definição de trabalho

Conceito de Trabalho no dicionário e na sociologia

Posted on Posted in Psicanálise e Sociedade

O conceito de trabalho envolve algo além de simplesmente exercer atividades que exigem esforço, físico e/ou intelectual e receber um salário. Tudo envolve uma questão de desenvolvimento da sociedade, desde a antiguidade.

Assim, o conceito de trabalho mudou, gradativamente, no decorrer da história da humanidade. De antemão, na sociedade em que vivemos hoje, o trabalho é essencial para se viver em sociedade, em suas mais diferentes carreiras. Porém, no passado, determinados trabalhos eram desumanizados e degradantes, como na época da escravidão.

Desse modo, importante você entender como as relações de trabalhos se alteram com o tempo. Com enfoque para a teorias criadas a partir da Revolução Industrial, que perdurou durante os séculos XVIII e XIX. Que, sobretudo, alterou o processo de produção do trabalho, em seu aspecto social e econômico.

Significado de trabalho no dicionário

No dicionário, o significado da palavra trabalho se relacionada ao conjunto de atividades que o homem exercer para um determinado fim, utilizando-se de processos produtivos ou criativos.

Além disso, também significa, na acepção do termo, a atividade profissional regular, que, em contrapartida, possui remuneração ou salário.

O que é trabalho?

A atual explicação sobre o que é trabalho tem forte relação ao conceito de trabalho de Karl Max, criado durante a Revolução Industrial. Ou seja, o trabalho é a atividade que o ser humano produz para sua própria subsistência.

Em suma, trouxe a ideia de que as pessoas não existem em razão do trabalho, porém, necessidade dele para permanecerem vivos. Assim, até os dias atuais, na ciência econômica, vê-se o trabalho como o esforço físico ou mental para executar um processo produtivo.

Consequentemente, em razão desses esforça, há remuneração em dinheiro, comumente por meio de um salário mensal. Neste ínterim, existem inúmeras carreiras profissionais para exercício do trabalho, e, a maioria, possui se relaciona a processos produtivos e compensações financeiras.

Conceito de trabalho na Antiguidade e na Idade Média

Nesta fase da humanidade, o trabalho braçal era inferiorizado, considerado, em comparação ao trabalho intelectual, degradante. Nesse sentido, a estrutura desta sociedade era composta da seguinte forma:

  • 1° Estado: clero, que, basicamente, tinha como função somente rezar;
  • 2° Estado: nobreza;
  • 3° Estado: burguesia, trabalhadores manuais, que realizam a produção, chamados também de camponeses.

Entretanto, com o surgimento do capitalismo na Revolução Industrial, em meio a manifestação popular, houve a ruptura dessas instituições feudais, por exemplo. Trazendo, então, direitos e deveres às partes nesta relação de trabalho, ao que hoje chamamos de direitos trabalhistas.

Conceito de trabalho atualmente | Áreas do conhecimento

O mercado de trabalho de hoje é resultado de um conjunto de alterações sociais, sendo o trabalho caracterizado por dois lados. Ou seja, as pessoas são livres para o exercício das suas atividades laborais e, em contrapartida, têm o direito de serem remunerados, financeiramente falando.

Em outras palavras, como dito anteriormente, o marco para alteração do conceito de trabalho se deu com a Revolução Industrial. Pois, foi a partir daí que o trabalho passou a funcionar como uma forma de produto que seria vendido em troca de uma remuneração ou salário.

Conceito de trabalho na Sociologia | Revolução Industrial | Mudanças nas relações sociais

Autores clássicos da sociologia, trouxeram teorias que mudaram as relações sociais acerca do conceito de trabalho, logo após a Revolução Industrial. Max Weber (1864-1920), Karl Marx (1818-1883) e Émile Durkheim (1858-1917), grandes nomes da sociologia, trouxe questões de como o trabalho interfere na sociedade.

Desta maneira, de maneira sucinta, veja como suas teorias acerca do conceito de trabalho:

Émile Durkheim (1977)

Em síntese, Durkheim entende o trabalho como um fato presente em todas as sociedades, existindo uma divisão social, trazendo lógica para a ascensão capitalista. Assim, o trabalho cria uma interdependência entre as pessoas, ou seja, umas pessoas, de acordo com suas habilidades, precisam umas das outras para sobreviverem.

Karl Marx (1998)

Ao passo que, para a teoria de Marx, o trabalho é o serviço em que a pessoa usa de sua força para produção de meios para o seu sustento. Para tanto, cria formas de modificar o meio em que vive, alterando sua natureza, fato este que lhe difere dos animais. Ao contrário de outras teorias, para Marx, o capitalismo era negativo, pois trazia um conflito entre classes sociais.

Leia Também:  Hábitos Alimentares: significado e quais são saudáveis

Max Weber (2004)

Em suma, para Weber, o trabalho dignifica o homem, mais sob uma visão religiosa. Então, para sua teoria, o conceito de trabalho tinha acepção no comportamento humano, como uma forma de glorificação a Deus, tornando-o essencial às pessoas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Afinal, qual conceito de trabalho na atualidade?

    Contudo, você pode verificar que o conceito de trabalho se sobrepõe a acepção do termo que entendemos como relação de emprego, empresa e funcionário. Sendo o trabalho um conjunto de fatores que se alteram no decorrer do desenvolvimento das relações sociais.

    Hoje, vivemos, em sua maioria, em sociedades capitalistas, onde o exercício das atividades profissionais são valorizados e dignificantes, conforme as habilidades e capacidades de cada pessoa. Fato este que muito difere do empregado na antiguidade e, em tempos não muito remotos, antes da Revolução Industrial, entre os anos de 1760 e 1840.

    Então, você gostou de saber mais sobre as mudanças sociais e abrangência do conceito de trabalho? Possivelmente se pode verificar que, sobremaneira, as relações sociais evoluíram, gradativamente, através da forma como o homem, diante de sua inteligência, conseguiu se adaptar em suas relações sociais.

    Nesse sentido, envolve questões que se sobrepõe aos aspectos do trabalho braçal e poder entre minorias, que dominavam o poder, principalmente, sobre critérios hereditários. Atualmente, as pessoas podem se desenvolver livremente, esforçando-se para atuar no que melhor se adaptar às suas características pessoais.

    Se você se interessou em saber mais sobre o comportamento humano e como a sociedade desenvolveu seus pensamentos, vale a pena conhecer nosso Curso de Psicanálise Clínica, que lhe trará diversos benefícios, dentre eles: Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho

    Por fim, se você gostou do artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar produzindo sempre conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.