Você sabe o que significa ideológico? Quando entende seu significado, passa a refletir mais sobre suas ideias. Saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que significa ideológico?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Você sabe o que significa ideológico? Quando você entende o significado deste termo passa a refletir mais sobre suas ideias. Dessa forma, você compreende melhor quem é e quais as suas metas de vida. Sendo assim, hoje nós entenderemos o conceito dessa palavra. E, ainda, o que está por trás das nossas atitudes e valores. Confira!

O que significa ideológico?

O indivíduo que tem um conjunto de ideias específicas é chamado de ideológico. Ou seja, é uma pessoa que tem convicções e crenças pessoais a respeito do mundo. Logo, é possível afirmar que todos nós somos seres ideológicos. Afinal, cada pessoa tem ideias e crenças definidas a respeito de algo.

Nesse sentido, para a pessoa ideológica, o mundo deveria ser da maneira como ela pensa. Isso porque ela acredita que a sua maneira de pensar é a mais correta. Entretanto, pessoas que idealizam demais podem sentir bastante frustração. Portanto, nem sempre o mundo será da maneira que nós queremos.

Por isso, segundo estudiosos, o conceito de ideológico é considerado um mecanismo de dominação. Tudo porque pessoas influentes são capazes de manipular a população. Assim, é importante que saibamos questionar, de maneira crítica, os movimentos ideológicos. Desse modo, você evita sofrer manipulação de pessoas mal intencionadas.

Valores ideológicos

Nesse sentido, muitas pessoas agem de uma determinada maneira por causa dos valores ideológicos. Segundo linguistas, valores ideológicos são tudo o que seguimos baseados em ideologias. Ou seja, a forma como você pensa, sente e age sobre uma determinada ideia.

Os valores ideológicos envolvem:

  1. Atitudes;
  2. ensinamentos;
  3. formalidades;
  4. imposições;
  5. pensamentos;
  6. regras.

É possível afirmar que muitas pessoas têm valores ideológicos parecidos. Assim, elas podem se aproximar por causa dessas ideias semelhantes. Logo, elas agem com um propósito parecido porque compartilham os mesmos valores ideológicos.

Por exemplo, religiosos, filósofos, protestantes e professores. Eles são referências de pessoas ideológicas com valores ideológicos parecidos. Ou seja, eles defendem algumas ideias parecidas porque acreditam que elas mudarão a sociedade.

Significado de ideológico para a Filosofia

Segundo estudiosos, Karl Marx e Hegel estudaram o conceito de ideológico. Para Hegel, um conceito ideológico pode separar a mente de si própria. Ou seja, nós não conseguimos perceber uma realidade como ela é de verdade.

Nesse sentido, Karl Marx estudou a ideia de Hegel a fim de explicá-la melhor. Para ele, ideologias podem alienar as pessoas. Assim, Marx identificou a existência de dois tipos de ideologia: a alienadora e a representativa. Por isso, a ideologia é alienadora porque afasta o homem da realidade mundana.

Ademais, ele indicou que a ideologia é uma estrutura sustentada pelas representações da nossa consciência. Assim, Karl Marx indica que nós damos à realidade uma aparência falsa, vendo apenas as qualidades dela.

Significado de ideológico para a Sociologia

Segundo sociólogos, ideologia é um conjunto de ideias e representações. Nesse sentido, um grupo social sempre desenvolve reflexões a respeito do meio onde está. Além disso, o grupo social também procura a sua função ou propósito nesse ambiente.

Desse modo, grupos sociais seguem ideologias econômicas, políticas, jurídicas e religiosas. Entretanto, muitas pessoas desconsideram ideologias, pois elas não se relacionam à Ciência. Ou seja, um indivíduo ideológico não tem uma maneira exata de justificar as suas ideias.

Leia Também:  Perplexo: significado e sinônimos

Assim, a pessoa ideológica tenta convencer os outros a acreditarem e seguirem sua ideologia. Dessa forma, as pessoas criam conflitos devido às oposições de pensamento. Logo, a sociedade sempre terá ideologias dominantes. Estas são conhecidas como hegemônicas e ideologias subordinadas.

Controle social

Devido ao filósofo Antoine Destutt de Tracy, o termo ideológico ficou bastante popular. Além disso, o filósofo Karl Marx trabalhou o conceito de ideologia nos sistemas teóricos. Dessa forma, Marx estudou a política e a moral da classe mais rica.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Assim sendo, ele indicou que a classe dominante quer manter o controle da sociedade. Logo, os mais ricos sempre estarão no poder manipulando os mais pobres. Portanto, percebemos como o pensamento de um grupo exerce uma influência perigosa na sociedade.

    Então, hoje acompanhamos o tráfico e manipulação de informações pelo mundo. Por exemplo, quando Donald Trump ganhou vantagem eleitoral devido as Fakes News. Assim como ele, pessoas com ideologias perigosas usam a informação para se beneficiar.

    Ideológico: exemplos

    De acordo com estudiosos, muitas ideologias se destacaram durante o século XX. Por exemplo:

    1. Ideologia anarquista: luta contra as formas de controle do poder. Logo, elas defendem a eliminação do poder do Estado e liberdade do povo.

    2. Ideologia capitalista: os europeus originaram o movimento burguês onde o acúmulo de riqueza e lucro são valorizados.

    3. Ideologia comunista: os russos e habitantes dos países vizinhos espalharam esse pensamento ideológico. Então, tinham o objetivo de construir um sistema de igualdade entre as pessoas.

    4. Ideologia conservadora: quando pessoas desejam preservar valores sociais e morais considerados mais adequados.

    5. Ideologia democrática: as pessoas têm mais controle para definir a vida política da sociedade. Foram os gregos que iniciaram esse movimento ideológico em Atenas.

    6. Ideologia fascista: os fascistas agem de modo autoritário. Além disso, os fascistas usam a força e poder militar para alcançarem seus objetivos.

    7. Ideologia nacionalista: acontece quando as pessoas valorizam, de maneira exagerada, a cultura do país onde moram.

    Os perigos das ideologias

    A princípio, todos nós temos um sentido ideológico que faz parte de quem somos. Logo, enquanto vivemos em sociedade, podemos agir e pensar de uma maneira diferente. Porém, muitas pessoas desconsideram os perigos que as ideologias podem trazer.

    Isso porque muitas pessoas tiram proveito da forma como alguns grupos pensam e agem. Dessa forma, elas influenciam esses grupos para agirem segundo suas próprias vontades. Desse modo, pessoas influentes aproveitam das ideologias para aumentar seu poder.

    Por exemplo, políticos que manipulam os eleitores plantando medo e discórdia. Eles sempre afirmam que mudanças no contexto social prejudicarão o bem-estar e valores da sociedade. Entretanto, são essas mesmas pessoas que, com influência e ideologia, causam mal-estar entre as pessoas. Logo, sempre devemos combater mentiras e falácias.

    Considerações finais sobre ideológico

    Segundo linguistas, a palavra ideológico possui mais de uma definição no dicionário. Contudo, as pessoas passaram a utilizar mais o termo durante épocas de guerra. Logo, associamos a palavra ideologia às questões sociais e políticas.

    Por isso, é importante que saibamos o contexto e o perigo por trás das ideologias. Afinal, muitas pessoas tiram proveito da maneira como grupos sociais pensam e sentem o mundo. Ademais, você jamais conhecerá o mundo se escolher apenas um lado. Ou seja, devemos superar a alienação e não permitir que se aproveitem de nós.

    Leia Também:  O que significa Pulsão para Freud

    Após você entender o conceito de ideológico, garanta a sua vaga em nosso curso online de Psicanálise. Assim, você desenvolverá o seu autoconhecimento para liberar seu potencial interno. Ainda, conhecerá ferramentas eficazes para transformar a sua vida. Por isso, aproveite e garanta sua vaga agora mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *