Empatia na psicologia é a capacidade de uma pessoa compreender sentimentos e emoções, tentando vivenciar o que outra pessoa sente. A palavra possui origem grega “empátheia” que significa “emocional”.
A empatia faz com que as pessoas sejam bondosas com o próximo. Portanto, ela está intimamente relacionada à generosidade, ao amor, à preocupação com os outros e à vontade de ajudar.
Quando uma pessoa consegue sentir a tristeza ou dificuldade dos outros, colocando-se no lugar deles, isso desperta o desejo de ajudar e de agir de acordo com princípios morais.
Características de pessoa empática
A pessoa empática é caracterizada por suas afinidades e identificações com outra pessoa. Assim, ela consegue ouvir os outros, bem como compreender seus problemas e emoções.
Nesse sentido, quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, quer dizer que houve uma grande ligação, uma identificação imediata.
Vale dizer que empatia é o oposto de antipatia, pois o contato com o outro gera prazer, alegria e satisfação. Ela é uma atitude positiva que permite estabelecer relações saudáveis, gerando uma melhor convivência entre os indivíduos.
Conceito da empatia para a psicologia
De acordo com a psicologia, empatia é a capacidade psicológica ou cognitiva de sentir ou perceber o que outra pessoa sentiria se estivesse na mesma situação que ela.
Um estudo descobriu que clientes de psicoterapia viam a empatia como parte integrante da sua relação pessoal e profissional com um psicoterapeuta. Em vista disso, eles acreditavam que a essa característica facilitava as suas sessões.
Alguns dos benefícios específicos da empatia listados pelos clientes consistem em maiores níveis de confiança entre o cliente e o terapeuta, maior autocompreensão do cliente e níveis mais elevados de felicidade e segurança.
Embora esse estudo tenha usado medidas de autorrelato para suas descobertas, a opinião do cliente sobre a psicoterapia é reveladora. Portanto, essas descobertas são importantes para a área.
Empatia como valor
A empatia pode ser vista como um valor positivo que permite ao indivíduo interagir com outras pessoas com facilidade e prazer. Assim, ela é importante para o relacionamento com os outros por manter o seu equilíbrio.
Além disso, a empatia permite que uma pessoa compreenda, ajude e motive outra que passa por um momento difícil. Em vista disso, é possível conseguir uma maior colaboração e compreensão entre os indivíduos que compõem uma sociedade.
Empatia e assertividade
Em primeiro lugar, assertividade é a habilidade de se expressar na hora certa e de forma adequada. Dessa forma, maneja-se ideias e sentimentos em relação a uma situação de maneira efetiva.
Portanto, empatia e assertividade são habilidades de comunicação que permitem melhor adaptação social, ainda que ambas tenham as suas diferenças.
Por exemplo, um indivíduo assertivo defende as suas próprias convicções, enquanto o indivíduo empático entende as convicções das outras pessoas. Em vista disso, nesse caso, todas as ideias que surgem em uma discussão acabam sendo respeitadas e toleradas.
Empatia e simpatia
A simpatia, por sua vez, é um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas. Assim, ela leva um indivíduo a sentir harmonia com outra pessoa e suscita alianças.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Já a empatia, como já foi referido, é o entendimento que uma pessoa procura ter dos sentimentos de outra em determinada situação. Vale dizer que uma pessoa pode sentir simpatia e empatia por outra pessoa ao mesmo tempo.
Talvez, em algumas ocasiões, você tenha se sentido ignorado devido à falta de feedback, apoio ou compreensão de outras pessoas. Em outros contextos, você pode ter percebido que não foi capaz de atender de forma adequada e empática ao estado emocional da outra pessoa. Assim sendo, é normal se perguntar “o que eu preciso ou devo fazer para ser mais empático?”.
Os componentes da empatia
Saber ouvir
Preste atenção ao que a outra pessoa explica ou argumenta. Além disso, preste atenção às manifestações não verbais. Esses são o caso de gestos que correspondem ao estado de espírito de uma pessoa e que não interrompem o discurso verbal.
Além disso, reflita sobre o que a outra pessoa está lhe comunicando. Busque expressar sinais de acompanhamento ativo como o feedback. Também olhe para o rosto do seu interlocutor, acene com a cabeça ou faça expressões faciais que sejam congruentes com o que a outra pessoa está lhe explicando.
Ademais, é necessário mostrar interesse perguntando detalhes sobre o conteúdo da conversa.
Mostre compreensão
Você pode mostrar compreensão do que a outra pessoa te explica por meio de frases como “eu entendo que você agiu assim”, “eu entendo como você se sente” ou “a verdade é que você deve ter se divertido muito”.
Tenha sempre em mente que as emoções da pessoa com quem você fala não devem ser invalidadas, rejeitadas ou julgadas. Essa é uma premissa fundamental para se demonstrar sensibilidade empática.
Dê ajuda emocional, se necessário
É importante perguntar sempre ao seu interlocutor se ele precisa de algum tipo de ajuda. No entanto, em muitas ocasiões, simplesmente escolha ouvir ativamente o outro. Assim, você permitirá que ele “areje” e administre seu estado emocional.
Quando a pessoa que ouve com empatia já viveu uma situação emocional semelhante à que está sendo expressa, o processo de comunicação é mais fluido. Afinal de contas, há uma maior harmonia emocional.
Por que praticar a empatia
A empatia, como habilidade de inteligência emocional, é importante porque te permite vivenciar diversos benefícios.
- Dá a você condições de desfrutar das relações sociais, te aproximando mais de grupos de amigos, colegas ou familiares.
- Te ajuda a se sentir melhor pessoalmente.
- Facilita a resolução de conflitos.
- Te predispõe a ajudar os outros
- Aumenta o carisma e a atratividade.
- Te ajuda a ser mais respeitoso.
- Possibilita o desenvolvimento de habilidades de liderança, negociação e colaboração.
- Permite que você seja mais considerado pelos demais.
Como cultivar empatia?
Praticar a empatia nos ajuda a expandir nossas perspectivas e, assim, enriquecer nosso mundo com novas ideias, pontos de vista e oportunidades.
Essa é uma habilidade social fundamental que, como já vimos, te permite ouvir melhor o outro, compreendê-lo e fazer melhores questionamentos. Esses são três aspectos fundamentais para uma boa comunicação. Além disso, a empatia é uma das bases para a construção de relacionamentos sólidos e enriquecedores.
Exercício prático e simples para incluir a empatia na sua rotina
- Pergunte e mostre interesse.
- Inicie qualquer reunião ou conversa com perguntas abertas e personalizadas:
- Como vai você?
- Em que pé anda o projeto que você começou a fazer?
- Como foram suas férias?
- Mostre proximidade e interesse pela outra pessoa, deixando espaço para ela se abrir.
Considerações finais
Como pudemos ver nesse artigo a empatia é uma característica humana importante que pode nos beneficiar muito. Demonstrar essa habilidade é algo que as pessoas podem fazer conscientemente. Isso porque existem maneiras de aumentar seus próprios níveis de empatia.
Todos podemos praticar a empatia ao interagir com nossos amigos, entes queridos e até estranhos. Em vista disso, levar em consideração as emoções de outra pessoa ao interagir com ela pode ajudar muito a estabelecer conexões positivas.
Esperamos que você tenha gostado de ler este artigo sobre empatia na psicologia. Além disso, nós te convidamos a fazer o nosso curso online de Psicanálise, onde trazemos conteúdos fantásticos sobre assuntos concernentes a esse mundo.