importância da psicanálise

A importância da Psicanálise para aquele que sofre

Posted on Posted in Psicanálise

Em relação à importância da Psicanálise, como dizia Sigmund Freud, um médico neurologista e importante psicanalista austríaco do século XIX, sendo considerado o pai da psicanálise: “Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer. Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!”

A importância da Psicanálise

Nos permiti refletir como em nossos dias atuais a psicanálise vem constituindo uma grande influencia social, tendo como principal objetivo a interpretação de suas representações mentais. É a partir deste enceto que a psicanálise tende entrar em contato com o subconsciente e oferecer a pessoa que sofre a possibilidade de sua auto cura emocional. Então de que forma a psicanálise abre as portas da psique humana? Segundo as palavras de Freud (1922), “chamamos a psicanálise ao trabalho pelo qual trazemos à consciência do paciente o psíquico reprimido nele“.

Ou seja,a psicanálise atua na área da investigação da mente humana, distendo como objetivo as interpretações mentais, tais como: os sonhos, lembranças, pensamentos e ate mesmo os desejos, muitos destes recalcados. A psicanálise então tem um papel importante de fornecer as chaves para a psique da pessoa, quase como se fosse um espelho. Neste momento entende-se que o profissional psicanalista será o maior ouvinte deste “sofredor”, fazendo uso da escuta super atenta em relação a todos os pontos explanados e indicados em uma apresentação dos conflitos que existem em sua mente.

Desta maneira, a pessoa será estimulada a falar sem fazer uso do mecanismo de censura automático – aquele que nos impede de dizer o que vem a cabeça. Fazendo então com que a pessoa fale exatamente o que esta pensando, mesmo que naquele momento não parece fazer nenhum sentido.

A importância da Psicanálise e o profissional

O profissional psicanalista mostrara ao paciente, o retorno para sua estrada mental de forma mais natural possível. Na teoria o psicanalista acessa os campos conflitantes da mente do paciente, transferindo estes pensamentos para um plano de vista que seja facilmente penetrado pela pessoa, a finalidade disso é analisar e dissolver os processos que transtornam os aspectos da personalidade deste paciente. Então qual o objetivo da abordagem psicanalítica?

Diversamente do que se pensa, a psicanalise não visa problematizar os métodos terapêuticos, vistos muitas vezes como complicados e obscuros. Ao contrario, a psicanálise serve para desemaranhar os nós da psique humana, por meio de uma intensa análise e muitas investigações. Tem por objetivo desvendar as analogias interpessoais dos pacientes, assim como a maneira que o próprio paciente se enxerga e se posiciona no mundo que vive, o psicanalista detecta as ações presas do inconsciente.

A psicanálise é uma terapia mais profunda, porque aponta para a agitação da personalidade do paciente, ela não usa a metodologia de sugestão, distendo seus efeitos mais reflexivos e psicológicos, os que destinam a conhecer os processos inconsciente da mente. Lembrando que muitos sentimentos podem desencadear alguns processos patológicos, como distúrbios e transtornos mais sérios.

O foco da Psicanálise

Um ponto muitíssimo importante a se pensar é que o profissional psicanalista não opera como juiz e sim como um ouvinte que respeita os valores da pessoa. A escolha pela terapia já é um grande passo dado por esta pessoa, pois o profissional fará o seu melhor para que estas experiências sejam o máximo aproveitadas para buscar uma solução para os seus conflitos. Conclui-se então que a psicanálise é uma ciência hermenêutica, ou seja, interpretativa.

Se existe algo para ser interpretado na mente daquele que esta sofrendo, muitas vezes sem saber o porque, algo que não seja obvio, assim sendo esta no inconsciente. O foco da psicanalise é descobrir ligações para todos estes processos, esquadrinhando tratamentos contínuos por indivíduos, famílias ou grupos, ressaltando que nem toda analise será “agradável”, pois trará lucidez a experiências internas diferentes das que se habituava perceber.

A interpretação psicanalista é pesquisar aquilo que esta acessível a mente consciente: memórias, medos, sintomas, atos falhos… buscando descobrir aquilo que não esta acessível: suas causas, seus sintomas, memórias recalcadas. A psicanalise nada mais é que uma ciência de interpretação, ou saber hermenêutico. O individuo é individual, e a psicanálise esta aqui para aqueles que sofrem como um ato de amor e auto conhecimento, de uma forma leve e respeitosa.

Conclusão

Tratando primeiramente de interpretar aquilo que ainda esta no obscuro, muitas vezes rejeitado pelo consciente do “sofredor”, fazendo assim a alma chorar. Nas palavras de Freud (1922) “Todo tratamento psicanalítico é uma tentativa para libertar o amor recalcado”. Muitas vezes sendo este amor, o amor próprio!

Leia Também:  O que é Cyberbullying? Conceito, exemplos, como evitar?

A psicanálise tem por importância para aqueles que sofrem a interpretação de suas dores, seus sonhos, seus desejos explícitos e ou recalcados, a cura da sua alma. E finalizando com as sábias palavras de Sigmund Freud (1922) “Tudo compreender não é tudo perdoar.

A psicanálise nos ensina não apenas o que podemos suportar, mas também o que devemos evitar. Ela nos diz o que deve ser eliminado. A tolerância para com o mal não é de maneira alguma uma decorrência do conhecimento”.

Este artigo sobre a importância da psicanálise foi escrito pela aluna Karla Leão Gonçalves, especialmente para o blog do curso Psicanálise Clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.