jogos de treinamento

Jogos de treinamento comportamental: 5 mais famosos

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

As empresas têm buscado formas de maximizar o potencial de sua força de trabalho para que se consiga novos resultados. Um dos melhores caminhos para conseguir isso tem sido o uso dos jogos de treinamento, ferramenta utilizada para aperfeiçoamento laboral. Entenda o que isso significa e o que pode trazer.

O que são jogos de treinamento?

Jogos de treinamento se tratam de atividades educacionais no trabalho para melhorar as atitudes dos trabalhadores. Isso permite que se faça um alinhamento com os valores e identidades cultivados pela empresa. Ademais, o treinamento realizado acaba por ajudar toda a equipe a superar dificuldades e limitações próprias.

Contudo, embora se conecte com a empresa, não se trata de apagar a individualidade de cada candidato ou funcionário. Embora a diversidade seja algo respeitado no trabalho, é preciso ter em mente que alguns comportamentos podem ser prejudiciais ao trabalho. Por causa disso, os jogos ajudam a enxergar essas dificuldades que passam despercebidas.

Assim, a intervenção desses jogos vai ajudar a corrigir algumas ações que se mostram mais negativas que as outras. Por exemplo, é possível trabalhar:

  • conflitos internos,
  • atrasos,
  • desequilíbrio,
  • falta de comunicação,
  • etc.

Objetivos dos jogos de treinamento

Um negócio sempre visa a aquisição de mão de obra qualificada para que se consiga alcançar seu potencial. Nisso, os jogos de treinamento se mostram uma jornada construtiva para selecionar as peças certas a esse desenvolvimento. Com isso, é possível conseguir:

Resultados mais satisfatórios em menos tempo

Com o alcance do potencial da equipe, a produtividade e a qualidade melhoram consideravelmente em pouco tempo. Nisso, fica mais fácil atingir resultados desejados em menos tempo que o planejado.

Harmonização no ambiente de trabalho

Além da parte individual, o grupo também é lapidado e acaba convergindo em si mesmo de forma circular. Ou seja, suas ações se completam no trabalho e acabam gerando um ciclo harmonioso na empresa. A ideia geral que fica é a sensação de acolhimento, resposta e felicidade.

Ampliação das capacidades dos indivíduos

Ainda que se mire o crescimento da empresa, isso apenas acontece que os próprios colaboradores crescem. Por conta disso que existe um investimento humano para que a equipe possa se desenvolver como precisa. Consequentemente, o investimento feito nos jogos é diretamente depositado no trabalho por se sentirem valorizados.

Nas próximas linhas traremos cinco exemplos de jogos de treinamento para empresas.

Integração e competição

Um dos principais jogos de treinamento utilizados pelas empresas é o integração e cooperação. Por meio de abordagens lúdicas, a proposta é unificar a equipe para que se possa trabalhar em conjunto. Apesar de parecer menos formal, isso não significa que seja u caminho eficaz ao aperfeiçoamento.

Aqui é possível estudar as competências de cada um e avaliar os conteúdos propostos. Isso acaba por gerar uma competitividade saudável, de maneira que podem se movimentar no trabalho, mas gostando e produzindo nisso. Dinamizando os indivíduos se consegue mais facilmente melhorar o treinamento e processo de seleção.

Por exemplo, gincanas realizadas no trabalho em datas festivas do calendário, como Carnaval ou Natal.

Jogos sistêmicos

Os jogos de treinamento sistêmico acaba abordando a empresa como uma única estrutura em vez de milhares de partes isoladas. Esse trabalha a empresa como um todo, enxergando realmente a maneira como as atividades laborais se juntam.

Desse modo, é possível simular a tomada de decisão em situações importantes com o restante da equipe. Esse movimento acaba por fazer a inclusão dos setores organizacionais em um encaminhamento ao progresso geral. Ainda que seja uma simulação, é suficiente para alimentar o desejo e gerenciamento da equipe.

Leia Também:  Vida agitada: significado e soluções

Em geral, os jogos sistêmicos se mostram mais bem trabalhados que os demais. Isso porque lidam com as situações adversas em um ambiente controlado. A simulação ajuda em seu desenvolvimento e habilidades de gerenciamento dentro e fora do trabalho.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Babel organizacional

Um dos principais elementos para uma empresa dar certo é a comunicação interna, mas também externa. Através dela que se coloca o alinhamento conjunto da equipe para que se possa alcançar novos resultados. Nesse caminho, o jogo Babel organizacional ajuda na criação de conexões para que se possa interagir melhor no trabalho.

Em suma, faz a melhora da comunicação entre os trabalhadores na empresa, bem como seus departamentos. A fluidez alcançada acaba conectando as equipes, de maneira a tornar os laços ali mais claros, simples e objetivos.

Felizmente, isso significa também um avanço no clima organizacional da empresa. A partir de agora fica mais fácil lidar com conflitos entre departamentos e encontrar uma solução conjunta mais rapidamente.

Jogos de processo

Dentre os melhores jogos de treinamento, os jogos de processo trabalham o lado mais técnico dos trabalhadores. Neste quesito, eles trabalham diretamente a parte de gestão da empresa, de maneira a lapidar o controle. Assim, habilidades que são mais necessárias ao condicionamento da empresa se mostram mais interessantes de serem trabalhadas.

A exemplo, fazer negociações, montagens de estratégias, administrar as finanças da empresa, lideranças de equipes e setores, gestão de estoques… Isso pode ser repassado aos trabalhadores de modo que toda a equipe se mostre apta a fazer atividades de maneira mais rica e pluralizada. Embora cada um tenha suas competências, conseguem ir além do pedido.

O trabalho é construído de modo simulado, expondo cada participante a diversas situações. Somente aqui é possível abrir as perspectivas que podem preparar o indivíduo a ser flexível quando as demandas reais acontecerem.

Futebol empresarial

Já deixamos claro o conhecimento de que nem todos gostam de futebol e tudo bem quanto a isso. Contudo, o esporte é uma excelente ferramenta para ajudar na seleção e treinamento dentro da empresa. Por meio do futebol empresarial, um dos principais jogos de treinamento, é possível trabalhar:

Liderança

Um time de futebol precisa ter uma mente que ajude a coordenar as ações dos jogadores. Esse trabalho ajuda no desenvolvimento da liderança, algo necessário na gestão de um negócio. Assim, um dos jogadores pode assumir o papel de capitão do time, técnico ou mesmo juiz.

Estratégia

O jogo também pode ser aplicado com o intuito de que uma das equipes vença apenas por diversão, por prazer. Mas aqui serão avaliados os meios pelos quais se conseguiu chegar na vitória. Por exemplo, a escolha da equipe, domínio de bola e campo, papéis escolhidos para cada um.

Considerações finais sobre jogos de treinamento

As empresas trabalham continuamente para que a sua força de trabalho exponha o máximo do seu potencial. Por conta disso que os jogos de treinamento se mostram uma excelente aposta para melhorar os resultados no trabalho.

Através deles, se consegue moldar adequadamente uma equipe aos propósitos da empresa utilizando o que as pessoas têm de melhor. Ou seja, elas não perdem a sua identidade por trabalharem de acordo com os valores da entidade. Ao fim das contas, todos acabam por sair ganhando e crescendo mutuamente.

Leia Também:  Escala de Beck: entenda os 3 níveis da depressão

Outra excelente maneira de se aperfeiçoar é através do nosso curso totalmente online de Psicanálise. Com ele, você pode contatar as suas maiores habilidades para transformar qualquer ambiente por meio de um autoconhecimento estruturado. Os jogos de treinamento apoiados com a Psicanálise mudarão completamente a sua postura diante da vida.

2 thoughts on “Jogos de treinamento comportamental: 5 mais famosos

    1. Olá, Vanessa, tudo bem? O valor do curso engloba TODAS as atividades de teoria e supervisão, até a conclusão final e a emissão de certificado, sem pagamentos adicionais. Clique aqui para se inscrever. Gratidão. Equipe Psicanálise Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =