futurismo no brasil

Futurismo no Brasil: características e artistas

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Você por acaso já imaginou o quanto a cultura pode nos informar sobre o comportamento humano? Quando vamos a museus e olhamos para as obras ali expostas, nem sempre conseguimos fazer uma ligação precisa entre as pessoas que fizeram aquilo e o nosso comportamento hoje. Contudo, quando olhamos para movimentos como o futurismo no Brasil, talvez essa relação fique mais clara. Confira o que queremos dizer com isso ao ler o texto de hoje!

O que é futurismo?

A palavra “futurismo” lembra muito aqueles filmes antigos, em que as pessoas imaginavam carros voadores e hologramas. Isso porque, naquela época, era essa a ideia que as pessoas tinham de como seria uma realidade futurista.

Nesse contexto, filmes como De volta para o Futuro e O homem bicentenário conquistaram a atenção de crianças e adultos com seu lançamento. Assim, é possível que você esteja pensando que o nosso texto é sobre a expectativa que temos sobre como o futuro será. Na realidade, é basicamente isso mesmo.

No entanto, em vez de representar a evolução tecnológica em filmes, como é cada vez mais constante, falaremos sobre o movimento que atingiu a pintura brasileira. Em linhas gerais, o futurismo foi um movimento de vanguarda que buscou retratar a valorização da tecnologia e velocidade. Antes de seguirmos adiante e falar sobre arte, é necessário ainda explicar o que é um movimento de vanguarda.

Vanguarda: o que é?

Você com certeza já ouviu este termo: movimento de vanguarda. No entanto, é possível que não tenha entendido muito bem o que esse termo significa. Fazemos aqui o exercício de não apenas informar sobre cultura e psicanálise, mas tornar os nossos leitores pessoas cada vez mais cultas e capazes de abordar mais e mais questões sociais relevantes.

A vanguarda nada mais é do que a parte frontal de um exército. Assim, se você imaginar o contexto de um campo de batalha, os soldados de vanguarda são aqueles que estão na frente dos demais. Geralmente, essas são as pessoas mais capacitadas para lidar com a gravidade dessa posição. Ao mesmo tempo que você tem a oportunidade de atacar a vanguarda do exército oponente, também está em um lugar de muita periculosidade.

Contudo, quando estamos falando do uso metafórico dessa palavra, ou seja, do termo que usamos para fazer referência ao movimento, o significado é outro. Vanguarda aqui refere-se aos movimentos de maior pioneirismo, consciência ou combatividade em um determinado setor social. Assim, dado que estamos falando sobre o futurismo no Brasil, este é um movimento de vanguarda por trazer uma inovação para a pintura.

Como a arte expressa o futurismo?

Tendo dito isso, vamos explorar um pouquinho mais essa questão do futurismo como manifestação artística. Se você já leu os nossos artigos sobre o rap no Brasil ou Charles Dickens, sabe sobre a importância da cultura para a Psicanálise. Contudo, não custa nada reforçar. A arte é uma maneira de termos acesso à uma determinada cultura.

Por essa razão, é importante analisar o futurismo no Brasil tendo em vista fazer uma análise das expectativas que as pessoas tinham naquele momento. Será que, de alguma maneira, esse anseio pelo que há de vir pode dizer algo sobre os nossos anseios atuais?

Por que é importante estudar o futurismo no Brasil como forma de manifestação cultural?

Nesse contexto, defendemos e muito não só que se estude o futurismo tendo em vista o exame de outras culturas como que estudemos a cultura sempre. Trata-se de investigar contrastes e similaridades que nos ajudam a entender como o ser humano pensa e avança. A cada dia que passa, nos deparamos com novos transtornos, compulsões e complicações que não existiam antes.

Leia Também:  Frases de falsidade: 15 melhores

A cultura e sua compreensão nos ajudam a chegar em estimativas que nos ajudem a ser mais assertivos nos tratamentos. Assim sendo, se for psicanalista, atente para questões culturais sempre que atender um cliente. Isso poderá fazer toda a adiferença na relação que se estabelece no momento da análise.

Por outro lado, se você estiver procurando um terapeuta, identifique nos profissionais que procura um interesse por saber quem você é. Isso não só no que diz respeito à sua família, mas também com relação ao lugar onde você nasceu e os locais pelos quais passou. Será que nasceu em uma família com recursos ou precisou lutar para conquistar o que tem? O que se guarda de uma vida difícil que ainda reverbera nas emoções expressas hoje?

Características do futurismo no Brasil

Agora que já dissemos isso tudo, é hora de falar sobre o futurismo no Brasil em específico. No que tange suas características, você pode identificar uma obra desta vanguarda se encontrar os seguintes aspectos:

  • valorização da velocidade e dinamismo;
  • exaltação à tecnologia;
  • certa ligação ideológica com o fascismo;
  • o anseio por uma ruptura com o passado;
  • ampla utilização da publicidade e tipografias;
  • tendência à justificar a violência através do militarismo.

Ao ler cada um desses pontos, é possível que você ache o movimento negativo. Ccontudo, lembre-se que nunca dissemos que a cultura sempre é algo positivo. Uma vez que ela é a representação de como as pessoas vivem ou da realidade a que estão sujeitas, já é de se esperar que nem sempre o resultado vai parecer bom para todo mundo.

No entanto, você pode também imaginar que não necessariamente os futuristas representavam a realidade de acordo com os parâmetros acima porque pensavam assim. Faz sentido assumir essa perspectiva dado que a manifestação artística é como você lê o seu tempo por meio da arte.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Assim, é perfeitamente possível identificar os fatores citados sem que você, na condição de artista, se identifique. Nesse contexto, seu papel é de denúncia, isto é, fazer frente ao que enxerga como negativo para a sociedade.

Mas não se anime: o que você vê é o que você tem

Contudo, apesar de a arte ter seu aspecto positivo, isso não é verdade para os artistas futuristas. Dado que o futurismo é um movimento que nasceu na Itália na época em que os ideais facistas eram disseminados, havia artistas que se identificavam com os pressupostos do facismo. Isso pode ser visto por meio de citações do Manifesto Futurista, elaborado por seu criador: Filippo Marinetti.

“Nós destruiremos os museus, bibliotecas, academias de todo tipo, lutaremos contra o moralismo, feminismo, toda cobardice oportunista ou utilitária.”

Conheça os principais artistas do futurismo no Brasil

Tendo em vista o que acabamos de dizer, você pode se sentir incomodado ao continuar lendo sobre o futurismo no Brasil. Afinal, trata-se de um movimento que estava de acordo com muitas decisões criminosas que foram tomadas contra pessoas. No entanto, o analista não é um juiz. Você pode, por exemplo, usar a susceptibilidade das pessoas para cometer atos violentos para se aprimorar na maneira de conduzir casos particulares em seu consultório.

No Brasil, o futurismo ganhou contornos um pouco distintos do futurismo italiano, por exemplo. No entanto, é possível dizer que os maiores representantes do futurismo brasileiro tiveram algum tipo de relação com Marinetti. Apesar disso, de modo geral, esse movimento fez parte das vanguardas que culminaram na Semana de Arte Moderna. Foi um marco histórico importantíssimo para a cultura do país.

Leia Também:  Impossível: significado e 5 dicas de realização

Anita Malfatti

Apesar de ser conhecida por trabalhar com o futurismo em suas obras, Anita Malfatti ficou conhecida por trazer elementos cubistas e expressionistas para a Semana de Arte Moderna. Muito provavelmente, foi na Europa onde teve o maior contato com esse tipo de movimento de vanguarda, o que trouxe destaque para o tipo de arte que fazia.

Pintava sem limitações estéticas, característica que marcou profundamente sua obra. Assim, seu nome destacou entre os artistas que não respeitavam os padrões acadêmicos brasileiros da sua época.

Oswald de Andrade

Outros destes artistas é justamente Oswald de Andrade, que era muito amigo de Malfatti. No entanto, Oswald não estava tão próximo da pintura quanto sua esposa, Tarsila do Amaral. Dela você já deve ter ouvido falar com certeza, não é? Na verdade, Oswald de Andrade era era poeta, romancista, dramaturgo, jornalista e professor. Assim, foi nesses ambientes em que ele trabalhou com várias vanguardas europeias.

Assim, ficou conhecido como um dos maiores precursores do modernismo no Brasil. Nesse contexto, podemos ver o quanto esse movimento do futurismo no Brasil ficou mais conhecido como um traço do avanço modernista no Brasil.

Considerações finais sobre o futurismo no Brasil

No texto de hoje, ao ler sobre o futurismo no Brasil, você aprendeu a importância de trazer a arte e a cultura para o consultório na hora da análise. A fim de aprender mais sobre como fazer isso, indicamos que você se matricule em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% EAD. Com nossas aulas e materiais, você se tornará um profissional mais completo. Não perca a chance de aprender a analisar sem deixar aspectos importantes da vida sem atenção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =