controle-emocional

4 Benefícios da Psicanálise para o Controle Emocional

Posted on Posted in Comportamento

Você sabe o que é controle emocional? Além disso, sabe como a Psicanálise pode ajudar nessa prática? Confira agora todos os benefícios dessa terapia para a sua vida emocional!

O que é Controle Emocional?

Sabe quando algo dá errado logo pela manhã e, por isso, todo o resto do seu dia é arruinado? Isso é um sinal da falta de controle emocional. Por vezes, nós não conseguimos delimitar os campos pessoal e profissional e, por isso, situações ruins do trabalho afetam nossa família. Ou, então, desavenças familiares diminuem nossa produtividade no trabalho.

O controle emocional é baseado na nossa capacidade de assimilar nossas emoções sem deixar que elas nos paralisem. Por exemplo, é normal que fiquemos chateados quando algo dá errado, mas não podemos deixar que isso nos impeça de tentar de novo, ou de continuar fazendo outras coisas.

Então, é necessário que nós, como pessoas responsáveis por nossa vida e nosso futuro, entendamos nossos sentimentos e emoções para que eles não nos prejudiquem. Portanto, o controle emocional é não permitir que nossas emoções, sentimentos e pensamentos nos paralisem e atrapalhe nosso crescimento pessoal e profissional.

Benefícios da Psicanálise para o controle emocional

Confira, no infográfico abaixo, quais são os benefícios da Psicanálise para a prática do controle emocional:


benefícios da psicanálise para o controle emocional de Unimind

  1. Entender o motivo de cada sentimento ou emoção é controle emocional

Ao analisar nossos processos inconscientes por meio da Associação Livre, podemos entender o porquê de nos sentirmos de um jeito ou de outro a partir de algumas situações. Assim, podemos entender alguns traumas de nosso passado, que acabaram nos moldando quando adultos.

  1. Gatilhos: você sabe o que é o estopim que te leva a sentir cada coisa?

Você consegue perceber o que atrapalha o seu controle emocional? Ao entender o que dá seu “start” de descontrole, fica mais fácil de amenizar os problemas emocionais e diminuir as consequências ao longo do dia.

Se você sabe que algo no trabalho irá te deixar amargurado, busque se preparar previamente para entender que aquilo não deve ditar o resto do seu dia.

  1. Autoconhecimento

A Psicanálise nos garante uma capacidade de autoconhecimento incrível. Ao entender quem somos de verdade, podemos buscar melhorar nosso interior e nossas relações pessoais.

  1. Entender que você não é suas emoções

Nós não somos nervosos, nós estamos nervosos, é diferente. Com a psicanálise, nós passamos a entender que todo sentimento e toda emoção vem e vai por conta de motivos diferentes. Assim, nós não estamos felizes o tempo inteiro, do mesmo jeito que não estamos sempre tristes.

Quando entendemos essa diferença entre ser e estar, nosso controle emocional aumenta, já que temos a consciência de que tudo, um dia, passa.

Conclusão

O controle emocional é algo que deve ser exercitado todos os dias. Pois não devemos nos deixar abalar o dia todo por uma situação que durou apenas 1 minuto. Assim, busque trabalhar seu poder de controle, evidenciando para si mesmo que você controla suas emoções, e não o contrário.

Além disso, há muitas coisas que nos ajudam a entender nossos sentimentos, uma delas é a
Psicanálise. Com essa terapia, nós somos capazes de entender a raiz das nossas emoções e dos nossos pensamentos. Assim, podemos nos prevenir de reações adversas e melhorar nossas relações pessoais e profissionais.

Leia Também:  Síndrome de Heller: Saiba tudo sobre esta Condição

Gostou do artigo? Não perca a oportunidade de conhecer o curso de Psicanálise Clínica. Com ele, você irá expandir seu autoconhecimento e alavancar sua carreira!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + seis =