erich fromm

Erich Fromm: vida, obra e ideias do psicanalista

Posted on Posted in Uncategorized

Mesmo que não ganhem o devido reconhecimento, muitas pessoas têm o mérito de publicarem ideias com o potencial de impactar a sociedade atual. Esse foi o caso de Erich Fromm, um dos pensadores do século XX. Hoje nós mostraremos a você um pouco da sua vida, além de apresentarmos as obras e as ideias do psicanalista.

Sobre Erich Fromm

Nascido em 1900 no império alemão, Erich Fromm foi um notável pensador de sua época. Ainda que tenha sido subestimado diversas vezes no meio acadêmico, ele foi acolhido pelo seu público leitor. O psicanalista também era sociólogo, filósofo e pesquisador do Instituto de Pesquisa Social na Universidade de Frankfurt.

Vale dizer que foi por causa dele que a cidade de Frankfurt popularizou a educação judaica, sendo Fromm um dos professores. Com formação em Psicanálise, ele manteveseus  estudos no instituto, sendo um dos pioneiros a mesclar a Psicanálise nas pesquisas científicas.

Ideias

Segundo Erich Fromm, a Sociologia e a Psicologia eram as bases necessárias para se analisar os problemas da sociedade. Ele buscava o esclarecimento da relação entre o desenvolvimento social e a psicologia do ser humano, incluindo a estrutura do Eu.

De acordo com o psicanalista, o ser humano é responsável por si mesmo a partir do momento em que nasce. Porém, só no momento em que a sua existência animal e a união primária com a natureza acabam é que ele pode crescer. Para ele, se afastar da natureza é difícil, o que leva as pessoas a buscarem ser dominadas ou dominar outros indivíduos.

Para Fromm, os caminhos que o ser humano toma é direcionado ao masoquismo, à submissão, ao sadismo e à dominação. Contudo, ele defende que a forma saudável de relacionamento entre as pessoas se constrói através do amor, sendo assim produtiva. Por meio dele, a humanidade pode manter a própria integridade e garantir sua liberdade, conservando a união com os semelhantes.

Os efeitos do desprendimento

Como foi dito acima, Erich Fromm defendeu que, em certo momento da vida do ser humano, ele se desprende da sua natureza. O próprio psicanalista apontou a dificuldade existente nesse processo, uma vez que há uma compensação um tanto quanto nociva. Mesmo assim, esse desprendimento faz com que você tenha:

Liberdade

Ao sair do útero, o ser humano se depara com vastas possibilidades de explorar o mundo à sua volta da forma que quiser. Ainda assim, ao moldar a sua personalidade de forma saudável, ele evita que haja um desvio de caráter nocivo e comprometedor para qualquer tipo de relação.

Relacionamentos produtivos

Outro ganho do ser humano é a possibilidade de encontrar e manter relacionamentos produtivos. Talvez essa questão possa explicar a existência de grupos e sociedades diversificados pelo mundo.

O custo da liberdade

Erich Fromm apontou que a liberdade garantida ao ser humano quando ele sai de sua natureza vem com um custo. Conforme afirmou, nem todo mundo consegue aceitar o peso de ser livre, buscando novamente ser dependente.

Vale dizer que, quando se escolher ser dirigido por outra pessoa, a responsabilidade e o peso das escolhas somem imediatamente. Nesse caso, ainda que a vontade do outro sempre vá prevalecer, a sensação de segurança que o dependente tem torna a sua vida mais confortável. No entanto, mesmo que possa assustar, a liberdade não precisa ser vista de forma aterradora pelas pessoas.

Afinal de contas, o conformismo leva uma pessoa a ficar cega em sua obediência às regras criadas pelos outros. Consequentemente, essa perda de vontade própria acaba contribuindo para o declínio da sua saúde mental. Isso porqu pensar, decidir e lidar com as consequências de suas ações contribui para o crescimento de um indivíduo.

Leia Também:  Quem é o pai da psicologia? (não é Freud!)

O significado de saúde mental

Para Erich Fromm, a saúde mental é a capacidade de amar, criar e de ser livre de dependências. Essa ideia diz respeito às experiências de uma pessoa consigo mesma. Assim, quem possui saúde mental pode enxergar realidades externas e internas e ter a liberdade de possuir uma existência individual que é conduzida pela razão.

Consequentemente, a saúde mental permite que um indivíduo possa ter uma melhor condução dos seus relacionamentos e um melhor processamento da realidade coletiva. Ou seja, ela ajuda o indivíduo a ser crítico, já que ele passa a ser um questionador das convenções pré-estabelecidas. Em vista disso, em vez de simplesmente aceitar o que lhe é imposto, a pessoa com saúde mental rejeita qualquer limitação que fira sua capacidade de pensar.

Ter ou Ser

Uma das obras mais lidas de Erich Fromm, Ter ou Ser mostra a análise do psicanalista sobre a crise social contemporânea. De acordo com Fromm, na busca por solução a esse problema, pode-se encontrar dois modos de existência: o ter e o ser.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

O modo do ter está fundamentado na ideia de que a real essência humana é o ter, pois o contrário é irrelevante. Por isso, a sociedade moderna investe tanto na busca por coisas caras na tentativa de afirmação pessoal. Afinal, ela mostra que o seu valor está naquilo que consume.

Erich buscou apontar as implicações desse modo de viver, defendendo que a sociedade deveria investir mais na sua essência e menos em bens materiais. Assim, o modo do ser se caracteriza pela independência e pela presença de razão crítica e liberdade. Segundo ele, por meio dessa linha de pensamento, seria possível que as pessoas vivessem em harmonia e de maneira saudável ao estarem em conjunto.

Obras

Consistindo em um imenso catálogo, o trabalho de Erich Fromm foi traduzido para diversas línguas, ganhando alcance mundial. Se você quiser garantir uma imersão completa no trabalho do psicanalista, recomendamos a leituras dos seus livros traduzidos, começando por:

  • O Medo à Liberdade;
  • Ter ou Ser?;
  • Do Ter ao Ser: Obras Póstumas Vol. 1;
  • A Arte de Amar;
  • Do Amor à Vida;
  • A Descoberta do Inconsciente Social: Obras Póstumas Vol. 3;
  • Análise do Homem;
  • A Revolução da Esperança;
  • O Coração do Homem;
  • Conceito Marxista do Homem;
  • Meu Encontro com Marx e Freud;
  • A Missão de Freud;
  • A crise da Psicanálise;
  • Psicanálise e Religião;
  • Psicanálise da Sociedade Contemporânea;
  • Dogma de Cristo;
  • O Espírito de Liberdade;
  • A Linguagem Esquecida;
  • Anatomia da Destrutividade Humana;
  • A Sobrevivência da Humanidade;
  • Zen Budismo e Psicanálise com D.T. Suzuki e Richard de Martino.

Considerações finais sobre Erich Fromm

Ainda que não tenha o devido reconhecimento acadêmico, Erich Fromm foi de suma importância para o entendimento da natureza humana. Por meio do seu trabalho, o psicanalista traçou as diretrizes necessárias para se analisar a verdadeira essência do ser humano.

Vale reiterar que as obras de Fromm revelam o envolvimento e seriedade do autor com o que se propõe discutir. Para quem está buscando expandir os próprios limites e alcançar novos entendimentos sobre o ser humano, vale bastante a pena começar as leituras que indicamos. Afinal, entender a essência humana possibilita a criação de meios para alcançar uma liberdade sadia e valorosa.

Você pode ter essa conquista de forma completa ao se inscrever em nosso curso online de Psicanálise. As aulas online te darão o acompanhamento e o suporte necessário para você trabalhar as suas necessidades pessoais enquanto desenvolve o seu potencial. Mesclar o saber de Erich Fromm ao nosso curso tornará as suas possibilidades de crescimento incrivelmente maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 7 =