Vivemos em um mundo de relacionamentos, então a habilidade social é cada vez mais importante no nosso cotidiano. Saber se expressar e se comportar nas mais diversas situações é uma habilidade fundamental. Por isso, reunimos aqui a definição de habilidade social e 20 para desenvolver essa capacidade.
O que é habilidade social?
A habilidade social pode ser compreendida como a capacidade de expressar as suas impressões de forma adequada. Assim, seus sentimentos, desejos e outras atitudes podem ser melhores externados.
Ao contrário do que muitos pensam, a habilidade social não é um traço da personalidade, e sim um comportamento. Portanto, todos podem aprender e desenvolver habilidades sociais que melhorem suas interações.
Tendo isso em vista, se você quiser aprender a se posicionar melhor, confira essa lista com 20 dicas para desenvolver essa capacidade.
1 – Entenda como se manifestar de forma equilibrada
A primeira habilidade social que você pode desenvolver é a capacidade de ser equilibrado em suas manifestações. Nisso, suas reações precisam se encaixar ao momento e fazer com que o encontro flua. Por exemplo, nada de se mostrar nervoso ou ansioso demais em eventos sociais.
2 – Reconheça o valor do agradecimento
Saber agradecer pela ajuda que nos oferecem é vital para conduzir boas relações sociais. Isso porque você vai mostrar a quem te ajudou a importância daquela ação e o quanto ela significa. Nunca esqueça de valorizar o que fazem por você.
3 – Aprenda a reconhecer seus erros
Admitir as suas falhas é uma atitude que te faz crescer de forma individual e coletiva. Ninguém é perfeito e ter consciência das suas limitações é um gesto humilde a ser construído.
4 – Comece a se apresentar e se despedir
Para que sua presença seja muito bem recebida, comece a se apresentar e, no fim, se despedir dos presentes. Isso mostra que você tem respeito por todos eles, quer se aproximar e também ser acolhido emocionalmente.
5 – Lide com as críticas de forma madura
Um valioso teste de habilidade social é saber como receber as críticas e lidar com elas de forma madura. O erro de muitas pessoas é que elas rendem suas emoções aos comentários, acreditando que são ataques pessoais. Contudo, as críticas, quando bem colocadas, na verdade nos ajudam. Podemos enxergar isso quando observamos que:
- a postura melhora, visto que compreendemos onde temos faltas e onde temos acertos;
- há um aprendizado de elaboração das próprias críticas, de modo que aprendemos a apresentar os nossos argumentos de acordo com o momento.
6 – Desenvolva o ato de falar em público
Falar em público é uma das maneiras mais rápidas de transmitir uma mensagem e mudar um ambiente e conceito. Por esse motivo, aprender como desenvolver a habilidade social de falar em público nos beneficia de imediato.
7 – Saiba como iniciar uma conversa
Além do tema em questão, você precisa escolher o momento adequado para conversar, visto que nem sempre será a hora perfeita. Caso desenvolva a sua percepção, conseguirá localizar os pontos oportunos de quando se manifestar verbalmente com alguém.
8 – Seja aquele que soluciona os problemas
Claro, é impossível existir alguém que saiba resolver todos os problemas, mas é preciso se manter disposto a encarar os que alcança. Por conta desse tipo de postura que outras pessoas se sentem motivadas a fazerem o mesmo e ajudar aqueles que precisam.
9 – Responda as perguntas que lhe fazem
Mesmo que não possua a resposta precisa naquele momento, sempre procure responder as perguntas que fazem a você. Esse tipo de ação gera uma proximidade com o outro, de maneira a encerrar uma conversa ou encontro da forma correta.
10 – Sempre tome decisões
Evite ficar em cima do muro com medo de se decidir sobre alguma situação. Tenha em mente que quanto mais adiar algum questionamento, mais o esforço para lidar com ele será necessário. Sem contar que outras pessoas podem estar dependendo de sua resposta para que possam se movimentar.
11 – Elogie os outros
Elogiar alguém é uma habilidade social oportuna para os bons relacionamentos. O elogio pode servir como incentivador para que alguém continue a entregar o mesmo trabalho com qualidade sempre que solicitado. Se quiser valorizar alguém por suas competências, garanta que estará:
- escolhendo o momento adequado para que o outro também consiga reconhecer suas capacidades por si só;
- evitando ser falso, forçando uma aproximação contínua com elogios indevidos ou com segundas intenções.
12 – Faça gerenciamento de equipes
Liderar não é uma tarefa fácil pois estamos lidando com pessoas que agem e sentem coisas diferentes em uma mesma situação. Entretanto, desenvolver a sua capacidade de gerenciar uma equipe é útil para quando isso somente couber a você. No mercado de trabalho, por exemplo, essa habilidade social é bastante estimada pelas empresas.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
13 – Colocar-se no lugar do outro
A melhor maneira que alguém tem de entender o outro é se dispondo a ficar no lugar dele. A empatia vai te permitir entender as motivações de alguém e as suas necessidades naquele momento. Mesmo sendo algo difícil de fazer, decidir agir assim é um ato humano e solidário com os outros.
14 – Busque a companhia de pessoas que sejam agradáveis e agreguem a você
Estar acompanhado de pessoas construtivas impacta muito a sua produtividade e como você se comporta no seu cotidiano. Com isso, tente ampliar o seu círculo social, encontrando pessoas estáveis e que façam a diferença. Sem contar que os amigos também ajudam a lidar com a solidão, ansiedade, depressão e até vícios.
15 – Aprenda a reconhecer os sentimentos dos outros
A empatia se mostra como uma habilidade cognitiva social e emocional valorosa de se aprender. Por vezes a raiz de uma questão se encontra nas emoções e sentimentos de uma pessoa. No momento em que você entende como chegar neles, pode ajudar os demais e a si mesmo a superar o momento.
16 – Compreender as suas necessidades
Uma falta muito comum das pessoas é o foco das suas energias em coisas que não valem a pena. Assim que compreender as suas necessidades, você poderá ter uma vida mais de acordo com os seus interesses. Isso pode ser conseguido com o autoconhecimento e mais abaixo daremos uma dica de como desenvolvê-lo.
17 – Seja humilde
A humildade serve para se colocar em postura de constante aprendizado com o mundo e com as pessoas. Não significa que seja maior ou menor que alguém, nada disso. Mostre que sabe qual postura deve tomar para que tudo flua em um meio para benefício mútuo.
18 – Seja solidário
Devemos ser solidários da forma como pudermos com as pessoas que necessitam de ajuda. Muitas não têm a quem recorrer e ao estender a mão você pode estar dando a oportunidade que esperavam para se reerguer.
19 – Escutar
Escutar significa prestar atenção ao conteúdo da mensagem de alguém e compreender as suas reais intenções. Em um mundo onde a tecnologia domina, saia um pouco disso. Procure dar assistência a alguém ouvindo ele por um tempo. O desabafo, mesmo que não resolva o problema, vai ajudar a enfrentá-lo com mais tranquilidade e razão.
20 – Valorize as suas amizades
Ainda que fazer parte de novos grupos seja importante, resgatar sempre o valor dos antigos é uma preciosa habilidade social. De um modo geral, isso fortalece sua identidade, origem e motivação, pois uma longa amizade incentiva na conquista dos seus planos.
Considerações finais sobre habilidade social
É preciso deixar claro que a habilidade social se integra ao comportamento de uma pessoa e não interfere em suas características pessoais. Ou seja, você pode aprender uma nova postura para que melhore bastante sua vida dentro de um meio.
Aprenda a elevar o seu contexto cultural e lidar de forma adequada com situações e variáveis diferentes. Sua postura pode ajudar outras pessoas a seguirem por um caminho semelhante e melhorar todo o contexto dentro de um grande grupo.
A fim de que desenvolva sua habilidade social, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise Clínica. Com o apoio dele, você melhorará suas habilidades, explorando o seu potencial através do autoconhecimento. Entre em contato conosco e descubra como melhorar suas habilidades e sua própria vida.