hábitos alimentares saudáveis

Hábitos Alimentares: significado e quais são saudáveis

Posted on Posted in Psicanálise e Sociedade

Quando se decide mudar o estilo de vida, sair de uma rotina pesada e escolher por qualidade de vida, é mais difícil do que parece. Mas, uma coisa é certa, ao longo prazo não falha, com uma forte disciplina e comprometimento, você pode chegar lá. E dentre hábitos que melhorarão sua vida, estão os hábitos alimentares.

Você não precisa mudar radicalmente, do dia para noite, comece gradualmente, gradativamente verá que seus hábitos alimentares saudáveis já fazem parte da sua rotina.

Por costume, ou talvez questões culturais, acabamos condicionados a determinados alimentos, ainda que prejudiciais à saúde. Por isso, mostraremos aqui como esta mudança lhe trará uma qualidade de vida inigualável.

O que são hábitos alimentares saudáveis?

O termo hábitos alimentares relaciona-se ao que comemos, em quantidade, tipo de alimento, como e onde compramos.

Também engloba toda cadeia produtiva dos alimentos, como cultivo, produção, formas de preparo e, enfim, o consumo.

Diversos aspectos influenciam nos hábitos alimentares, como, por exemplo:

  • sociedade;
  • economia;
  • política
  • cultura
  • agricultura local;
  • econômicos;
  • políticos;
  • ambientais.

Hábitos saudáveis de alimentação

Por óbvio, comer legumes e verduras, eliminar açúcar, comer frutos, não beber refrigerantes, diminui enlatados, diminuição de sódio, etc., são as recomendações para ter-se hábitos alimentares melhores.

Entretanto, essa mudança vai além do aspecto dos alimentos propriamente dito. Pensando nisso, separamos aqui quais as principais dicas para se ter hábitos alimentares saudáveis:

Coma devagar

Costumeiramente, na correria do dia, acabamos por nos preocupar unicamente em cumprir nossas atividades profissionais – as quais são cada vez mais pesadas. E, com isso, acabamos por fazendo lanches rápidos, em minutos, mastigando rapidamente, comemos um hamburger.

Em resultado, nosso corpo responde com má digestão e comemos mais. Tendo em vista que, por comer rápido demais, nosso cérebro e nosso organismo não consegue processar quanto de comida estamos ingerindo. Ou seja, não há tempo suficiente para o corpo ficar saciado.

Se hidrate

Beber água suficiente, conforme sua estrutura corporal, é fundamental para se ter hábitos alimentares saudáveis. Se hidratar corretamente fará com que se organismo elimine as toxinas dos alimentos, colaborando com as funções corporais.

Nesse ínterim, vale lembrar que nosso corpo é composto, em sua metade, de água. Então, caso desidratado, prejudicará todas as funções do corpo.

A vida é feita de escolhas

Embora possa parecer clichê, sim, a vida é feita de escolhas. Que tal escolher ter hábitos alimentares saudáveis? Em sua frente está um copo de refrigerante e um suco natural de frutas, qual você escolhe?

Então, poderá escolher em milésimos de segundos, porém, ao longo de sua vida, este tipo de escolha refletirá diretamente em sua saúde e longevidade.

Hábitos alimentares não saudáveis

Na sociedade atual o número de pessoas com obesidade e sobrepeso é altíssimo, resultado dos hábitos alimentares não saudáveis. Poderíamos fazer uma imensa lista do que prejudica, imediatamente, as suas funções corporais. Mas separamos aqui os principais:

  • consumir fast food em excesso;
  • comer enlatados e carnes embutidas, como, por exemplo, linguiça;
  • comer muito, mais do que o necessário para seu organismo se saciar;
  • ingerir muito açúcar;
  • comer antes de dormir;
  • ingerir líquidos durante a refeição.
  • alimentos ultraprocessados.

Em pesquisa no “Guia Alimentar para a População Brasileira”, publicado pelo Ministério da Saúde, verificamos que dentre os alimentos mais prejudiciais para o organismo, estão os ultraprocessados. Como, por exemplo, salgadinhos “de pacote” e biscoitos, que, em sua maioria, possuem somente 5% de água em sua composição.

Como criar bons hábitos alimentares?

Conforme dito anteriormente, mudar hábitos em sua vida não é uma tarefa fácil, necessário ter disciplina, tempo e dedicação, não diferiria com os hábitos alimentares.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Antes de tudo, coloque em mente que você é o seu melhor amigo, então não se maltrate com mudanças drásticas, repentinas, dos seus hábitos alimentares. O seu corpo sentirá a alteração abrupta e, possivelmente, responderá negativamente.

    Leia Também:  Direito e Psicanálise: quais relações e influências?

    Dessa forma, para conseguir estabelecer mudanças positivas em seus hábitos alimentares, cumpra ao que é recomentado por especialistas, conforme demonstramos logo abaixo.

    Contudo, lembre-se: tudo na vida é constância, de nada adianta passar uma semana regrada e não manter.

    Reduza o álcool

    Se você gosta de ingerir bebidas alcoólicas, desde que socialmente e sem frequência, não há nada de errado com você. O problema é quando se torna uma rotina, como, por exemplo, todos os finais de semana ou aquelas sextas-feiras de “happy hour“.

    Tenha em mente que, para o seu organismo, o álcool não traz nenhum benefício. Por isso muito se vê pessoas com hipoglicemia diante do seu consumo em exagero.

    Evite pular as refeições

    Para se ter bons hábitos alimentares é importante que respeite os horários de alimentação, como café da manhã, almoço e jantar, não coma tudo de uma só vez.

    Não é por acaso que essas refeições existem, elas garantem que seu corpo tenha nutrientes e energia suficiente para se manter saudável.

    Mastigue os alimentos devagar e várias vezes

    A digestão dos alimentos se inicia pela boca, onde os alimentos são divididos em pequenas partículas e as enzinas da saliva entram em ação. Assim, passa-se por todo o processo digestivo restante.

    Nesse sentido, se você não mastigar bem os alimentos, prejudicará o organismo, que, dentre os malefícios, está a diminuição da absorção dos nutrientes dos alimentos.

    Não deixe para amanhã para mudar seus hábitos

    Quem nunca disse que na próxima segunda-feira mudará os hábitos alimentares? Isso é uma ilusão, que fará com que você sempre procrastine e não mantenha disciplina sob sua decisão. Portanto, a mensagem final, e não menos importante, é: comece sua mudança de hábito hoje!

    Estabelecer uma rotina de hábitos alimentares não é fácil, mas confie que todo esforço valerá a pena. Esta mudança lhe trará mais energia, vitalidade, saúde e longevidade, para que, assim, possa usufruir melhor do prazer de viver.

    O que achou deste artigo? Vamos conversar mais sobre o assunto? Deixe seu comentário logo abaixo, com dúvidas sobre o assunto e também nos contando sua experiência. Assim, também poderá ajudar as pessoas e mostrar a importância dos hábitos saudáveis.

    Além disso, curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a sempre continuar nossas pesquisas para produção de conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.