super-heróis da Marvel

Heróis da Marvel: os 10 melhores para a psicologia

Posted on Posted in Filmes

Com o advento de várias produções de filmes e séries, os heróis da Marvel estão fazendo um grande sucesso. Por conta disso, preparamos uma lista com os melhores personagens da Marvel e como eles lideram com os seus problemas.

A psicologia dos heróis da Marvel

Nos próximos tópicos iremos conhecer as histórias dos melhores heróis da Marvel. Além disso, veremos que mesmo tendo grandes poderes, eles também são humanos e passam por situações complicadas. E que quando precisam, sabem que é necessário procurar ajuda, o que os torna tão bons.

1 – Demolidor

O primeiro personagem que trouxemos aqui é o Matt Murdock ou como é mais conhecido como Demolidor. Quando era apenas um bebê foi afastado da mãe ainda bebê e perdeu sua visão. Não bastasse isso, também presenciou o assassinato de seu pai quando era somente uma criança.

Embora fosse rodeado por esses grandes traumas, Matt seguiu um caminho heróico. Ele utilizou os seus sentidos aguçados (cheiro, audição e tato) e usou as suas novas habilidades de luta para ajudar as pessoas.

Entretanto, o passado de Matt sempre o persegue e ele luta diariamente contra um inimigo aterrorizante: a depressão. Tanto nas HQs quanto na série Demolidor, essa situação é muito bem retratada, o que abre espaço para identificação e discussão dessa doença tão calada, em especial entre os homens. Então, ele está na nossa lista de melhores heróis da Marvel.

2 – Homem de Ferro

O famoso Homem de Ferro também tem grandes problemas para lidar, em especial, o alcoolismo. Essa característica o torna mais tangível para os leitores e telespectadores, já que é muito difícil todos se identificarem com a vida de um gênio milionário.

Nas histórias em quadrinhos, em alguns momentos, Tony Stark sai bastante bêbado com a sua armadura de ferro. Com isso, ele faz certas escolhas cujas consequências ele precisa encarar depois sobriamente.

Então, ele começa a perceber que é necessário fazer algo contra esse seu maior inimigo para que ele não se torne o vilão. Para se salvar, ele procura ajuda com seus amigos mais próximos e melhora com esforço e tempo.

3 – Jessica Jones

A primeira heroína que trouxemos aqui é Jessica Jones, que ficou mais conhecida depois da série da Netflix. Ela é uma detetive que tem grandes perturbações causadas por diferentes traumas. O primeiro é ter sido a única sobrevivente do acidente de carro que matou seus familiares. Segundo, ganhou poderes depois de passar por experimentos científicos.

Por fim, Jessica foi vítima de um problema muito comum em nossa sociedade atual: ela viveu em um relacionamento abusivo. Por conta disso, ela tem:

  • pesadelos;
  • estresse pós-traumático;
  • dificuldades de relacionamento.

Tais obstáculos ela tenta contornar com álcool, o que acarreta mais problemas ainda. Contudo, ela conta com ajuda de sua amiga Felina e de seu namorado Luke Cage para reconstruir a sua vida.

4 – Heróis da Marvel: Capitã Marvel

Carol Danvers ou Capitão Marvel sofre de depressão, estresse pós-traumático e alcoolismo. Por conta de ter problemas com álcool, a heroína é até suspensa dos Vingadores, contudo ela conta com a ajuda de Tony Stark que já tinha experiência no assunto.

Leia Também:  Babe O Porquinho Atrapalhado (1995): análise psicológica

Com isso, ela começa a focar na luta de ter uma melhor saúde mental. Por esse motivo, Capitã Marvel está na nossa lista de heróis da Marvel.

5 – Sentinela

Quem conhece o Sentinela, sabe que nas HQ’s ele tem bastante problemas com transtornos mentais dos quais ele precisa lidar. Alguns dessas patologias são:

  • ansiedade;
  • depressão;
  • agorafobia (pânico de estar em público).

Por conta de tantos problemas, ele desenvolveu uma dupla personalidade, o que o origina em um famoso vilão: o Vácuo. Com isso, Sentinela segue lutando contra os seus transtornos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    6 – Hulk

    Como já sabemos o doce Bruno Banner cria uma nova identidade para si mesmo em que ele não tem controle. Aliás, só se revela em momentos em que está com grande estresse e raiva.

    Para poder lidar com essa situação, ele aprende técnicas de respiração, meditação, formas de canalizar sua raiva e outras estratégias. Ao usar essas formas de controlar a sua raiva, ele consegue unificar essas personalidade e viver em harmonia. Por isso, o querido Hulk está na nossa lista de heróis da Marvel.

    7 – Deadpool

    Não tem como negar que o Deadpool conquistou o público com o seu jeito engraçado e o humor ácido. Contudo, essa personalidade que fez tanto sucesso é fruto de suas perturbações mentais, algo que ele aceita e abraça.

    Embora saibamos diferenciar o real do fictício, é importante ressaltar que essas atitudes tão excêntricas deveriam ser acompanhadas por um profissional especializado. Uma das especulações que fazem sobre o porquê de o Deadpool ser assim, é o fato de que o fator de cura que ele ganhou age nos seus neurônios e no seu modo de pensar.

    8 – Capitão América

    O Capitão América é o codinome do de Steve Rogers que viveu durante a Segunda Guerra Mundial. Steve era um jovem franzino que queria servir os Estados Unidos, por isso passa por um experimento em que ganha superpoderes. Contudo, devido a vários eventos, ele é congelado por quase 90 anos.

    Por ter nascido em uma época e estar vivendo em um momento bem diferente, o Capitão América se sente bastante deslocado. Mas aprende que é necessário contar com seus amigos vingadores para poder sobreviver, mesmo sentindo falta daqueles que estão em outra época.

    9 – Feiticeira Escarlate

    A história de Wanda Maximoff é bem triste!. Primeiro, ela foi sequestrada quando era um bebê junto com o seu irmão gêmeo. Segundo, foi fruto de vários experimentos que lhe deram os seus poderes. Por fim, foi enganada sobre a verdadeira identidade de seus pais, além de outros eventos traumáticos, como:

    • causou um acidente que matou várias pessoas;
    • perdeu seu irmão, seu marido e seus filhos gêmeos;
    • causou mais mortes por conta de um colapso mental.
    • tentou desfazer o que fez com seus poderes;
    • chegou a um nível de trauma em que entrou em um estado catatônico e esqueceu de tudo.

    Por conta disso, ela tem crises de ansiedade e depressão, por exemplo. Contudo, Wanda decide buscar ajuda com um psicólogo para lidar com essas situações. Mostrando que não importa os seus poderes e problemas, sempre podemos contar com alguém. O que a torna uma grande heroína da Marvel.

    10 – Viúva Negra

    Para finalizarmos a lista de super-heróis da Marvel, falaremos da Viúva Negra. Criada com um único objetivo de matar, Natasha Romanoff não tem nenhum tipo de sentimento e carinho pelas pessoas próximas. Contudo, ao fazer parte do grupo dos vingadores, ela consegue ter e lidar com esses tipos de sentimentos tão humanos.

    Leia Também:  Vida de Inseto (1998): resumo e análise do filme

    Considerações finais sobre heróis da Marvel

    Se você gostou do nosso post sobre heróis da Marvel, te convidamos a conhecer o nosso curso online de Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas você vai poder saber mais sobre essa área tão rica do saber humano. Então, não perca essa grande oportunidade. Por isso, se inscreva já e comece ainda hoje!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *