ginefobia

Ginofobia, ginefobia ou ginecofobia: medo de mulheres

Posted on Posted in Fobias

Ginofobia, também chamada de ginefobia, é uma fobia específica, caracterizada pelo medo de mulheres, uma aversão intensa e irracional de mulheres. Sendo assim, a pessoa que sofre desta fobia acaba por ter sérios problemas de relacionamento interpessoal.

Não se sabe ao certo a causa desta fobia, mas, no geral, vêm de questões sociais, como, por exemplo, homens desenvolvem o medo de serem humilhados por mulheres.

Em suma, as fobias são um medo intenso e ansiedade, diante de algo ou situação. Caraterizando-se por um medo que paralisa a pessoa em seu cotidiano, pois o fóbico acaba por contornar sua vida, de modo a evitar qualquer estímulo a sua fobia. Como na ginofobia, que a pessoa simplesmente evita qualquer contato com mulheres, pelo temor excessivo que lhe é causado.

O que são fobias?

As fobias ocorrem quando os medos comuns, aqueles instintivos do ser humano, para sua autodefesa, como, por exemplo, o medo de altura, passam a ser exagerados. Em resultado, condiciona o fóbico em situações cotidianas, de modo a evitar qualquer estímulo a sua fobia.

Nesse sentido, a pessoa passa a viver em constante estado de alerta, ainda que não esteja em meio a quaisquer situações que lhe apresentem perigo. As fobias são transtornos mentais, devendo a pessoa receber o tratamento adequado, para conseguir conviver com seu medo.

Principais sintomas da ginecofobia

Ginecofobia sintomas

Como é uma fobia específica, a ginofobia possui sintomas semelhantes a quadros de transtorno de ansiedade, pelo fato do fóbico sentir preocupação intensa e persistente de ter contato, de qualquer forma, com mulheres.

Desse modo, dentre os principais sintomas da ginecofobia, estão:

  • terror intenso e aversão quando pensa ou está com mulheres;
  • entende a irracionalidade do medo, mas não consegue evitar;
  • crises de ansiedade;
  • ataque de pânico;
  • dificuldade nas tarefas diárias e nas relações sociais;
  • sudorese, enjoos, taquicardia;
  • desdém com as mulheres, pois acredita que estas somente causam o mal.

Causas do medo de mulheres?

Ginecofobia causas esquema

As causas da ginofobia são as mais diversas, conforme condições pessoais do fóbico. No geral, as causas para os quadros desta fobia são:

  • traumas sofridos em razão de comportamentos de mulheres, como, por exemplo: abandono da mãe, agressão física, abuso sexual e mental, dentre outros;
  • questões ambientais, como os ensinamentos dos pais ou influências culturais;
  • fatores genéticos e neurológicos;
  • conflitos de homens com suas mães, como, por exemplo, uma criação extremamente rigorosa.

Qual tratamento para fobia de mulheres?

Existe uma linha tênue que separa os medos, fobias e ansiedade, e até mesmo especialistas da saúde mental possuem dificuldades de definir um tratamento específico. Primeiramente, deve-se encontrar as causas, conforme o histórico de vida do paciente e qual profissional está auxiliando em sua cura. Ou seja, quais técnicas estão sendo aplicadas para o tratamento do fóbico.

Assim, para o tratamento para da ginofobia deve-se encontrar as causas, como expusemos acima, e, então, passar a enfrentar o medo. Isto é muitas vezes a maior dificuldade da pessoa buscar o tratamento, sobremaneira pela vergonha de expor seus medos, acreditando que ninguém entenderia seus motivos.

Assim, muitos convivem com o sofrimento desta doença por toda vida, ou por vergonha de sua condição, ou, até mesmo, por mero desconhecimento. Em resultado, a fobia pode desencadear em transtornos mentais mais graves, como transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. Desse modo, se você sofre com ginofobia, saiba que existe tratamento, procure ajuda de um profissional da saúde mental de sua preferência.

Dentre os principais tratamentos para esta fobia estão as sessões de terapia, onde o profissional atuará com foco na causa da condição do paciente. Desse modo, utilizando-se de técnicas específicas para cada caso, tratá um tratamento adequado para controle ou até a cura da doença.

Para os quadros mais graves da fobia, possivelmente será necessária a prescrição de medicamentos por psiquiatra, como ansiolíticos e antidepressivos.

No geral, quais são as causas das fobias?

Nosso cérebro detecta situações que poderão causar perigo, fazendo com que a pessoa aja de forma instintiva. Em outras palavras, nosso corpo reage, de forma automática, em resposta a situação de perigo, para sua defesa. Nesse ínterim, as fobias atuam sobre pensamentos, emoções e comportamentos.

Leia Também:  Medo Extremo: 10 dicas controlar o medo

Porém, as fobias, diferentemente dos medos comuns, àqueles instintivos para proteção da vida, são intensas e irracionais, sem qualquer motivo aparente. Como, por exemplo, normal ter medo de altura quando se está no alto de um penhasco. Ao contrário do medo paralisante de viajar de avião ou, até mesmo, subir em uma escada.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Entretanto, não existem causas específicas, como dito anteriormente, mas estudos demonstram que as fobias podem ser originadas por fatores genéticos, ambientais, culturais, neurológicos, traumas sofridos

    Como a psicanálise pode ajudar no tratamento das fobias?

    Para a Psicanálise as fobias se desenvolvem por problemas advindos da mente inconsciente. Desse modo, para Sigmund Freud, conhecido como o “pai da Psicanálise”, as fobias são manifestações comportamentais encontradas em quadros de histeria e neurose.

    Dessa forma, pela sua teoria sobre o desenvolvimento humano, o tratamento das fobias devem focar nos seguintes aspectos do paciente: sentimentos de culpa, traumas inconscientes e desejos e impulsos retraídos. Para que, assim, se possa compreender a fobia e conseguir superá-las, ou ao menos conseguir controlá-la.

    Para o psicanalista, por estudos teóricos e práticas, o profissional deverá investigar os sentidos implícitos que resultaram na fobia, não somente ao aspecto externo do fóbico. Nesse sentido, ao acessar sua mente, o psicanalista trará pensamentos inconscientes para a mente consciente.

    Assim, o psicanalista, por meio de estudos teóricos e práticos, investigarão os sentidos implícitos, não somente no aspecto externo da pessoa. Contudo, ao acessar a mente, o psicanalista fará com que seus pensamentos inconsciente retorne à consciência. Consequentemente, o paciente conseguirá se libertar de seus traumas e experiências vividas ou reprimidas.

    Quer saber mais sobre os segredos da mente?

    Portanto, se você chegou até o final deste artigo sobre ginofobia, possivelmente tem um grande interesse pelo estudo da mente humana. Por isto, convidamos você a conhecer o nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica. Com este estudo, conhecerá como funciona a psiquê humana e como se desenvolvem as fobias, sobre a visão psicanalítica, aprendendo como interpretar pensamentos e comportamentos humanos, e ajudar as pessoas no tratamento de psicopatologias.

    Além disso, com o estudo da Psicanálise, aprimorará o Autoconhecimento, pois, a experiência da psicanálise, é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho. Também, melhorará seus relacionamentos interpessoais, pois entenderá funciona a mente, e poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.

    Contudo, se você está sofrendo com a ginecofobiaou conhece alguém que apresente os sintomas, saiba que está diante de uma doença e que é necessário um tratamento adequado. Assim, imprescindível que procure um profissional especializado na saúde mental, para descobrir suas causas e, consequentemente, lhe trazer o tratamento adequado para cura.

    Por fim, se gostou deste artigo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Isso nos motivará a continuar sempre produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.