Frases de desculpas: 20 frases para se desculpar

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Ninguém é perfeito e todos sabem disso, mas não devemos deixar de remediar uma situação. É preciso trabalhar nossos erros, de modo a expor nossa vulnerabilidade ao assumi-los. Com isso, confira essa lista com 20 frases de desculpas e escolha a mais apropriada para o momento.

“Quando praticar qualquer falta, a remedie e não desculpe”

Iniciando as frases de desculpas, deixar de remediar o problema é um dos maiores erros. Muitos escolhem adiar a solução, seja por medo ou conveniência. Entretanto, é preciso perceber que devemos reverter a problema que criamos o quanto antes. Evite alimentar um empecilho cujo a solução é bem acessível.

“Nosso verdadeiro amigo é aquele que não nos desculpa nada e nos perdoa tudo”

Em síntese, amigos de verdade apontam nossos erros, não como juízes, mas como colaboradores. Mesmo sabendo dessas falhas, são fortes o suficiente para nos perdoar.

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos”

Uma das frases de desculpa funciona de modo poético. Sem saber como executar uma ação, acusamos a falta de tempo para amenizar nossa culpa. Contudo, planejamento correto nos ajuda a buscar alternativas viáveis para determinada tarefa.

“É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?”

Quando erramos com alguém, magoamos tudo o que este representa. Abalamos a confiança que este tinha em nós. Ao fim, na hora de pedir perdão, é como se pedíssemos para esquecer da dor e fingir sua existência. O perdão não é fácil de dar ou receber.

“Muitas vezes não procuramos razões para fazer o que fazemos, mas desculpas”

Ao invés de contar o que o motivou a algo, uma pessoa busca se isentar do que fez. Note que o esforço maior dela é levantar uma desculpa adequada à ocasião, não resolver o problema.

“Coloque as desculpas de lado e lembre-se: Você é capaz”

Continuando as frases de desculpa, evite se impossibilitar quando desejar fazer algo. As desculpas só servem para inibir a vontade em favor do medo. Com isso:

  • Faça as atividades físicas que tanto deseja;
  • Inicie uma nova formação ou finalmente mude do emprego que não gosta;
  • Converse com quem gosta e abra seus sentimentos.

“Dizem que a maior vitória de uma pessoa é reconhecer o seu erro”

É necessário que se vença seu orgulho e admita a verdade: você erra e errou com alguém. Contudo, é preciso fazer mais que reconhecer. Você precisa se mobilizar para endireitar a situação e pedir desculpas devidamente.

“Reconhecer os erros é evoluir”

À medida em que percebemos nossas falhas, nos permitimos evoluir. Sempre que errar, jamais hesite em se retratar. A cada erro, você adquire experiência e evita que situações semelhantes aconteçam novamente.

“Errar é fácil, pouco necessário. Pedir desculpas é difícil… E muito necessário”

Pondere os pesos de cada escolha. Errar é extremamente fácil e qualquer um pode fazer. Todavia, se desculpar é o X da questão, tendo um peso infinitamente maior. Mesmo assim, retrate o seu erro e se redima a quem magoou.

“Saiba desculpar, inclusive a si”

Caso tenha errado com os outros e consigo, ou não tenha conseguido o que queria, se desculpe. Você, como ser humano, é falho e passível de qualquer insucesso. Dessa forma, ficar se martirizando não trará nada além de dor e estresse.

“Errar é humano. Assumir o erro é caráter”

Como dito acima nas outras frases de desculpas, todos nós erramos. Entretanto, apenas aquele com caráter suficiente reconhece isso e se mobiliza a se retratar. Assim, assuma os seus erros, independentes de quais forem.

“Perdoa o que puder ser perdoado. Esquece o que não tiver perdão”

Perdoe aquilo que entende e não te afeta mais. Se alguma coisa não tiver perdão, tudo bem, perdoe assim mesmo. Caso o contrário, só guardará mais rancor e sofrimento em si mesmo.

“Nunca hesite em pedir desculpas. Mesmo que não as aceitem, você ganhará uma consciência tranquila”

Nas frases de desculpas, esta trabalha a pró-atividade em pedir desculpas. Nem todos as aceitarão de início, mas ainda assim você fez a sua parte. Como errou, cabia exclusivamente a você se desculpar e sua consciência estará mais leve. Agora, depende do outro também se libertar dessa dor.

“Pedir desculpas não é humilhação ou rebaixamento. É crescimento”

Em suma, aprenda com cada erro que comete com outras pessoas. Isso dará bagagem para lidar com suas próprias falhas. Cresça mental, espiritual e emocionalmente.

Leia Também:  Mudança de vida: 7 passos do plano à ação

“As pessoas têm desculpas para tudo, menos para pedir quando erram”

Curiosamente, algumas pessoas adiam se retratar quando erram. Entretanto, não seria melhor admitir logo o seu erro e evitar que a dor prolongue? É preciso parar de procurar desculpas e encontrar caminhos para à solução sem rodeios.

“Perdoar significa ser livre de um peso que você não merece”

Muitas pessoas pensam que o perdão é unicamente a quem errou e se negam a dá-lo. Contudo, o perdão serve para que nos livremos da dor que sentimos em relação ao outro. Por mais difícil que seja, perdoe. Seu bem-estar não merece ser abalado pelos demais.

“O melhor pedido de desculpas é a mudança de comportamento”

De nada adianta pedir desculpas sem uma mudança efetiva de postura. É preciso ter em mente que assumimos um compromisso de retratação física, emocional e moral com o outro. Mostre comportamentalmente que está fazendo por merecê-las.

“O primeiro a se desculpar é corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte. O primeiro a esquecer é feliz”

Em síntese, se cria a pirâmide:



  • Quem pede desculpas assume seu erro, buscando uma retratação mesmo que talvez essa não venha;
  • Quem perdoa passa por cima do próprio orgulho, buscando se livrar da dor;
  • Quem esquece reaprende a ser feliz sem essa mágoa.

“Nunca peça desculpas quando o seu coração não está verdadeiramente arrependido”

Mesmo que o outro as aceite e se satisfaça com isso, o mesmo não acontecerá com você. A sua própria consciência lhe julgará constantemente, avisando o quanto foi superficial. A fim de evitar isso, seja honesto ao pedir desculpas a alguém.

“Desculpas: o que o orgulhoso procura quando descobre que errou”

Para encerrar as frases de desculpas, trabalhamos novamente a figura do orgulho no perdão. Até que o orgulho suma, uma pessoa evitará olhar para si e ver seu erro. Contudo, independente do motivo, finalmente percebe a sua falha. Imediatamente, ou não, tentará reparar seu erro e se desculpar.

Considerações finais: frases de desculpas

As frases de desculpas ajudam a trabalhar a nossa vontade de reparação ao outro. Como dito acima, somos falhos por natureza e magoaremos alguém eventualmente. Entretanto, a vontade de reparar nossos erros deve ser maior do que qualquer receio em receber uma negativa.

Cabe ressaltar que o pedido de desculpas pode não vir quando espera. Muitos são sensíveis e a depender do ato, levarão algum tempo para conceder perdão. Com isso, por mais que queira, evite forçar que a situação ocorra. Dê o tempo que o outro precisa e se sinta à vontade para te desculpar.

Ademais, uma dica: ingresse em nosso curso de Psicanálise Clínica online. Com a ajuda dele, você entende melhor como as interações humanas funcionam. Isso permite se autoconhecer e entender melhor o outro, compreendendo a dor que causou e sabendo como repará-la.

Nossas aulas virtuais podem ser acompanhadas de qualquer computador com acesso à internet. Isso não diminui em nada o acompanhamento e o trabalho de nossos professores no material de estudo. Com a ajuda deles, você explora seu potencial e se abre para novas possibilidades. Ao fim do curso, adquire pessoalmente um certificado, mostrando sua competência e qualidade acadêmica.

Contate-nos e adquira nosso curso de Psicanálise. Além disso, se estiver brigado com alguém, que tal usar uma das frases de desculpa acima para dar um passo em direção à reconciliação?

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 6 =