o que significa gaslighting

Gaslighting: o que significa?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Hoje veremos o que significa gaslighting. Gaslighting ou gas- lighting é uma forma de abuso psicológico na qual as informações são distorcidas, onde o abusador se favorece ou simplesmente têm a intenção de fazer com que a vítima duvide de sua própria memória, sanidade e percepção.

É um termo que, se usado indevidamente, traz consequências para relacionamentos, maturidade emocional ou entendimento preciso de conceitos psicológicos.

O conceito de gaslighting se refere a uma manipulação na qual a pessoa persuadida é posta em uma posição de aparente inferioridade. Ainda sem tradução para o português, esse tipo de abuso é algo que interfere especialmente no grupo feminino.

O que significa gaslighting e quem é mais atingido por isso?

Por conta do machismo, o gaslighting atinge principalmente o público feminino. Apesar dos avanços em relação à igualdade de gêneros, infelizmente ainda há muito preconceito que recai sobre a população feminina.

Assim sendo, apresenta-se falas ditas em casos de manipulação às mulheres, especialmente:

  • “Não dá para conversar com você!”;
  • “Mulher é histérica!”;
  • “Você é louca!”;
  • “Deixa de ser exagerada!”…

Provavelmente você já ouviu algumas frases ou alguma parecida do seu parceiro, saiba que pode se tratar de um caso de gaslighting. Supostas trocas de textos entre um ator e sua ex-namorada , provocaram conversas sobre os danos potenciais da fala terapêutica quando mal utilizada e o conceito de “gaslighting”, uma palavra popular entre os membros da comunidade de saúde mental e seus entusiastas.

Casos de gaslighting podem variar da simples negação por parte do agressor de que incidentes abusivos anteriores já ocorreram, até a realização de eventos bizarros pelo abusador com a intenção de desorientar a vítima.

O que significa gaslighting e como identificar se você está sendo vítima de gaslighting

Alguns especialistas, dizem que há equívocos comuns sobre a natureza do gaslighting, por exemplo se um ente querido discorda de você ou tenta mudar sua opinião, prefere estar “certo” em uma discussão ou fica surpreso quando confrontado, isso não é necessariamente gaslighting. Tampouco alguém está tentando minimizar seu comportamento prejudicial ou ainda lançar dúvidas sobre suas opiniões ou suas perspectivas.

Os “gaslighters” são pessoas tipicamente emocionalmente abusivas, com baixa estima, que desejam controlar os outros, em vez de se envolver em relacionamentos mutuamente respeitosos, os quais exigem consideração, empatia, compaixão e bondade”. Essas pessoas buscam maneiras de dominar alguém que temem perder, independentemente do dano causado a vítima. Nem todo gaslighting é intencional, pois algumas pessoas crescem testemunhando esses padrões e inconscientemente os adotam como um mecanismo de enfrentamento ou método de resolução de conflitos.

Mas o gaslighting o abusador faz alguns atos que sinalizam o problema. Tudo isso é feito com o intuito de benefício do abusador, o qual sai em uma posição de “superioridade” em relação à pessoa abusada. Mentem o tempo todo, talvez seja o principal sinal do gaslighting.

Sociopatas

Os sociopatas frequentemente usam táticas de gaslighting consistentemente, transgridem costumes sociais, descumprem leis e exploram os outros, mas geralmente também são mentirosos, charmosos e convincentes ao negar as irregularidades que praticam.

Como o gaslighting afeta a saúde mental?

A saúde mental é afetada de várias formas. Vale pontuar que tais sinais surgem após o início da relação afetiva, não antes. Alguns dos sintomas da pessoa afetada por gaslighting são:

  • Insegurança: (é um sentimento mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo ser vulnerável de alguma forma, ou um senso de incapacidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego);
  • Medo ao extremo: (tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação);
  • Desestabilização emocional: (alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras);
  • Baixa autoestima: (sentimento associado à insegurança que pode afetar a rotina, as relações com amigos e família, a saúde e até afastar oportunidades de crescimento pessoal).

Se você está em um relacionamento e presenciou algum desses sintomas, precisa considerar se está sofrendo de uma relação do tipo gaslighting, precisamos entender que é muito sério e causa danos a nossa saúde muitas vezes deixando cicatrizes profundas.

Como se originou o termo gaslighting

A peça teatral Gaslighting, de 1938, e suas adaptações para o cinema, lançadas em 1940 e 1944, motivaram a origem do termo por causa da manipulação psicológica sistemática pelo personagem principal contra uma vítima.

“Um marido está tentando convencer sua esposa de que ela está ficando louca e percebendo as coisas de forma imprecisa”. Ao longo do filme e com o tempo, ela começa a sentir que está, de fato, mergulhando na insanidade psicológica.

O título original decorre do escurecimento das luzes alimentadas por gás na casa do casal, que aconteceu quando o marido estava usando as luzes do sótão, enquanto busca um tesouro escondido. O termo “gaslighting” é utilizado desde 1960 para descrever a manipulação do sentido de realidade de alguém.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Conclusão: sobre o que significa gaslighting

    Diante disso podemos ver que o gaslighting é um problema sério dentro dos relacionamentos. A violência psicológica que está por trás do gaslighting é, em alguns casos, tão intensa que causa grandes traumas na vida da pessoa abusada.

    E em muitos casos, mulheres sofrem chantagens e ameaças as quais são consideradas crimes no Código Penal.

    Confira:

    Art. 147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:

    Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

    Obter ajuda pode ser necessário se estiver lutando em um relacionamento com um gaslighter ou com o trauma que o gaslighter pode causar. Conversar com um terapeuta pode ajudar a obter perspectiva e ver com mais clareza quaisquer sinais de comportamento gaslighting e abuso psicológico.

    Este artigo sobre gaslighting foi escrito por Elisângela Ribeiro ([email protected]), concluinte do Curso de Formação em Psicanálise.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *