dicas para falar em público

Medo de falar em público: 4 dicas para vencer

Posted on Posted in Fobias

O medo de falar em público é muito comum, por isso se você chegou até esse artigo é porque a questão da timidez lhe afeta muito e está limitando sua carreira, sua vida profissional e também sua vida pessoal. Nesse artigo vamos ajudar você a superar esse medo.

Quando a timidez atrapalha sua carreira

Sobretudo, os exames orais e as apresentações universitárias são comuns em muitos aspectos. No entanto, quando o medo o leva a não entrar na sala de aula para fazer o exame, você se depara com um problema sério.

A timidez é um estado emocional que atinge as pessoas e se manifesta como desconforto com determinadas situações sociais.

Dessa forma, pessoas tímidas têm dificuldade em interagir com outras pessoas e também se sentem desconfortáveis em ser o centro das atenções. Portanto, falar em público é o pior dos pesadelos para elas.

Na vida você sempre terá que falar

Independentemente da carreira que você escolheu, em algum momento de sua vida profissional você terá que conversar e conviver com as pessoas. Antes de mais nada, você dificilmente encontrará um emprego onde possa se isolar de tudo. Isso faz sentido, pois os seres humanos são pessoas sociáveis.

Ou seja, pode ser uma apresentação, uma entrevista de emprego ou você pode ter que vender algo para alguém. Em qualquer uma dessas situações, você precisará falar na frente de outras pessoas.

Quero que você coloque em sua mente que isso vai acontecer e que você não pode escapar disso.

Medo de falar em público

Ocasionalmente na faculdade, você terá que enfrentar provas orais, apresentações e defesas de trabalhos práticos, debates e também perguntas que você pode fazer ou que um professor pode realizar em sala de aula.

Portanto, esse problema não se resolve fugindo ou evitando essa experiência. Você tem que enfrentar esse medo e vivê-lo.

Você deve superar seus medos o mais rápido possível, pois quanto mais tempo você perder sem resolver esse assunto, perderá oportunidades importantes de avançar em sua carreira e em sua vida.

4 dicas para vencer a fobia de falar em público

Aqui estão algumas dicas para reduzir a ansiedade na hora de falar em público. Não importa o grau que você estude, você sempre terá que falar em público em algum momento.

Existem algumas dicas práticas que podem funcionar para você. São as seguintes:

Teste

Primeiramente, você deve reunir pessoas (familiares e amigos) e tentar fazer uma apresentação oral para elas. Embora não seja a mesma coisa, isso fará com que você se acostume a falar na frente de outras pessoas. Assim, você vai começar a aprender como lidar com isso.

Exponha-se

Dese já, procure pequenas oportunidades que se apresentam para falar na frente das pessoas, mesmo que não seja um grande público e mesmo que não tenha ligação para estudar ou trabalhar.

Pode ser um passeio com amigos, uma reunião de consórcio ou qualquer outro ambiente informal.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Jogar você

Essa é a dica que você menos vai gostar, mas que dá mais resultados. Quando você se encontrar à beira do abismo e começar a duvidar se vai ou não assistir a uma apresentação oral ou a uma apresentação, é só … pular!

Leia Também:  Medo Extremo: 10 dicas controlar o medo

É estranho e assustador nos primeiros 30 segundos. Mas é garantido, aí você começa a sentir um certo conforto e percebe que não foi tão ruim quanto parecia.

Faça aulas de teatro

Para algumas pessoas tímidas que tiveram problemas na universidade, ir ao teatro fez maravilhas para elas, trouxe a desenvoltura que precisavam.

No teatro, eles vão te ensinar a perder o medo do ridículo. Isso o ajudará a ganhar confiança e também aprenderá a se expressar com o corpo e com as palavras.

Recursos para superar a timidez e falar em público

Serão fornecidos alguns recursos e ferramentas para que você possa superar a timidez.

Nesta parte do artigo, serão apresentados alguns livros úteis para você usar como guia e tirar proveito.

Manual prático para o tratamento da timidez e ansiedade social

Antes de mais nada, mais do que um livro, este é um programa para superar a timidez. É destinado a pessoas que tenham fobia social e, por isso, sejam limitadas nos estudos, no trabalho e na vida. Nas páginas deste livro, você encontrará uma série de atividades para realizar.

Este manual prático foi escrito por Martin M. Antony, que doutor em psicologia e também é professor e pesquisador, e por Richard P. Swinson, professor e médico, especializado em psiquiatria. Ambos, expoentes importantes de suas áreas no Canadá.

Timidamente: como superar problemas de timidez

Um livro que visa identificar os problemas que a timidez causa e como controlá-la para superá-la.

Tópicos como fobia de pessoas e problemas comuns derivados, como falar em público, são abordados. Perguntas são esclarecidas nesse livro, uma delas é por que sentimos medo de falar em público.

Como vencer a timidez e o medo de falar em público

Um livro que enfoca a praticidade desse problema. Ao longo de suas páginas, ele apresenta 10 técnicas diferentes para evitar os sintomas de timidez em eventos sociais ou em qualquer circunstância em que se deva falar em público.
Foi escrito por Martin M. Anthony, o mesmo autor do primeiro livro que foi mencionado.

Curso para superar a timidez

Outro bom recurso que temos graças à internet é a possibilidade de fazer cursos online. A variedade de temas é tão ampla que existem cursos para superar as fobias sociais.

Assim, esperamos que este texto tenha lhe dado alguma orientação sobre como vencer o medo de falar em público.

Por isso, o que mais interessa que você retire deste post é que se o medo de falar em público está limitando sua carreira, então você tem um problema sério que precisa ser resolvido. Não entre em pânico, mas tome uma atitude a respeito.

Sobre a fobia de falar em público

A fobia de falar em público é considerada uma fobia social específica. Por esse motivo, é comum que níveis elevados e mal adaptativos de ansiedade apareçam.

Entretanto, a ansiedade não aparece apenas em situações em que a pessoa tem que falar em público para um grande número de pessoas, mas também em situações em que está exposta ao contato social em qualquer uma de suas manifestações.

Considerações finais

Em suma, é comum que pessoas vulneráveis, diante da situação de falar em público ou em uma interação social, tenham pensamentos negativos mal adaptativos. Esperamos que você pratique todas essas dicas que proporcionamos para você.

Se você gostou de artigo que escrevemos especialmente para você sobre o medo de falar em público, se inscreva em nosso curso online de psicanálise clinica. Não perca essa oportunidade, além de aprimorar seu conhecimento é uma grande oportunidade para você crescer na vida profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 4 =