como controlar o medo extremo

Medo Extremo: 10 dicas controlar o medo

Posted on Posted in Fobias

Se você teme algo com todas as suas forças (podem ser aranhas, aviões ou o empreendimento de um projeto), a primeira coisa que você precisa fazer é reconhecer isso. Em seguida, trabalhe para contornar os obstáculos do seu medo extremo. Te daremos dicas de como fazer isso neste artigo.

Em suma, para superar o medo extremo, o melhor a fazer é arriscar-se a se expor à razão do temor. Isso porque, assim dá para perceber que é possível superar essa fobia. Você não será a primeira pessoa a fazer isso já que esse é um problema compartilhado por muita gente. Saiba que até mesmo as pessoas que consideramos as mais corajosas tiveram que aprender a superar os medos.

Como tratar o medo excessivo

Costuma-se dizer que é necessário lutar contra o medo extremo. Porém, quanto mais enfrentamos as causas dos nossos temores, mais parece que eles ficam mais fortes.

Então, como devemos agir nesse caso? Diremos a seguir algumas dicas de como você pode superar os seus medos.

10 dicas controlar o medo

Para superar o medo, reconheça que você está com medo

O medo é uma das emoções mais comuns no ser humano e surge desde quando somos pequenos. Quando ele assume o controle de nossas vidas e nos afeta diariamente, pode se tornar um problema a ser resolvido.

Portanto, a primeira ação recomendada é aceitar a situação. Isso não te tornará menos corajoso ou menos amado, mas sim mais genuíno.

Identifique os sintomas

É possível que o medo te cause grande pânico ou ansiedade, fazendo com que por causa dele você evite situações ou pessoas. Se o medo te causa essa angústia a ponto de você perceber que ela não é racional, pode ser hora de fazer algo a respeito.

Os sintomas dele podem variar. No entanto, entre os mais frequentes encontramos:

  • taquicardia;
  • tontura;
  • suor excessivo;
  • falta de ar;
  • desmaio.

Lembre-se de seus pontos fortes para superar medos

Mesmo que você tenha medo de altura ou cobras, isso não te define como pessoa.

Você tem a seu favor muitos pontos fortes e virtudes que vale a pena trazer à luz. Como? Em primeiro lugar, sabendo quais são eles e depois usando-os em situações em que você está com medo.

Procure aquela segurança que o caracteriza, como a capacidade de resolver um problema ou de falar com as pessoas. Você nunca sabe quando pode tirar vantagem desses dons.

Reflita sobre suas origens

Todo medo tem um começo. Portanto, uma maneira de superar o medo é olhar para o passado até o momento exato em que os sintomas começaram.

Talvez esse medo exista por causa de algo que você viveu na infância, um filme assustador, uma situação com um familiar, um acidente ou até mesmo o acompanhamento de muito noticiário.

Exponha-se aos seus medos

Você tem medo de altura? Suba até o prédio mais alto da cidade! Você tem medo de aranhas? Vá ao zoológico ou ao museu! Seu medo de aviões te impede de ir de férias para longe? Compre alguns ingressos sem pensar duas vezes!

Isso porque, se você fugir do que te assusta, você sempre manterá os sentimentos e emoções negativos contigo. Você precisa então aprender a perceber que é capaz de lidar com tudo que vem pelo seu caminho.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Assim sendo, se você tem medo de se afogar, vá para as aulas de natação. Caso tenha medo do escuro, deixe cada vez menos luzes acesas à noite. Lembre-se de que a maioria dos medos vive apenas em sua mente e não são um perigo real.

Leia Também:  Medo de falar em público: 4 dicas para vencer

Imagine uma vida sem medo

Como o cérebro pode nos pregar peças muitas vezes, temos que fazer o possível para combater essas ameaças falsas. Como? Imaginando uma situação ideal em que você não tenha o medo.

Por exemplo, se você tem medo de altura, imagine que você está no topo do Empire State Building ou da Torre Eiffel. Mentalize nesse momento que você está olhando para baixo e que tudo está perfeito.

Já se você tem medo de cachorros, pense que está aproveitando um dia no parque rodeado de bichinhos e brincando com eles.

Fale sobre o que acontece

Uma das melhores maneiras de superar o medo é colocá-los para fora. Isso significa que você não deve hesitar em contar a alguém em quem confia o que uma determinada situação te causa.

Falar sobre o seu medo é uma ótima maneira de desabafar. Afinal, em muitos casos, essa atitude ajuda a perceber que ele não é tão sério quanto parecia. Além disso, colocar suas emoções em palavras pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução ou estratégia a seguir.

Ponha de lado os mitos

Muitas vezes, os medos são baseados em falsas crenças e informações erradas.

É importante ter em mente fatos como:

  • nem todas as aranhas são fatais;
  • é altamente improvável que um avião caia;
  • não é verdade que todos os seus projetos irão falhar.

Portanto, da próxima vez que você estiver com medo, pense se ele se baseia em premissas verdadeiras ou desinformação.

Para superar medos ou fobia extrema, relaxe!

Quando o medo fora do controle “ataca”, o corpo reage de uma maneira muito particular: nos impulsionando a “lutar ou fugir”. Viver assim recorrentemente pode nos causar estresse, ansiedade e até angústia.

Você verá como controlar o medo, diminuindo os seus sintomas, quando decidir relaxar. Para isso, coloque em prática as seguintes dicas:

  • faça exercícios de respiração profunda pelo nariz e com os olhos fechados;
  • recite um mantra como os usados na ioga;
  • tenha um objeto calmante em mãos (por exemplo, uma boneca de pelúcia ou rosário).

Torne-se um especialista

A última recomendação para superar o medo em excesso tem a ver com a maneira como agimos nas situações desagradáveis que nos cercam.

Você pode, por exemplo, buscar aprender sobre aracnídeos, aviões, correntes marítimas ou edifícios. Assim, mesmo sem perceber, você se tornará um especialista no assunto! Graças a essas informações, é possível que seu medo diminua.

No entanto, saiba que nem todos nós somos capazes de superar o medo exagerado por conta própria. Por isso recomendamos que você sempre consulte um psicólogo  a respeito de como superar os seus medos.

Faça a diferença

Saber superar o medo pode ser um aspecto que faça a sua existência valer a pena. Você pode escolher entre levar uma vida limitada à zona de conforto e lançar-se a objetivos que realmente nos fazem felizes.

Tenha em mente que nenhuma mudança positiva vem sem esforço. Assim sendo, vale a pena ter como objetivo superar os limites de incerteza e dúvida que acabam nos prendendo ao medo.

Considerações finais

Neste artigo, vimos algumas orientações simples que nos ajudarão a superar o medo extremo. Ainda assim, elas não o eliminarão completamente. Afinal de contas, o medo é uma das emoções básicas do ser humano.

Esperamos ter te ajudado a reduzir os sintomas do medo extremo que existem em sua vida. Se você quiser saber mais detalhes de como superar seus medos, te convidamos a se inscrever em nosso curso online de Psicanálise. Essa é uma ótima oportunidade para você enfrentar os problemas da sua vida e aprimorar o seu conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − nove =