efeito dunning kruger

Efeito Dunning Kruger: o que é, como nos afeta?

Posted on Posted in Comportamento

Não há problema algum em opinar sobre um tema se você tem propriedade o suficiente para argumentar sobre ele. Acontece que muitas pessoas costumam falar sobre variados assuntos acreditando que são peritos, quando na verdade não são. Por isso que hoje nós conversaremos sobre como funciona efeito Dunning Kruger e a forma como ele nos afeta.

O que é Efeito Dunning Kruger?

O efeito Dunning Kruger é um fenômeno comportamental que faz uma pessoa achar que pode falar sobre qualquer coisa, o que é uma inverdade. Descrito pelos psicólogos David Dunning e Justin Kruger, esse efeito diz respeito a pessoas que acreditam cegamente que possuem um preparo maior do que os outros para lidar com qualquer assunto.

Dessa forma, o portador da síndrome de Dunning Kruger costuma fazer escolhas ruins influenciadas por sua arrogância. Consequentemente, o indivíduo alcança resultados insatisfatórios em tudo o que faz por insistir numa sabedoria que não possui.

De acordo com Dunning e Kruger, a pessoa com essa síndrome sofre uma superioridade ilusória. Além de superestimar a si mesma, a incompetência que possui não permite que ela veja os seus próprios erros. Isso porque os psicólogos indicaram que o paciente não sabe lidar com os próprios fracassos e a realidade de não ser tão esperto quanto imagina.

O trabalho de pesquisa

Os psicólogos que descobriram o efeito Dunning Kruger usaram de testes de lógica, humor e gramática para avaliar os participantes. De acordo com os especialistas, a maioria dos indivíduos acabaram por superestimar o resultado dos testes na pesquisa. Em seguida, o experimento levou esses indivíduos a se qualificar nas áreas abordadas no teste.

Após ganharem mais conhecimento foi observado que a maioria dos participantes subestimou o quão bem foi no resultado dos exames. Em suma, o estudo revelou que, quanto maior a incompetência de alguém, menos a pessoa tem consciência disso.

Pilares

Graças aos estudos com o efeito Dunning Kruger que conclusões importantes foram tiradas sobre o fenômeno para posterior avaliação. Os tópicos mais importantes da pesquisa se concentram em:

Incapacidade

As pessoas incompetentes não conseguem enxergar a sua própria incompetência. Por conta disso, muitos indivíduos defendem que são alvos de injustiças constantes ao não conseguirem o que desejam. Além disso, anda que enfrentem as consequências dos erros cometidos pela falta de conhecimento, essas pessoas se consideram superiores intelectualmente aos demais.

Falta de reconhecimento

Mesmo que outras pessoas se mostrem mais competentes, quem possui a síndrome Dunning Kruger não reconhecerá esse fato. Tudo porque carrega uma opinião irredutível de que sempre sabe mais do que as outras pessoas. Caso você diga o contrário, ela é capaz de interpretar sua opinião como inveja ou desejo por roubar o “status diferenciado” que possui.

Deficiência cognitiva

A capacidade cognitiva desses indivíduos não processa a ideia de que não são sábios como pensam. Por mais que outra pessoa insista, eles não vão se convencer do contrário.

Teste

Quem convive com o fenômeno Dunning Kruger somente reconhecerá a própria incompetência se fizer um teste qualificatório de conhecimentos. Por meio do aprendizado uma pessoa pode entender que não é insuperável como imagina. A educação, como sempre, é um fator determinante para o desenvolvimento, percepção e mudança comportamental de qualquer indivíduo.

Qualquer pessoa pode ter o fenômeno Dunning Kruger

De acordo com pesquisadores, muitas pessoas se iludem a respeito das próprias capacidades cognitivas e intelectuais. Ou seja, acreditam que são melhores do que a maioria quando os fatos documentados provam o contrário. Por exemplo, um estudo feito com engenheiros de software revelou que 30% deles acreditava estar entre os 5% funcionários da empresa.

Leia Também:  O conceito de felicidade para Freud

Pesquisadores afirmam que, ao trabalhar a própria ignorância, um indivíduo se mostra capaz de se libertar das impressões equivocadas sobre si. Vale dizer que, antes de aceitar que não sabe de tudo, a pessoa pode passar vergonha ao transmitir uma inteligência que não possui. Como dito acima, a educação é libertadora na vida de qualquer indivíduo.

Os mais capacitados estão mais protegidos

Pessoas que possuem uma inteligência mais trabalhada têm menos riscos de sofrerem com o efeito Dunning-Kruger. Embora não signifique que uma pessoa inteligente subestime suas habilidades, ela consegue lidar com a ideia de que outros são tão espertos quanto ela ou mais.

Certamente você já percebeu que pessoas que falam bastante nem sempre sabem tanto de algo como afirmam. Infelizmente, dependendo da influência desses indivíduos, é possível que outras pessoas acreditem no que eles falam e defendem. Por causa disso que esse comportamento costuma ser desastroso, já que as consequências de ser um ignorante são terrivelmente sérias.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Quanto mais inteligente, imparcial e bem desenvolvido você for, menos será afetado por esse tipo de pensamento. Ao contrário do que muitas pessoas afirmavam, a ignorância não é uma benção, mas uma prisão pessoal.

Crenças

Pessoas que são afetadas pelo efeito Dunning Kruger não são tão vazias quanto se pode pensar à primeira vista. É correto afirmar, porém, a existência de crenças e certezas preconcebidas que afetam a sua capacidade de ver os próprios erros.

Os sentimentos, intuições e vivências frequentemente contribuem para uma pessoa acreditar que possui um conhecimento legítimo. Certamente convencer alguém a pensar o contrário é difícil caso você não dê algum conhecimento de verdade para ela.

As crenças pessoais limitantes são responsáveis por tornarem um indivíduo cego em suas próprias conclusões. Mesmo antes de conhecer algo, ele já possui uma ideia errônea e incompleta a respeito de determinado assunto. O problema aumenta quando essa pessoa passa a pensar que possui o dever de informar aos outros sobre o que acredita saber.

Há perigo no efeito Dunning Kruger?

Se o efeito Dunning Kruger não afetasse mais ninguém além do portador, ele não seria tão problemático. O problema surge quando as consequências desse comportamento afetam o mundo real e outras pessoas. Por exemplo:

Crises

Em entrevistas realizadas em 2012, pesquisadores constataram que 23% das pessoas falidas naquele ano se achavam especialistas em finanças. Tudo começou com investimentos e esquemas arriscados que influenciaram a crise financeira que afetou o mundo em 2008.

Assim sendo, é possível ter perdas financeiras ou profissionais porque alguém acreditou numa capacidade de raciocínio que não possuía. Imagine você confiar uma cargo importante para alguém que mente sobre as próprias habilidades. Certamente a chance de prejuízos em algum negócio aumentará por causa dessa pessoa.

Política

A política feita por esses indivíduos costumam levantar uma onda de alienação entre o público eleitor. Ou seja, um candidato com ideias equivocadas sobre a própria imagem e ideologia certamente atrairá e influenciará quem pensa de forma parecida.

Considerações finais sobre o efeito Dunning Kruger

Entender as implicações do efeito Dunning Kruger ajuda a evitar problemas de relacionamento ou falta de desenvolvimento pessoal. Todos nós temos de entender as nossas limitações e manter vivo o desejo pelo crescimento. Não há nada demais em admitir que não sabe de algo, desde que se disponha a ter mais aprendizados.

Leia Também:  O que é ser Altruísta para a Psicanálise?

Por isso que, mais uma vez, a educação se mostra uma ferramenta com incrível poder de transformação. É o que nós precisamos para ser melhores do que ontem e construir um amanhã com responsabilidade e sabedoria.

Você pode alcançar essa conquista ao se inscrever em nosso curso online de Psicanálise. As aulas permitirão que você reveja tudo aquilo que impede o seu desenvolvimento, trabalhando o autoconhecimento para alcançar o seu potencial. Assim, a Psicanálise serve como grande aliada na busca por realizações e proteção contra o efeito Dunning Kruger.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − sete =