habilidades cognitivas

As 10 mais importantes habilidades cognitivas

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Em algum momento você já deve ter pensado sobre um caminho para aprimorar a sua vida. Independente da resposta, você sempre será o ponto de partida para tal execução. Com isso, confira as 10 mais importantes habilidades cognitivas para ajudar em seu desenvolvimento.

Criatividade

Uma das habilidades cognitivas mais importantes é a criatividade, centro da flexibilização em um ambiente. Por meio dela, podemos explorar diversas respostas de acordo com a demanda exigida. Isso envolve a originalidade, já que tudo se constrói de acordo com o momento.

Dessa forma, pode se beneficiar de qualquer transformação em um ambiente. O fato de você ser menos unilateral o aproxima de progressos contínuos e engrandecedores. Ao fim, você se torna capaz de entregar soluções inteligentes e flexíveis para qualquer problema que encontre.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma habilidade complexa a ser desenvolvida. Isso porque a nossa parte emocional pouco trabalhada pode interferir na tomada de decisões mais imparciais e precisas. É preciso um amadurecimento e resiliência para lidar com os empecilhos que o atingem.

Em suma, o pensamento crítico te ajuda a fazer uma análise completa de qualquer estrutura ou situação. Dessa forma, você pode buscar pontos fortes e fracos para que empregue soluções de acordo com a demanda. Isso inclui a metodologia a ser usada e o que vem após suas conclusões.

Além disso, o pensamento crítica estimula a:

Comunicação clara

A mensagem que envia não possui qualquer ruído, portanto é bem recebida e interpretada. Da mesma forma acontece o contrário, fazendo com que interprete adequadamente a resposta dos outros.

Reconhecer problemas

Nem sempre as pessoas buscam ir mais afundo de qualquer situação. Com o pensamento crítico, você se torna capaz de peneirar qualquer momento e identificar os catalisadores dos problemas.

Fazer questionamentos certos

Ao invés de perder tempo fazendo longas averiguações, você se torna direto e pontual. Sendo assim, começará a fazer perguntas precisas, construtivas e bem colocadas.

Usar diversas perspectivas

Os questionamentos certos o move a adotar novas perspectivas, a depender da situação. Nisso, você aprende a ter múltiplas visões de como lidar com uma única situação.

Colaboração

Segundo o ditado popular, se quisermos ir longe, temos de ir acompanhados. Por isso que saber trabalhar bem em um ambiente com mais pessoas te ajudar em seu crescimento. Basicamente, você monta as suas ações de acordo com as ações dos outros.

A ideia é que se torne maleável de acordo com o ambiente onde está inserido. Dessa forma, você acaba por facilitar ações e procedimentos em qualquer lugar. Contudo, não precisa se abstrair e dizer “sim” para tudo o que te propõem.

Saber tomar decisões

Uma das habilidades cognitivas mais valiosas também se concentra na tomada de decisões. Sabendo tomar decisões em situações delicadas e ambientes complexos, você ajuda a viabilizar o sucesso e integração do mesmo. Para quem faz liderança, é um objeto importante a ser conquistado.

A ideia é que você passe a acertar em suas escolhas, optando pelo melhor possível a todos. Sem contar que fazer um julgamento correto da situação também entra em pauta. Precisa saber exatamente em que momento colocará suas mãos e esforço.

Saber lidar com problemas complexos

O mundo não foi criado sob uma receita fácil onde o sucesso pode ser alcançado facilmente. Os problemas podem apresentar nuances e acabar por mostrar outros empecilhos maiores. Com tudo isso, a forma que você lida com essas ramificações é o que contará no futuro.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Por mais difícil que seja no início, deve saber lidar adequadamente com os problemas complexos. Isso é um sinal claro de seu crescimento, independência e resiliência às adversidades. Desafie-se a fazer mais acreditando em seu potencial.

Leia Também:  Incomodar alguém: como desconfiar e evitar essa atitude

Conseguir ajudar os demais

Nem todos possuem a mesma liberdade mental e emocional que você. O que define o crescimento de uma pessoa é a forma que ela se coloca em um ambiente. Sendo assim, por que não ajuda os outros a se desenvolverem?

Tente avaliar quais as capacidades que alguém possui e o ajude a estimulá-las. Às vezes, tudo o que precisamos é de uma chance para mostrar os nossos valores. Proponha que essas pessoas possam crescer e explorar o máximo do próprio potencial.

Ser flexível

As pessoas defendem a linearidade como a chave para um progresso contínuo. Todavia, não é bem assim que a estrada ao desenvolvimento funciona. Você precisa ser flexível e adotar novas abordagens sempre que possível a fim de vencer o imprevisível.

A flexibilidade ajuda a manter contato com as outras habilidades cognitivas. Assim faz uso de diferentes abordagens para lidar com momentos diferentes e complicados. Não se trata de abandonar quem você é, mas abraçar quem você pode ser.

Negociar

Imagine o quão terrível seria se não pudesse construir seus próprios termos em diferentes situações. Sem isso você acaba a mercê de condições que pouco favorecem a sua visão de vida. Por isso que negociar é uma das habilidades cognitivas mais importantes a serem desenvolvidas.

Saber reconhecer o terreno onde está, avaliar opções e incrementar alternativas é uma postura vital a ser tomada. Por mais que pareça incômodo, negociar é uma forma de equiparação existencial.

Saber gerir emoções

Lidar com as emoções pode ser um campo difícil a ser trabalhado pelas pessoas. Isso porque envolve o descontrole e desespero por não entender como controlá-las. Não é deixar de senti-las, mas, sim, deixar de ser refém delas.

Por isso que ter resiliência emocional é uma peça crucial a ser trabalhada. A ideia é que passe pelas situações difíceis com mais serenidade e determinação, lidando bem com o momento. Tudo fica realmente ruim e controla você apenas se deixar.

Liderança

Por fim, no quadro de habilidades cognitivas, saber liderar é um objeto importante a ser conquistado. Assim como você em algum momento, muitos se sentem deslocados e precisam ser guiados. Acreditando em sua própria força, comece a:

Motivar as pessoas

Mostre a elas os resultados que podem obter se trabalharem em conjunto ou tomarem determinada postura. Faça-as acreditar que são capazes de alcançar determinada meta. Isso vai permitir que confiem mais em você, dando autoridade no local.

Encontrar fontes talentosas

Como dito linhas acima, procure saber mais sobre as pessoas que o cercam. Entenda a forma como elas funcionam, os pontos fortes e o que precisam melhorar. Façam com que possam se desenvolver adequadamente, entregando o máximo de si de modo confortável e seguro.

Desenvolvimento

Enxergando o potencial delas, trabalhem juntos para descobrir o que podem alcançar. O conhecimento só vale a pena quando todos podem aproveitar dele. Assim, estimule quem puder a crescer e a se desenvolver em qualquer área da vida.

Considerações finais sobre habilidades cognitivas

As habilidades cognitivas compõem um conjunto de práticas que estimulam a todos a se desenvolverem. Trata-se de algo nato a quem busca fazer mudanças no ambiente onde está e no próprio mundo. Assim que começar a acreditar em si mesmo, poderá alcançar lugares que nem imagina.

Contudo, cabe ressaltar que não são a receita exata para se obter sucesso. É preciso levar em conta as tendências pessoais de cada indivíduo, levando em conta suas particularidades. Mais uma vez, a flexibilidade vem mostrando o seu valor em qualquer jornada.

Leia Também:  Mito de Cronos: entenda a história da mitologia grega

Se quer fazer um bom uso dessas habilidades, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise. Através dele pode alcançar o seu próprio potencial e atingir lugares que nunca imaginou anteriormente. Com a ajuda do curso, desenvolver as habilidades cognitivas será muito mais fácil e produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =