Conheça David Zimerman e Seus Estudos Psicanalíticos

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Independente se em vida ou após suas partidas, temos a valorosa oportunidade de conhecer indivíduos com capacidade para mudar tudo. Um deles foi David Zimerman, psicanalista, psiquiatra e escritor que dedicou sua vida aos outros. O texto abaixo condensará alguns pontos sobre sua vida e sua obra.

Sobre Zimermam

O gaúcho David Zimerman era uma figura bastante estimada por sua família, amigos, colaboradores e público. Isso porque ficava nítido o seu carinho e prazer ao manter contato com alguém por meio do trabalho. Mais que um terapeuta, Zimerman era um humanista, facilitando a comunicação de alguém consigo e com os demais.

David era um facilitador, no melhor aspecto dessa palavra. Através dele, obtínhamos o vislumbre de como o ser humano funciona, trazendo reflexões profundas sobre ele. Seu trabalho coeso e rico na Psicanálise proporcionou sua atuação em campos de batalha. Com isso, ajudava soldados a vencerem sua ansiedade no medo de algum ataque iminente.

Ademais, ficava evidente que uma de suas paixões era ensinar, seja em sala de aula ou fora dela. O terapeuta se valia da ideia de que quanto mais nos conhecemos, mais podemos fazer. Graças a isso, se mobilizava a todo momento para que seus alunos e pacientes construíssem um caminho até si mesmos. Por conta de sua dedicação, é querido até hoje.

Seu lado escritor

David Zimerman costumava fazer sínteses bem inteligentes de como a Psicanálise funciona. A ideia dele era promover um encontro neutro entre o público leigo e profissionais ao mesmo tema. Dessa forma, ambos poderiam participar de forma equivalente e opinar em mesma relevância.

Com isso, combinava de forma hábil um lado sofisticado e acessível ao mesmo tempo. A linguagem utilizada também era construída de forma única, fazendo paralelos inteligentes de como o tema se constrói. Assim, o lado escritor mostra como pode manejar facilmente cada situação mostrada de forma psicanalítica.

Em seus trabalhos, David Zimerman mostra uma sensibilidade pessoal com cada paciente. Nisso, fica evidente seu compromisso em ajudar que os mesmos alcancem uma qualidade de vida adequada. Aliando seu esforço físico com o intelectual, temos uma bagagem completa para caminharmos por nós mesmos.

Ferramentas de elevação

David Zimerman ajudou a criar e a fundar a Clínica Pinel, projeto sediado em Porto Alegre. Unido com dois parceiros, o propósito da clínica era funcionar como um modelo  de centro psiquiátrico. Isso não apenas em sua estrutura interna. Os métodos utilizados também eram bastante inovadores ao público. Entre alguns deles, podemos citar:

Insulinoterapia

Tratamento direcionado a quem possui vários tipos de diabetes. O intuito primário é produzir uma baixa de açúcar no sangue, evitando graves tipos de sequelas. Além disso, o tratamento pode fazer a redução do potássio no sangue se combinado com a glicose.

Ambientoterapia

A Clínica Pinel projetou seu espaço de forma que ele também servisse como um adendo terapêutico. Dessa forma, tudo fugia do branco comum e se tornava funcional aos pacientes. Além de práticas de terapia comum, cada um podia se valer de atividades que o lugar em si fornecia. Apesar de sua simplicidade, cada uma tinha um propósito claro.

Eletroconvulsoterapia

A eletroconvulsoterapia, em suma, é um tratamento de choque realizado no paciente. A ideia aqui é produzir mudanças nas correntes elétricas do cérebro do indivíduo a fim de provocar bem-estar. Cabe ressaltar que essa terapia se vale de anestesia para ser feita, evitando que o paciente sinta dor. O tratamento é permitido e assistido pela família.

Acesso ao difícil

O psicanalista também possuía caminhos para driblar as dificuldades em um tratamento rotineiro. Nem todos os pacientes são tão favoráveis a uma sessão de psicoterapia, por exemplo. A partir disso, David Zimerman traça um perfil de como um paciente de difícil acesso funciona.

Com isso, o mesmo mira na ênfase na interação de ligamento analítico. Ademais, também passa a focar na importância de uma atitude analítica. Nesse caminho, se vale de elementos que acabam por compor o processo de análise. Isso inclui a resistência, setting, transferência, contratransferência, elaboração, atividade interpretativa,  etc.

Obras e trabalhos

Em vida, David Zimerman foi um terapeuta bastante produtivo, tendo entregue diversas obras a respeito de seu trabalho. As mesmas cativam por condensarem de forma acessível toda a sua experiência profissional e pessoal nelas. Mesmo quem é leigo, obtém um vislumbre bem feito de como a construção mental é feita. Alguns deles são:


Leia Também:  A profissão de Psicanalista é regulamentada?

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Psicanálise em perguntas e respostas

O que mais chama a atenção no livro é a sua construção de forma acessível e clara. Por meio de uma linguagem direta e envolvente, o leitor compreende de fato o que a Psicanálise significa. Costuma ser visto como fonte singular informacional, visto que permite acesso do público leigo e atualização de profissionais.

Bion da teoria à prática

A proposta desse material é estudar elementos chaves da Psicanálise, bem como suas configurações e vínculos. Isso inclui também um período religioso-místico e a função de continente e sub-continentes. O que mais marca aqui é a leitura do trabalho de Bion, adicionando um glossário psicanalítico.

Manual de técnica psicanalítica

Neste caso, tem-se como propósito revisitar cada conceito que ajudou a propagar a Psicanálise ao longo do tempo. Além de olhar ao passado, estudamos os avanços às técnicas psicanalíticas contemporâneas. Isso é feito de forma a relacioná-los com a vivência e experiência pessoal do próprio escritor.

Considerações finais: David Zimerman

Um homem é lembrado por tudo o que deu aos outros enquanto estava vivo. David Zimerman foi um deles, dedicando tudo o que sabia em prol de cada pessoa necessitada. Graças a ele, os pacientes encontraram um caminho para viverem de forma mais plena. Para os conhecidos, foi um referencial do quanto poderiam crescer.

Mesmo após a sua morte há alguns anos, o multifacetado terapeuta ainda evoca reflexões a respeito de nós mesmos. Sua presença permanece viva em seus escritos e ideologias, condensadas em cada lugar que visitou. A Clínica Pinel permanece ativa e continua dando o mesmo atendimento que a elevou como um dos melhores centros.



Para se aprofundar ainda mais no trabalho de David Zimerman, que tal se preparar com nosso curso online de Psicanálise Clínica? Graças a ele, você cultivará a abertura necessária para adequar a sua mente a uma nova perspectiva. Dessa forma, possibilita a criação de um autoconhecimento preciso e bastante eficaz.

Um dos melhores pilares do curso é a sua estrutura online. Você pode estudar quando e onde achar melhor, sem que isso interfira em sua rotina. Ainda que monte horários de estudo flexíveis, sempre terá o apoio de nossa equipe de tutores. Por meio deles explorará o seu potencial nato ao elaborar as propostas das ricas apostilas.

Garanta a chance de expandir sua mente e contribuir de forma ostensiva ao campo interno e externo, assim como fez David Zimerman. Faça nosso curso de Psicanálise e tenha acesso a uma educação de qualidade a um baixo custo.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezenove =