O que são mecanismos de defesa

Afinal, O que são Mecanismos de Defesa?

Posted on Posted in Comportamento

A histeria para Freud tem origem em um trauma psíquico ocorrido na infância. Para se proteger das dores e decepções oriundas desse ou de outros traumas, o indivíduo cria e entende o que são mecanismos de defesa, através de uma barreira chamada recalcamento, que isola as representações desvinculadas dos afetos em uma segunda consciência subordinada à primeira.

Esses mecanismos têm a finalidade de proteger o aparelho psíquico de um possível sofrimento, anunciado por sentimentos de tristeza, medo, culpa, rejeição, entre outros, e visam, sempre, a sobrevivência do indivíduo.

O que são mecanismos de defesa

Existem diversos mecanismos de defesa, como por exemplo, alguns que serão descritos abaixo:

Recalcamento ou repressão ocorre quando determinados conteúdos são reprimidos ao longo do inconsciente. É o mecanismo que impede que sentimentos e pensamentos, que podem trazer dor ou representar alguma ameaça, cheguem à consciência.

Um exemplo disso é o indivíduo que vive no “piloto automático” e não entra em contato com suas emoções e sentimentos, como se estivesse fugindo deles. Está sempre em movimento, mas não está presente nas ações que realiza.

Formação reativa ocorre quando o indivíduo experimenta um desejo instintivo ou inconsciente, que rejeita conscientemente, assim, constrói barreiras mentais opostas ao verdadeiro sentimento, agindo de maneira contrária ao que deseja, como por exemplo, um alcoólatra que exalta as virtudes da abstinência. Esse mecanismo pode prejudicar os relacionamentos sociais e tornar o indivíduo uma pessoa inflexível.

O que são mecanismos de defesa, Regressão e projeção

Regressão ocorre quando o indivíduo regride a um estágio anterior da vida, buscando fugir de uma situação que lhe cause conflito ou desconforto, como por exemplo, uma criança que ao ganhar um irmão, sinta que recebe menos atenção dos pais e passa a urinar na cama, mesmo já não fazendo mais isso. Na regressão, o indivíduo, retorna a um período da vida em que se sentia mais seguro e não tinha as tensões pela qual está passando no momento e das quais quer fugir.

Projeção ocorre quando o indivíduo projeta, no mundo externo, os conteúdos que não são aceitáveis em si mesmo, como por exemplo, um indivíduo que culpa o outro por seus fracassos próprios, ou um indivíduo que tem pensamentos de infidelidade no relacionamento e começa a acreditar que seu parceiro é que tem tais pensamentos ou que está sendo realmente infiel.

Este indivíduo, na verdade, está apenas protegendo sua mente consciente de um sentimento que não aceita em si mesmo.

Racionalização, negação e o que são mecanismos de defesa

Racionalização ocorre quando há uma justificativa de ordem racional ou ideal que justifique a deformação da realidade ou da verdade, tornando o inaceitável aceitável para o próprio indivíduo, como por exemplo, quando um jovem não consegue obter nota suficientes para entrar em uma universidade que escolheu e, diz que no fundo não queria mesmo ir para lá.

Negação ocorre quando o indivíduo nega a realidade exterior, substituindo-a por outra que não é real, através da negação de uma realidade que, para ele, não é agradável ou desejável.

Um exemplo disso é quando o indivíduo perde um ente querido e continua agindo como se ele ainda estivesse vivo.

Leia Também:  Significado de Ego e 20 Mecanismos de Defesa

O Isolamento e o Deslocamento

Isolamento ocorre quando se separa um pensamento ou uma ação do seu contexto geral. Assim o indivíduo pode lembrar de algo traumático sem associar qualquer sentimento a este fato, como por exemplo, um indivíduo adulto que lembra da separação dos pais, que aconteceu em sua infância, e não se permite sentir nada.

O isolamento acontece após os sentimentos terem sido reprimidos no inconsciente com o recalcamento ou repressão. Após isso, o isolamento vai se tornando frequente em diversas situações.

Deslocamento ocorre quando o sentimento, que na maior parte das vezes é a raiva, relacionado a uma pessoa é deslocado para outra. Como por exemplo, um indivíduo que teve um aborrecimento no trabalho e, ao chegar em casa, é agressivo ou impaciente com o parceiro ou os filhos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    O que são mecanismos de defesa e a Sublimação

    Sublimação é a capacidade de transformar a conduta negativa em positiva. É a conversão de energia para amenizar a dor, a angústia, a frustração e alguns conflitos mentais. Assim, o indivíduo transforma seus desvios internos em algo produtivo para a sociedade.

    O período de latência é quando os interesses sexuais são sublimados em áreas, culturais e sociais, por exemplo. Pode-se citar exemplos de sublimação, como indivíduos que têm uma necessidade de controlar tudo e todos e acabam se tornando empreendedores de sucesso.

    Ou um indivíduo que sente muita raiva e a transforma em uma determinação em concluir tudo que se propõe fazer. Através dos exemplos vistos nesse texto, pode-se observar que esses mecanismos são inconscientes e utilizados como proteção e defesa pelo indivíduo.

    Considerações finais

    Para Freud, o método catártico, utilizado como forma de tratamento, causa alívio e eliminação dos sintomas através da liberação e descarregamento, chamado por ele de ab-reação.

    Assim, o processo de psicanálise pode auxiliar o indivíduo a lidar com esses traumas de forma consciente, eliminando, gradativamente, os mecanismos de defesa e se tornando vulnerável. Só assim, conseguirá lidar com suas emoções de forma inteligente e íntegra.

    O presente artigo foi escrito por Beatriz Costa. Professora, psicoterapeuta e psicanalista em formação. Contato: [email protected]

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *