como-mudar-de-vida

Como mudar de vida pessoal e profissional?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Qualquer pessoa em algum ponto de sua vida sente que precisa ir além de onde ela está. Isso porque a sensação constante de insatisfação e limitação assombra suas atividades a todo momento. Visando a alteração do momento em que você se encontra, veja como mudar de vida e encontrar uma nova razão para suas vivências.

Saia da zona de conforto

Mesmo que queiram saber como mudar de vida, muitas pessoas têm medo dessa mudança. Isso porque estão muito acostumadas com o padrão de vida que levam, ainda que não gostem. O desejo de mudança existe, mas um receio do que pode vir com isso acaba levando muitos à desistência.

A mudança advém da necessidade de sair de onde você está, trazendo coisas novas para você. Claro que é um risco, visto que abre mão de uma certa segurança para abraçar esse novo cenário. Entretanto, se arriscar permite que você venha a se enxergar em que lugar pode estar no futuro e ser alguém completamente diferente.

O começo disso se dá através de pequenas mudanças de hábitos em sua rotina. Sempre que possível, procure fazer algo novo, de modo que implemente novas ações em seu dia. Nada muito sério de início, para que não se sinta tão deslocado de si. Com o tempo, sentirá mais liberdade para procurar a inovação de forma natural e contínua.

Aprenda o quanto puder

Quando se fala em como mudar de vida, o aprendizado se mostra um pilar único e indispensável. Isso porque a transição de um lugar ao outro nos deixa quase que neutros. A partir daí, somos uma página em branco esperando para ser escrita novamente. Isso só acontecerá quando implementarmos informações novas em nós mesmos.

Assim, tente adquirir o máximo de conhecimento que puder, mas fazendo isso de forma confortável. A ideia é que você se destaque brevemente dos demais e garanta uma posição nesse novo caminho. Muitas pessoas têm a mesma ideia que você, procurando um novo lugar ao sol. É preciso ser flexível para ficar mais próximo da luz.

Dessa forma, invista em cursos de especializações em áreas que deseja seguir. Eles te ajudarão a moldar seu intelecto, transformando você em uma pessoa mais plena e eficaz. Além desses, procure também por cursos virtuais principalmente se não tem tempo de se dedicar a uma nova formação presencialmente. Os mesmos são bastantes eficazes quanto ao ensino, baratos e, em alguns casos, até gratuitos.

Analise o ambiente

Um passo importante quando se fala em como mudar de vida é saber a dinâmica do mercado de trabalho atual. Ainda que necessite de novos ares, fazer uma avaliação do segmento que lhe atrai costuma ser bastante sábio. A partir disso, você pode fazer com que:

Entenda suas chances reais de sucesso

De nada adianta mergulhar de cabeça em algo só porque gosta de fazê-lo. É preciso ter em mente a convicção de que você pode prosperar de verdade nesse setor. Mais do que apenas aptidão, o conhecimento garante segurança para evitar frustrações e te impulsionar para frente. Reflita profundamente sobre como pode prosseguir nesse novo quadro.

Procure algo que traga resultados rápidos

Veja se a área em que tem interesse pode trazer possibilidades e resultados em pouco tempo. Isso porque quanto mais rápido tiver retorno, mais rápido pode construir a sua nova vida. Sem contar que isso também atinge a autoestima. Em geral, muitos se desmotivam quando não observam resultados aparentes em suas vidas.

Leia Também:  Voltar a estudar: As 5 melhores razões

Rede de contatos

Uma excelente ajuda nessa nova empreitada pode ser a criação de uma rede de contatos. Através de palestras, workshops e eventos, tente conhecer pessoas que possam agregar algo novo, bem como possibilidades onde almeja estar. Em períodos de alterações de vida, ter alguém que pode te conduzir pode significar maiores chances de sucesso.

Preste atenção em sua saúde

A saúde é importante ao avaliar como mudar de vida. Isso porque você está prestes a fazer uma entrega física e psicológica a um projeto que não sabe se demorará. Com isso, o cuidado com sua saúde física e mental não pode ser negligenciado, a fim de evitar danos maiores. Tente reforçar piares, como:

Sustento emocional

Suas emoções precisam ser bem trabalhadas e canalizadas, de modo que não interfiram em seu sistema. Isso quer dizer que precisa conduzi-las sem negligência ou super atenção, de modo a não retribuir valor impensado a elas. Se está triste, se permita sentir, mas sem deixar se afogar. Se está contente, aproveite o momento e trabalhe para revivê-lo.

Concentração

Evite se distrair por aquilo que não merece a atenção devida. Por exemplo, é bastante comum que nos entreguemos a momentos negativos. À medida em que damos muita atenção a eles, alimentamos a sua força sobre nós, perdendo assim a atenção. Trabalhe sua concentração e foco e crie um ambiente saudável para eles.

Força de vontade

Como sugerido mais acima, é preciso ter foco na conquista de novos sonhos. Com isso, se você tem alguma meta em mente, evite se desviar do caminho necessário para atingi-la. Sua força de vontade servirá de escudo a qualquer coisa que possa trabalhar contra você.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Procure exemplos de como mudar de vida

Enquanto constrói a sua rede de contatos ou até mesmo em sua vida cotidiana, busque bons exemplos de transição. A troca de experiência entre vocês pode ser decisiva quando se fala em como mudar de vida. Ademais, essa troca permite que pessoas se liguem a você no que diz respeito aos desejos, medos e frustrações. Assim, você tem sempre em mente a verdade que não trilhou um caminho sozinho.

Quem já trilhou o mesmo caminho que você pode indicar quais as rotas que pode seguir agora. Isso inclui os desafios, já que se dispôs a mergulhar no desconhecido. Além disso, mesmo uma simples conversa pode ser bastante reveladora. Por exemplo, pode entender melhor o motivo de querer mudar de vida observando as motivações do outro.

Comentários finais sobre como mudar de vida

Assim que decidir saber como mudar de vida, tenha em mente os novos desafios. Basicamente, você está abrindo mão de uma persona para construir uma outra totalmente nova, mas sem deixar de ser você mesmo ao mesmo tempo. Isso depende diretamente da necessidade do seu Eu atual e de como você se enxerga. Seu futuro é construído com base em suas próprias vontades no presente.

Ademais, a pesquisa entre pessoas e mercado dará mais peso ou não a sua escolha. Sempre teremos dúvida de qual caminho tomar e se determinada decisão é a mais adequada para o presente momento. Se tem a certeza de que não se arrependerá de sua escolha, agora é só persistir nela.

Leia Também:  Sonhar com tiro: 7 interpretações

Uma excelente forma de te ajudar nessa mudança é o nosso curso 100% virtual de Psicanálise Clínica. A psicoterapia pode clarear o cenário onde vive, ajudá-lo a descobrir como mudar de vida e também a entender suas dúvidas. Ademais, você adquire a habilidade de buscar respostas para problemas individuais e atuar profissionalmente fazendo isso. Não perca a oportunidade de ganhar uma perspectiva nova sobre sua vida e matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 10 =