frases de winnicott sobre criatividade

Frases de Winnicott: 20 frases do psicanalista

Posted on Posted in Frases e mensagens

Donald Woods Winnicott foi um dos grandes primeiros psicanalistas no final dos anos 1920. Seus escritos são compostos por artigos científicos, resenhas e correspondência. Por isso, confira abaixo 20 frases de Winnicott que separamos para você.

Quem foi Donald Winnicott?

Donald Winnicott, um psicanalista inglês, formou-se como pediatra. A influência de sua análise pessoal e as observações que fez com seus pequenos pacientes sustentaram seu interesse pela psicanálise. Além disso, contribuíram para o desenvolvimento de suas teorias.

Por isso, graças a suas ideias originais e inovadoras, ele é um analista que hoje tem um peso importante na psicanálise. Então, vamos conhecer algumas de suas frases!

Frases de Winnicott

“É preciso atentar para o fato de que a fraqueza, o retraimento, a omissão são tão agressivos quanto à manifestação aberta de agressividade. Ser roubado é tão agressivo quanto roubar. O suicídio é fundamentalmente igual ao assassinato.” —Winnicott

“Artistas são pessoas motivadas pela tensão entre o desejo de se comunicar e o desejo de se esconder.” — Winnicott

“Você semeou um bebê e colheu uma bomba. […] Os pais não podem fazer muita coisa; o melhor que têm a fazer é sobreviver, sobreviver intactos, sem mudar de cor, sem negar qualquer princípio importante.” — Winnicott

“O buscar só pode vir a partir do funcionamento amorfo e desconexo, ou talvez do brincar rudimentar, como se em uma zona neutra. É apenas aqui, nesse estado não integrado da personalidade, que o criativo, tal como o descrevemos, pode emergir.”— Winnicott

“É brincando que a criança ou adulto individual é capaz de ser criativo e usar toda a personalidade, e é somente sendo criativo que o indivíduo se descobre.”— Winnicott

“A mãe olha para o bebê em seus braços, e o bebê olha para o rosto de sua mãe e se encontra nele … desde que a mãe esteja realmente olhando para o ser único, pequeno e indefeso e não projetando suas próprias expectativas, medos, e planos para a criança. Nesse caso, a criança não se encontraria no rosto da mãe, mas nas projeções da própria mãe. Esta criança ficaria sem espelho, e para o resto de sua vida estaria procurando este espelho em vão. ”— Winnicott

“Diga-me o que você teme e eu direi o que aconteceu com você.”— Winnicott

“O fato de o luto demorar tanto para ser resolvido não é um sinal de inadequação, mas indica a profundidade da alma.”— Winnicott

“Nós lutamos para existir. Pessoalmente, não tenho vergonha de lutar para existir. Não estamos fazendo nada de extraordinário para lutar simplesmente porque não queremos ser escravizados ou exterminados ”.— Winnicott

“A abordagem científica do fenômeno da natureza humana nos permite ser ignorantes sem medo de bieng, e sem, portanto, ter que inventar todos os tipos de teorias estranhas para explicar nossas lacunas no conhecimento. ” — Winnicott

Você está gostando do nosso post? Então, comente abaixo o que você está achando!

10 frases de winnicott sobre o brincar

“Psicanálise com crianças! O primeiro espelho da criatura humana é o rosto da mãe: A sua expressão, o seu olhar, a sua voz.[…] E como se o bebe pensasse: Olho e sou visto, logo, existo!” — Winnicott

“É uma alegria estar escondido, mas um desastre não ser achado.” — Winnicott

Leia Também:  Frases de Platão: as 25 melhores

“A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer.” — Winnicott

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    “Esconder-se é um prazer, mas, não ser encontrado é uma catástrofe.”— Winnicott

    “A criança está sozinha apenas na presença de alguém.” — Winnicott

    “Não existe bebê, existe um bebê e alguém.” — Winnicott

    “É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem na sua liberdade de criação.” — Winnicott

    “É brincando, e talvez apenas brincando, que a criança é livre para ser criativa.” — Winnicott

    “O brincar facilita o crescimento, e portanto, a saúde.” — Winnicott

    “O precursor do espelho é o rosto da mãe.” — Winnicott

    Psicanálise Winnicott

    A psicanálise ajudou em estudos da agressividade humana. Por mais que seus autores mantenham critérios divergentes e às vezes conflitantes.

    Dentre a variedade de tendências, destacam-se os estudos realizados pela escola inglesa de psicanálise. Por isso, a contribuição de Donald Winnicott é uma das vozes mais singulares do século XX.

    Teorias Donald Winnicott

    Suas teorias partem da premissa de que os principais conflitos psíquicos se devem às falhas ambientais. Ou seja, aos déficits no cuidado da mãe às necessidades de seu bebê.

    Por isso, para Winnicott, o desenvolvimento precoce é importante. Por isso, ele compartilha com Melanie Klein e a respeito do qual se distancia de Freud.

    Ao longo de sua carreira, Winnicott desenvolveria um pensamento próprio de grande relevância no campo psicanalítico. A partir de vários conceitos oriundos tanto da influência kleiniana quanto de posições mais ortodoxas dentro do trabalho psicanalítico.

    Princípios

    Para Winnicott esses princípios teóricos, dito antes, foram decisivos para a criação de sua técnica. Na qual ele promove na análise um ambiente afetivo caloroso e favorável para seus pacientes.

    Por isso, não é incomum ouvir colegas ou pensar em Winnicott como uma pessoa amorosa e com grande empatia pelos outros.

    Ao contrário, haverá quem pense numa certa ingenuidade que Winnicott expressa diante da ideia de corrigir esses déficits precoces a partir de um “novo começo”. Pois, acredita que o paciente poderia ter uma segunda chance de corrigi-los.

    Entenda

    Winnicott pensa que o bebê nasce com uma quantidade de agressividade, que expressa por meio de diferentes comportamentos.

    Todavia, quando a mãe responde com amor a esses comportamentos agressivos primitivos, a criança entende que não a destruiu e que não faz parte dela. Assim, mais tarde começa a aceitar a responsabilidade que tem por esses sentimentos.

    Por isso, deu um olhar e uma compreensão valiosos para a estruturação psíquica da pessoa. Além disso, suas teorizações permitem pensar em algumas abordagens clínicas que realizou a partir do trabalho com pacientes enfermos.

    Considerações finais

    Em suma, vimos que Winnicott contribuiu para a psicanálise, análise infantil e muito mais. Além disso, ele foi um membro dedicado e consciencioso da Sociedade Psicanalítica Britânica. Por fim, ele participou de muitos comitês.

    Espero que você tenha gostado das frases de Winnicott que separamos para você. Sendo assim, torne-se um grande psicanalista de sucesso se inscrevendo em nosso curso online de psicanálise clínica. Então, não perca essa chance de mudar de vida! Inscreva-se agora e comece hoje.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *