ou você muda ou tudo se repete

Ou você muda ou tudo se repete

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

No artigo de hoje, você terá a oportunidade de fazer uma análise sobre o estado atual da sua vida. Você está satisfeito com a realidade que vive agora ou vive com remorso das escolhas que fez? Caso seu caso seja o último, gostaríamos de te alertar que ou você muda ou tudo se repete. A verdade é dolorida, mas se você não internalizá-la, pode acabar se frustrando. Leia o texto até o final e descubra como adquirir vivências que trarão alegria para seu dia a dia!

Este é um texto para você que está frustrado e cansado

Como dissemos acima, o texto que você está lendo foi escrito com o objetivo de ajudar alguém que não tem bons sentimentos com relação à vida. A depender das escolhas que fazemos, nossa realidade pode ser cansativa, frustrante e vazia. Nesse contexto, é difícil encontrar razões para continuar enfrentando o dia a dia. Para muitas pessoas, a única razão para continuar vivo é estar com os amigos e familiares.

Apesar de esse ser um motivo muito nobre para continuar seguindo, é importante conquistar satisfação também. Você tem o direito de ser feliz! No entanto, para isso, ou você muda ou tudo se repete. Obviamente, você não conseguirá trazer mais alegria para o seu cotidiano fazendo as mesmas coisas de sempre.

Quando chegamos nessa parte da orientação, muita gente já adianta: “mas eu já tentei de tudo!”. No entanto, será que isso é mesmo verdade? No geral, esse “tudo” que dizemos ter tentado é um conjunto bem limitado de alternativas. Há pessoas que simplesmente tiram todas as ideias que têm da cabeça, sem nem consultar alguém sobre o assunto. Contudo, essa decisão revela um quê de prepotência. Ou seja, a pessoa se considera superior.

Mudar não é fácil, mas também não precisa ser tão difícil

Com relação às mudanças, não necessariamente vamos propor um caminho fácil. Mudar não pode ser simples mesmo, já que envolve  alteração de um hábito. Para você ter noção do quão difícil é mudar de direção, tenha em mente que o hábito é algo que fazemos involuntariamente. Assim sendo, como interromper uma ação que já se tornou involuntária?

Não é fácil, mas também não é a coisa mais difícil do mundo. Se fosse impossível, não veríamos com tanta frequência histórias de pessoas que mudaram de vida. Há quem pare de fumar, outros começam a fazer mais exercícios. A depender do seu estilo de vida e do que te aflige, talvez mudar a rota seja mais simples do que você acha. Contudo, para saber se há uma alternativa mais simples, é necessário ter a coragem de contrastar as suas ideias.

Assim, é importante abandonar a prepotência de achar que sabe tudo. Ademais, é imprescindível se abrir diante de alguém experiente e que pode ajudá-lo com alternativas coerentes para a solução de seus conflitos. Preste muita atenção no que diremos a seguir. Quando afirmamos que ou você muda ou tudo se repete, muitas vezes isso se aplica à sua teimosia de achar que já esgotou todas as alternativas. Contudo, você esgotou as suas somente.

Será que você precisa mudar tudo?

Tendo em vista o que discutimos mais acima, veja que não necessariamente você precisa mudar tudo. Em várias ocasiões, o que você precisa é apenas se livrar de crenças limitantes que orientam as suas ações. Como vimos, achar que sabe tudo é uma crença perigosíssima. Sem a humildade de pedir ajuda ou um conselho, você fica preso nas próprias alternativas, que podem não ser tão boas assim.

Leia Também:  O que é propósito de vida? Os 20 propósitos nobres

Valorize o que há de bom em você. Não é tudo que precisa de nova roupagem

Por outro lado, dado que você não precisa mudar tudo, é importante se concentrar no que deve ser mantido. Assim, não seja tão duro consigo mesmo quando descobrir que ou você muda ou tudo se repete. Anteriormente, dissemos que não é necessário mudar tudo. Transformar-se da água para o vinho realmente é uma tarefa muito complicada.

No entanto, mudar algumas crenças e ficar com outras é mais factível. Assim, foque nesses dois objetivos por agora. Hábitos já são muito difíceis de mudar, então é até melhor focar em um ou dois por vez. De resto, procure também exaltar aquilo que faz você ver sentido na vida. De alguma maneira, esse (ou esses) é o pilar que tem sustentado você.

Uma dica: às vezes, o que precisa mudar é o seu descaso consigo mesmo

Falando em mudanças e na apreciação que deve ter consigo mesmo, não esqueça de analisar se o que precisa mudar é a maneira como você se enxerga. Muitas pessoas se sacrificam ou se anulam quando acham que não são dignas de amor. No entanto, se essa é a crença limitante que te governa, procure livrar-se dela logo.

Ao ler essa orientação, você deve estar pensando: “esses psicanalistas não sabem o quanto é difícil lidar com uma crença que eu cultivei a minha vida inteira”. Contudo, na verdade, nós sabemos sim. Sabemos tanto que somos pagos para ajudar as pessoas a descobrirem a razão para terem cultivado uma narrativa mentirosa em suas vidas. 

É aí que está a cereja do bolo. Para aprender a identificar e substituir crenças limitantes por uma narrativa saudável, é muito importante fazer terapia. Essa orientação liga tanto a necessidade de mudar quando a necessidade de ouvir alguém experiente e neutro. Nada melhor do que um terapeuta capacitado para ouvir a sua situação e te aconselhar sem parcialidade!

Um método garantido de mudança de vida: terapia

Como dissemos, quando você chega ao ponto do “ou você muda ou tudo se repete”, terapia é essencial. Muito dificilmente as pessoas mudam sozinhas e acabam se frustrando quando não conseguem. Com a terapia, você aprende a reconhecer seus próprios padrões. Se desistir, terá noção a respeito do que motivou seu comportamento. Assim, poderá traçar estratégias para evitar os focos de erro.

Considerações finais sobre o fato de que “ou você muda ou tudo se repete”

No texto de hoje, escrevemos diretamente para pessoas que precisam ouvir “ou você muda ou tudo se repete“. Para convencer as pessoas a procurarem auxílio terapêutico, falamos sobre a dificuldade de mudar. Ademais, abordamos a prepotência de muitas pessoas no que tange a dificuldade de procurar ajuda. A fim de aprender mais sobre os benefícios da Psicanálise como terapia, matricule-se em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =