importância da ética

A importância da ética: significado e seu papel

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Hoje falaremos sobre a importância da ética. A palavra “ética” é carregada de uma semântica difusa. Para defini-la, é necessário entender o contexto que a abrange. De acordo com o dicionário Oxford Languages, ética é “parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito das normas, valores, prescrições, exortações presentes em qualquer realidade social”.

Entendendo sobre a importância da ética

Diferente da moral que estabelece as regras para garantir a ordem, a ética reflete sobre as regras impostas pela moral. A moralidade divide tudo entre bom ou mal, a ética reflete sobre o que é considerado bom ou mal.

Diante dos problemas de relacionamentos interpessoais emergentes na sociedade vigente, faz-se necessário compreender a importância da ética, já que ela é responsável por levar as pessoas a refletirem sobre suas atitudes e a buscarem viver uma vida íntegra.

Ser ético não é somente sobre obedecer leis rigorosas sem nenhuma restrição. A ética está mais relacionada a fazer o que é certo em determinada situação, ou seja, uma ação pode ser correta em um momento e pode não ser adequada em outro.

Exemplo da importância da ética

Um exemplo para ilustrar essa teoria é: matar é proibido por lei, é pecado em diversas religiões, ou seja, a moral estabeleceu a regra de que matar é algo errado, portanto, matar é considerado uma ação ruim, deve-se evitar cometer homicídios, pois se assim não o fizer, receberá algum tipo de punição, seja por parte do sistema judiciário ou por parte divina para aqueles que são adeptos à religião.

A ética vai além do que a lei impõe, ela investiga as razões pelas quais as regras foram estabelecidas, chegando à conclusão de que elas falham em certo ponto. Numa situação de legítima defesa, por exemplo, não seria antiético matar alguém. Se for para defender uma pessoa inocente que está sendo violentada e correndo risco de vida, o homicídio ganha outro viés.

A partir disso, é possível compreender que a ética diz respeito a agir corretamente, levando o indivíduo a fazer o bem. Mas então surge outro questionamento: o que é o bem?

Uma conotação diferente

Como se pode definir aquilo que é bom e aquilo que é mal? O bem para uns tem uma definição, para outros, adquire uma conotação diferente. Por isso a ética é largamente discutida nos mais diversos lugares e culturas.

Não é possível definir de forma universal e uníssona o que é o bem, mas seria perigoso relativizar a ética de modo geral, pois isso abriria precedentes para a ocorrência de desordem e anarquia.

As regras e leis em geral são criadas com o propósito de alcançar o bem coletivo, de proteger os direitos humanos, de facilitar a convivência, de perpetuar a vida e a integridade das pessoas, e organizar a sociedade através da imposição de limites. Porém as leis não conseguem abarcar todas as situações, e as brechas deixadas por ela, acabam por descambar na sensação de injustiça.

Ética e sociedade

Diversas religiões têm códigos de conduta diferentes, portanto, elas divergem na definição daquilo que é correto se fazer. Os diferentes países e regiões também possuem leis e constituições distintas.

As pequenas comunidades e famílias possuem suas próprias restrições. Ou seja, nesse ínterim, não há como fazer uma constituição universal descrevendo detalhadamente o que todos deveriam fazer.

As divergências entre grupos de diversas culturas são fervorosas, todos garantem que estão defendendo a verdade e sabem o que a espécie humana deveria seguir, mas a realidade é que não há união e harmonia nas propostas. Essa problemática dificulta muito a compreensão do ser ético.

A importância da ética e o ser ético

Porque no seu país você pode fazer algo que não é considerado crime, e em outro país, se cometida a mesma ação, você pode ser condenado à morte. Mas qual país está sendo ético nessa situação específica? Cada um defenderá seu ponto de vista mediante os princípios que são valorizados em seus espaços geográficos.

Uma célebre frase de Robert Henry Srour diz: “Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer.”

Sendo assim, uma forma de ser ético é pensar em cada situação de forma isolada, levando em conta valores universais como: a preservação da vida, o respeito pelo outro, a honestidade, a tolerância, a paz, a liberdade, a cooperação, entre outros. Em todo lugar, esses valores são constituídos como primordiais para a manutenção de uma sociedade civilizada e sustentável.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Logo, antes de realizar qualquer ação, o pensamento ético sempre questiona: essa atitude preserva a vida? É respeitosa? Pode prejudicar o outro? Interfere na liberdade de alguém?

    O valor supremo

    Agindo assim, as chances de cometer algo que possa gerar danos a uma sociedade, ou a pessoas específicas diminuem consideravelmente. A ética faz questão de enaltecer um valor supremo, que é o altruísmo.

    Ser ético traz a ideia da desconstrução do egoísmo, e abre portas para pensar sobre como as minhas atitudes afetam o outro. Enquanto as pessoas estiverem voltadas para adquirir sempre o seu próprio bem e satisfação, é impossível manter a ética em funcionamento.

    A prática da ética é difícil, pois muitas vezes ela não é o caminho mais fácil a seguir. Um exemplo disso são situações em que você abre mão de um benefício que poderia obter de forma corrupta, apenas por decidir não prejudicar o outro.

    Ações e atitudes éticas

    Isso é muito comum em empresas com funcionários que trabalham com a parte financeira e tem acesso livre ao dinheiro, e tendo a oportunidade de roubar, optam por não o fazer porque entendem que assim o fazendo, estará provocando danos aos outros. Se o funcionário roubasse o dinheiro da empresa, seria uma coisa boa?

    Talvez para ele sim, não precisaria mais trabalhar, ganharia dinheiro de forma rápida e sem esforço, compraria coisas que deseja, entre outras coisas. Mas para o dono da empresa seria algo ruim, pois ele iria perder algo pelo qual se esforçou para obter.

    Então a atitude ética, precisa levar à reflexão de: “é bom para mim, eu lucraria com isso, mas é bom para o outro também? Essa ação terá algum efeito negativo sobre alguém?”

    Conclusão sobre a importância da ética

    Uma sociedade sem ética está fadada ao fracasso. A ética não é como a moral, que por vezes é autoritária e intransigente. Ela assume uma posição de propulsora do pensamento crítico.

    Ser ético é parar para pensar sobre o que estamos fazendo, e como as nossas ações interferem no meio em que vivemos. É muito fácil afirmar que a ética é importante, afinal, sem ela, os seres humanos não subsistiriam, seriam engolidos por vícios, barbaridades e viveriam solitários. As pessoas precisam umas das outras para avançar, viver e compartilhar. Sendo assim, seria sábio pensar em formas de convivência agradáveis e isso é possibilitado através da ética.

    A moral é exterior e vaidosa, a ética é interior e silenciosa. Ser ético não se restringe a fazer o que é certo quando convém, ou quando se está cercado por testemunhas, mas tomar a atitude correta ainda que ninguém esteja vendo.

    Este artigo sobre a importância da ética foi escrito pela psicanalista Ivana Oliveira ([email protected]).

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *