Conceito de Comunidade: dicionário, sociologia e psicologia

Posted on Posted in Conceitos e Significados

O conceito de comunidade no dicionário não possui um só significado. No geral, é um grupo social cujos membros partilham de especificidades em comum.

Podendo estas serem heranças históricas, movimentos culturais, tipo de governo iguais em seu círculo. Dessa forma, isso define o conceito de comunidade relacionado ao lado social.

Qual é o conceito de comunidade?

O conceito de comunidade, além de possuir uma concepção social, também tem aspectos diversos, a depender de um contexto do qual ele é estudado.

Desse modo, de maneira mais simples, a comunidade é uma região habitada por um grupo de pessoas que detém particularidades que são iguais entre todos que estão a compondo. Isto é, há algo ali que é da natureza ou da preferência de todas as pessoas.

Tendo isso em vista, esse conceito de comunidade está atrelado ao compartilhamento de interesses em comum, por exemplo, além de outros fatores, como os citados anteriormente. Logo, quando se pensa em comunidade, entende-se que é um coletivo de indivíduos que possuem, também, características conjuntas e além de outras questões como: 

  • preferências;
  • necessidades;
  • condições;
  • crenças;
  • identidades;
  • recursos, etc.

Nessa perspectiva, pode-se citar como alguns dos exemplos, comunidades religiosas, comunidades empresariais, comunidades de trabalhadores, comunidades de estudantes, comunidade de militantes etc. Tais coletividades possuem bases ou princípios que os tornam parte de um mesmo campo que define o que os une.

Conceito de comunidade resumo

Tipos de comunidades

Há diversos tipos de comunidades, elas podem se caracterizar como algo global, nacional, regional ou social, por exemplo. Assim sendo, para definir um tipo de comunidade, é necessário pensar qual é o sentido que se está buscando entender. Ou seja, é preciso delimitar aquilo que você quer enxergar como comunidade.

Posto isso, estão presentes entre o conceito de comunidade diversificados tipos, como, por exemplo:

  • grupo de nações que dividem um mesmo hemisfério (Ocidente ou Oriente);
  • grupo de pessoas do mesmo sexo que partilham de mesmas condições biológicas e históricas;
  • agrupamento de populações que interagem e ocupam uma mesma área na natureza (como uma comunidade de formigas).

Nesse ponto de vista, o que caracteriza esses grupos como tipos de comunidade são seu parentesco em algum aspecto. Por essa razão, existem inúmeras categorias, que podem variar tanto em aspectos relacionados a seu país, como em questões de individualidades em comum.

Definição da palavra comunidade

“Comunidade” é uma palavra que, etimologicamente, é derivada do latim communitas, que significa o mesmo. Communitas, por sua vez, vem de communis, que evidencia algo que é comum, público e compartilhado por todos ou por muitos seres.

Desse modo, o prefixo con- (que quer dizer juntos) combinado o sufixo munis (que tem o sentido de execução de serviços/trabalhos) definem o que hoje entendemos como comunidade. Portanto, essa terminologia faz sentido quando passamos a pensar sobre peculiaridades, natureza e sinais conjuntos em alguma população.

Algumas comunidades humanas

Existem diversas comunidades entre os seres humanos, algumas estão relacionadas a fatores genéticos, outras a fatores sociais, além de fatores geográficos, históricos e religiosos. Dessa forma, é possível saber que a sociedade toda é composta por populações que, entre si, possuem as suas comunidades.

À vista disso, como referências de comunidades de seres humanos, podemos citar: 

  • comunidades de cultura, que incluem subculturas, etnias e identidades; 
  • geográficas, que dizem respeito a bairros, vilas, cidades, regiões;
  • comunidades políticas, que correspondem a pessoas com um mesmo interesse político;
  • organizações, que estão vinculadas a redes de associações profissionais entre outros.

Além disso, é sabido que há outros diversos tipos de comunidade, estes que fogem do campo humano, como os relacionados à ecologia, à fauna, à flora, etc. Desse modo, entende-se, então, que o mundo todo é dividido em comunidades, de seres humanos ou de outros seres vivos.

Conceito de comunidade na sociologia

Entrando na perspectiva da sociologia, o conceito de comunidade é trabalhado de forma bastante ampla. Por esse ângulo, nos estudos feitos pelas ciências sociais, antes de tudo, comunidade é um coletivo de pessoas que interagem entre si mesmas. 

Depois dessa primeira delimitação, em segundo lugar vem uma interação, definida dentro de um território geográfico, isto é, um espaço dividido por um mesmo grupo. Em terceiro e último lugar, os indivíduos definidos nos aspectos citados acima fecham-se no compartilhamento de valores em comum, conforme a sociologia.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Conceito de comunidade na psicologia

    Primeiramente, vale ressaltar que a psicologia possui um leque de possibilidades em relação às abordagens, métodos de atuação, de pesquisa, etc. Quando pensamos em comunidade na psicologia, se aprende o trabalho da psicologia comunitária.

    Nesse sentido, há uma diferença entre a psicologia comunitária e as outras maiorias da mesma área profissional. O que as diferencia é o fato de a primeira, a psicologia comunitária, trabalhar com a noção do coletivo. A segunda, por sua vez, se concentra em indivíduos isolados.

    Por essa razão, o conceito de comunidade na psicologia, ainda que oriundo, também, da sociologia, possui características diferentes. Isso ocorre porque a comunidade é vista como um campo em que forças políticas ou sociais atuam diretamente na vida dos sujeitos que a compõem.

    Conceito Comunidade Revisão

    A diferença entre ambos conceitos de comunidade

    No que diz respeito às questões que diferenciam ambos os conceitos, pode-se ressaltar principalmente a intenção de estudo, ou seja, qual é o objetivo de “investigação” de cada um. 

    Antes de tudo, enquanto o conceito de comunidade para sociologia é visto de maneira ampla, relacionado a questões também históricas e geográficas, para a psicologia o sentido é diferente. 

    Por exemplo, a psicologia comunitária estuda a comunidade como um contexto dentro do qual as pessoas e suas relações funcionam na sociedade. Isto é, entende-se a comunidade como um local em que indivíduos dividem um mesmo espaço, com perspectivas, identidades ou causas e lutas em comum. 

    Entretanto, esse espaço dividido, é estudado a fim de analisar a qualidade de vida dessas pessoas, além de fatores em comum que se apresentam em sua individualidade. Logo, para a psicologia, a comunidade é observada com a intenção de estabelecer uma relação entre as questões que a integra. 

    Desse modo, psicologia comunitária tem como intenção promover uma autonomia, um empoderamento nas pessoas que constituem uma comunidade marginalizada. Assim sendo, seus princípios estão atrelados a procedimentos de mudanças dos problemas sociais e emocionais daquele mesmo grupo. Para que, assim, traga um processo de domínio dessas pessoas sobre si mesmas.

    Outros fatores também importantes são as atuações no campo da saúde pública, da luta antimanicomial, da justiça social às populações que são marginalizadas, etc. 

    Pontos em comum do conceito de comunidade para psicologia e sociologia

    Em suma, é possível compreender que os dois conceitos possuem em comum a noção de um grupo de pessoas que compartilham algo. Por esse motivo, o da sociologia abriu espaço para novas movimentações no conceito, movimentações essas que variam de estudo para estudo.

    Se tiver dúvidas sobre o conceito de comunidade, deixe seus comentários na caixinha logo abaixo. Teremos o maior prazer de conversar com você sobre o assunto.

    Leia Também:  Desilusão: significado no dicionário e na psicologia

    Por fim, se gostou deste artigo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais, isso nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.