habilidade social

Habilidade social: conceito e 20 dicas para desenvolver

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

A habilidade social pode ser compreendida como a capacidade de expressar adequadamente as suas impressões. Nisso, seus sentimentos, desejos e outras atitudes podem ser melhores externados. Tendo isso em vista, se quiser aprender a se posicionar melhor, confira uma lista com 20 dicas para desenvolver essa capacidade.

1 – Entenda como se manifestar de forma equilibrada

A primeira habilidade social que pode desenvolver é a capacidade de ser equilibrado em suas manifestações. Nisso, suas reações precisam se encaixar ao momento e fazer com que o encontro flua adequadamente. Por exemplo, nada de se mostrar raivoso ou ansioso demais com determinado evento.

2 – Reconheça o valor do agradecimento

Saber agradecer pela ajuda que nos ofertam é vital para conduzir bons relacionamentos sociais. Isso porque você vai mostrar a quem te ajudou a importância daquela ação e o quanto ela significa. Nunca esqueça de valorizar o que fazem por você.

3 – Aprenda a reconhecer seus erros

Admitir as suas falhas é uma atitude que te liga diretamente ao ato de crescer individual e coletivamente. Ninguém é perfeito e ter consciência das suas limitações é um gesto humilde a ser construído.

4 – Comece a se apresentar e se despedir

Para que sua presença seja muito bem recebida, comece a se apresentar e, no fim, se despedir dos presentes. Isso mostra que tem respeito por todos eles, quer se aproximar e também ser acolhido emocionalmente.

5 – Lide com as críticas de forma madura

Um valioso teste de habilidade social é saber como receber as críticas e lidar com elas de forma madura. O erro de muitas pessoas é que elas rendem suas emoções aos comentários, acreditando que são ataques pessoais. Contudo, as críticas, quando bem colocadas, na verdade nos ajudam. Podemos enxergar isso quando observamos que:

  • A postura melhora, visto que compreendemos onde temos faltas e onde temos acertos;
  • Há um aprendizado de elaboração das próprias críticas, de modo que aprendemos a apresentar adequadamente os nossos argumentos de acordo com o momento.

6 – Desenvolva o ato de falar em público

Falar em público é uma das maneiras mais rápidas de transmitir uma mensagem e mudar um ambiente e conceito. Por esse motivo, aprender como desenvolver habilidade social ao falar em público nos beneficia de imediato.

7 – Saiba como iniciar uma conversa

Além do tema em questão, você precisa escolher o momento adequado para conversar, visto que nem sempre será a hora perfeita. Caso desenvolva a sua percepção, conseguirá localizar os pontos oportunos de quando se manifestar verbalmente com alguém.

8 – Seja aquele que soluciona os problemas

Claro, é impossível existir alguém que saiba resolver todos os problemas, mas é preciso se manter disposto a encarar os que alcança. Por conta desse tipo de postura que outras pessoas se sentem motivadas a fazerem o mesmo e ajudar aqueles que precisam.

9 – Responda as perguntas que lhe fazem

Mesmo que não possua a resposta precisa naquele momento, sempre procure responder as perguntas que fazem a você. Esse tipo de ação gera uma proximidade no outro, de maneira a encerrar adequadamente uma conversa ou encontro.

10 – Sempre tome decisões

Evite ficar em cima do muro com medo de se decidir sobre alguma situação. Tenha em mente que quanto mais adiar algum questionamento, mais o esforço para lidar com ele será maior e afetará você. Sem contar que outras pessoas podem estar dependendo de sua resposta para que possam se movimentarem.

Leia Também:  Psicologia na USP: vale a pena fazer a graduação?

11 – Elogie os outros

Elogiar alguém se mostra como uma habilidade social oportuna para os bons relacionamentos. O elogio pode servir como incentivador para que alguém continue a entregar o mesmo trabalho com qualidade sempre que solicitado. Se quiser valorizar alguém por suas competências, garanta que estará:

  • escolhendo o momento for adequado para que o outro também  consiga reconhecer suas capacidades por si só;
  • evitando ser falso, forçando uma aproximação contínua com elogios descabidos ou com segundas intenções.

12 – Faça gerenciamento de equipes

Liderar não é uma tarefa fácil pois estamos lidando com pessoas que agem e sentem diferentes uma mesma situação. Entretanto, desenvolver a sua capacidade de gerenciar uma equipe é útil para quando isso somente couber a você. No mercado de trabalho, por exemplo, essa habilidade social é bastante estimada pelas empresas.

13 – Colocar-se no lugar do outro

A melhor maneira que alguém tem de compreender o outro é se dispondo a ficar no lugar dele. A empatia vai te permitir entender as motivações de alguém e as suas necessidades naquele momento. Mesmo sendo algo complexo de fazer, decidir agir assim é um ato de humanidade e solidariedade com os demais.

14 – Sempre busque a companhia de pessoas que sejam agradáveis e agreguem a você

Estar acompanhado de pessoas construtivas impacta diretamente na sua produtividade e como você se comporta no seu cotidiano. Assim sendo, Com isso, tente ampliar o seu círculo social, encontrando pessoas estáveis e que façam a diferença. Sem contar que os amigos  também ajudam a lidar com a solidão, ansiedade, depressão e até vícios.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

15 – Aprenda a reconhecer os sentimentos dos outros

A empatia se mostra como uma habilidade cognitiva social e emocional valorosa de se aprender. Por vezes a raiz de uma questão se encontra nas emoções e sentimentos de uma pessoa. No momento em que entende como chegar neles, pode ajudar os demais e a si mesmo a superar o momento.

16 – Compreender as suas necessidades

Uma falta muito comum das pessoas é focarem suas energias em coisas que não valem a pena receber atenção. Assim que compreender as suas necessidades, poderá ter uma vida mais de acordo com os seus interesses. Isso pode ser conseguido com o autoconhecimento e mais abaixo daremos uma dica de como desenvolvê-lo.

17 – Seja humilde

A humildade serve para se colocar em postura de constante aprendizado com o mundo e com as pessoas. Não significa que seja maior ou menor que alguém, nada disso. Mostra que sabe qual postura deve tomar para que tudo flua adequadamente em um meio para benefício mútuo.

18 – Seja solidário

Devemos ser solidários da forma como pudermos com as pessoas que necessitam de ajuda. Muitas não têm a quem recorrer e ao estender a mão você pode estar dando a oportunidade que esperavam para se reerguerem.

19 – Escutar

Escutar significa prestar atenção ao conteúdo da mensagem de alguém e compreender as suas reais intenções. Em um mundo onde a tecnologia domina, saia um pouco disso e procure dar assistência a alguém ouvindo ele por um tempo. O desabafo, mesmo que não resolva o problema, vai ajudar a enfrentá-lo com mais tranquilidade e razão.

20 – Valorize as suas amizades

Ainda que fazer parte de novos grupos seja importante, resgatar sempre o valor dos antigos é uma preciosa habilidade social. De um modo geral, isso te dá identidade, origem e motivação, pois uma longa amizade incentiva na conquista dos seus planos.

Leia Também:  Freud e a Sociologia: como a Psicanálise vê a sociedade?

Considerações finais sobre habilidade social

É preciso deixar claro que a habilidade social se integra ao comportamento de uma pessoa e não interfere em suas características pessoais. Ou seja, você pode aprender uma nova postura para que melhore exponencialmente sua vida dentro de um meio.

Aprenda a elevar o seu contexto cultural e lidar adequadamente com situações e variáveis diferentes. Sua postura pode ajudar outras pessoas a seguirem por um caminho semelhante e melhorar todo o contexto dentro de um grande grupo.

A fim de que desenvolva sua habilidade social, se inscreva em nosso curso completamento online de Psicanálise Clínica. Com o apoio dele, poderá encontrar e melhorar suas habilidades, explorando o seu potencial através do autoconhecimento. Entre em contato conosco e descubra como mudar positivamente as suas habilidades e sua própria vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =