a respeito de si. Você jamais deve ter vergonha de se perguntar quais os seus desejos, medos e sonhos. Por essa razão, se pergunte:

  1. O que te motiva todos os dias?
  2. Qual a sua maior habilidade?
  3. Quais são as suas maiores conquistas?
  4. O que você pode melhorar?
  5. Quais os seus pontos fracos e fortes?
  6. Quais são os seus sonhos na vida?

Se possível, que tal você procurar uma ajuda externa? Afinal, você aprenderá bastante com a ajuda de um analista ou coaching pessoal.

2. Tenha experiências diferentes

Nós devemos sair da zona de conforto a fim de nos autoconhecer. É provável que muitas pessoas nunca tenham percebido o próprio potencial porque não se arriscam. Como resultado, elas aprendem pouco e não sabem lidar com mudanças.

Se for o seu caso, jamais tema experimentar situações novas. Desafie-se, de modo que você permita seu enriquecimento pessoal e acredite mais em si. Assim que você se permitir experimentar o novo, o que era antigo parecerá pequeno.

3. Descanse

Muitas pessoas vão ao limite porque sobrecarregam a saúde física e psicológica. Já que nós vivemos para o trabalho, quase sempre nos deixamos em segundo plano. Segundo especialistas em desenvolvimento pessoal, se você quer aprender como se autoconhecer, é necessário ficar mais off-line do mundo.

Você vai se ouvir mais, de modo que compreenda as suas necessidades e descanse o corpo e mente. Que tal você fortalecer o corpo e a mente com atividades, leituras e mais momentos de prazer? Organize o seu tempo, pois assim você terá mais liberdade para cuidar de si mesmo.

4. Medite

Com a ajuda da meditação você irá se autoconhecer em pouco tempo. Segundo especialistas, a meditação tem o incrível poder de equilibrar nossas funções físicas e mentais. Ou seja, enquanto você se conhece, também cuida da saúde do corpo.

Os maiores benefícios da meditação são:

  1. Aprimoramento da sua intuição e percepção sensorial;
  2. Aumento da concentração, onde você consegue se autoconhecer mais;
  3. Diminuição da ansiedade e estresse;
  4. Diminuição das dores e tensões;
  5. Fortalecimento do seu sistema imunológico;
  6. Melhora da sua criatividade.

5. Seja grato por si

É provável que você, assim como muitas pessoas, dê bastante atenção aos problemas. Afinal, você se preocupa com o que pode dar errado e trazer prejuízos para sua vida. Contudo, que tal você prestar mais atenção nas suas conquistas e vitórias até aqui?

Nós imaginamos que talvez seja difícil reparar no que há de bom se existem dificuldades. Entretanto, você deve ter mais calma e analisar o momento a fim de perceber suas realizações. Assim, você precisa exercitar a gratidão por si mesmo e tudo o que já conquistou.

Sempre que possível, se pergunte o que conquistou de positivo na vida. Em seguida, você reconhecerá os seus talentos, mesmo que sejam coisas simples do cotidiano. À medida que você agradecer por seus atributos, você entenderá melhor como se autoconhecer sem problemas.

Leia Também:  Não conte seus planos: mitos e verdades deste conselho

6. Escute-se

Você, talvez, peça a opinião das outras pessoas para te ajudar em alguma situação da sua vida. Sempre é bom que nós contemos com amigos de confiança para nos dar apoio. Entretanto, você não pode deixar que as impressões dos outros a respeito de você superem suas próprias opiniões.

Sendo assim, que tal você confiar mais em si e aprender a se escutar? A princípio não é fácil, pois nós duvidamos da nossa própria capacidade. Todavia, você precisa se escutar mais a fim de se autoconhecer e descobrir seu potencial.

Logo:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    1. Aja da maneira que você acredita ser a melhor, não como os outros esperam;
    2. Não se preocupe com o que pensam de você, pois você não tem obrigação de agradar as pessoas;
    3. Valorize sua opinião e acredite mais em si.

    7. Anote as suas ideias

    Você entenderá melhor como se autoconhecer assim que escrever as suas ideias no papel. Sempre que você tiver ideias, pensamentos ou dúvidas, escreva esses momentos e reflita a respeito. Além de você organizar os seus pensamentos, é provável que aprimore a sua criatividade.

    Além disso, quando nós escrevemos nossas ideias no papel damos mais atenção ao subconsciente. Dessa forma, nos conectamos com a parte oculta da nossa mente e descobrimos coisas inesperadas sobre nós mesmos.

    8. Faça psicoterapia

    Assim como outras pessoas, você deve viver uma rotina bastante agitada com várias responsabilidades. Como resultado, é provável que você se sinta mais cansado e ansioso na vida. Se for o caso, por que você não procura o auxílio de um psicoterapeuta?

    Por meio da psicoterapia você cuida da saúde, previne problemas e recebe orientação profissional. Dessa forma, você aprende como se autoconhecer e refletir a respeito da sua vida e sobre o presente.

    9. Não tenha medo de mudar de opinião

    Se você quer saber como se autoconhecer precisa considerar a mudança de algumas opiniões. Pessoas maduras sempre reconhecem as próprias limitações e estão dispostas a mudar quando necessário.

    Portanto, você nunca deve ter vergonha de mudar de ideia ou rever hábitos antigos. Autoconhecer-se leva algum tempo, mas você descobrirá que a mudança e aprendizado são processos enriquecedores.

    10. Diga não

    A fim de agradar os outros, nós abrimos mão das nossas opiniões, vontades e atitudes. Embora você deva demonstrar bondade, jamais permita que seus desejos sejam anulados para agradar alguém. Sempre que for necessário, diga “não” sem medo de que abandonem você.

    Você questionará as pessoas quando necessário e demonstrará a sua vontade quando discordar de algo. Ainda que pareça uma postura agressiva, você dizer “não” quando precisa é um ato de amor próprio. Mesmo assim, você nunca deve ser grosseiro ou egoísta, somente claro quando não quiser fazer algo.

    É provável que negar o pedido de alguém te ensine como se auto conhecer. Afinal, é nesse momento que você observará a sua resiliência e capacidade de tomar decisões.

    Considerações finais sobre como se autoconhecer

    Para garantir o seu crescimento pessoal, você precisa aprender como se autoconhecer. Afinal, investir no próprio crescimento é uma ótima maneira de construir o seu futuro. Com as nossas dicas você dará o primeiro passo para descobrir quem é de verdade.

    Leia Também:  Medo de Amar: 5 explicações da Psicologia

    Mesmo que pareça difícil, você não deve desistir de conquistar o autoconhecimento que procura. Apesar do tempo que será necessário, você evoluirá bastante e será capaz de realizações grandiosas. Sendo assim, você deve aproveitar o quanto antes as conquistas de se autoconhecer.

    Para você saber como se autoconhecer de verdade, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise. Com o nosso curso você desenvolverá o seu autoconhecimento e liberará o seu potencial. Garanta já a sua vaga e descubra como transformar o mundo à sua volta.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *