técnica pomodoro

Método Pomodoro: 3 passos para otimizar o tempo

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Formação em Psicanálise

Você sente que não dá conta de tudo que tem para fazer ou fica adiando uma tarefa pensando em quanto tempo vai levar para terminá-la? O Método Pomodoro pode te ajudar a resolver as duas situações.

Com tantas atividades em um mundo que exige funcionários multitarefas, fica difícil dar conta de toda essa demanda. Isso sem contar tantas distraçoẽs ao nosso redor, como o celular, as redes sociais e a Netflix.

Muitas vezes, vamos empurrando as tarefas para mais tarde, para depois. E aí entramos num ciclo de responder mensagens, olhar as notificações no celular, assistir mais um episódio da série. Mas, podemos mudar esse cenário utilizando o método Pomodoro. Acompanhe o artigo.

O que é o Método Pomodoro

A técnica Pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo, um italiano que queria melhorar seu desempenho na universidade, no final dos anos 80. O método Pomodoro consiste no uso de uma técnica de gestão de tempo. O objetivo é evitar a procrastinação e focar em uma atividade por vez.

Assim, ele teve a ideia de utilizar o timer que tinha disponível na sua cozinha para gerenciar o seu tempo. O timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano). Daí se origina o significado de método Pomodoro.

Desta forma, com o uso da técnica a longo prazo, você terá uma rotina de maior produtividade e otimização do seu tempo.

Em que consiste a técnica Pomodoro

A técnica consiste em dividir a execução de atividades em blocos de 25 minutos. Assim, ao iniciar uma atividade, você deve se esforçar para focar apenas na tarefa em questão. Ou seja, durante um período de 25 minutos, ou seja, um tempo Pomodoro, você vai se concentrar apenas em uma tarefa, evitando distrações nesse período.

Após os 25 minutos, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. Desta maneira, após um ciclo com 4 blocos de 25 minutos, você faz uma pausa maior, de 15 a 30 minutos. Durante essas pausas, tente se alongar, beber água ou ir ao banheiro. Tente evitar as telas a fim de não comprometer a sua concentração.

Esse intervalo é bom para a sua concentração. Além disso, passamos muito tempo sentados. Então, aproveite a pausa para caminhar, mesmo em casa.

Quem pode usar a técnica Pomodoro

Qualquer pessoa pode utilizar o método Pomodoro, uma vez que ele ajuda a otimizar o tempo e a compreender o que, de fato, estamos fazendo em determinado momento. Além disso, nosso cérebro alterna entre estados de atenção e estados de dispersão, principalmente nas crianças. Elas têm dificuldade em se manter presas a uma atividade por muito tempo.

Quanto a nós, adultos, também enfrentamos dificuldade de concentração, principalmente, por conta dos celulares e redes sociais que nos mandam notificações a todo momento.

Estudos mostram que após uma distração levamos, pelo menos, 23 minutos para nos concentrar novamente. Nesses casos, a técnica Pomodoro é uma importante aliada. Em resumo, o método beneficia tanto aqueles que têm dificuldade de concentração como aqueles que procrastinam.

Como funciona o Método Pomodoro

Imagine que você está com um grande projeto para executar. Mas os dias vão passando e, embora você esteja trabalhando nele, sente que não avança. Essa situação traz frustração, angústia, ansiedade e nervosismo. E acaba impactando em seu trabalho pois resulta em falta de estímulo e procrastinação.

Leia Também:  Teoria junguiana: 10 características

Esse é um bom exemplo de como a aplicação da técnica Pomodoro pode evitar todo esse desgaste.

Apesar disso, a situação descrita pode ser contornada com o Método Pomodoro, que possui uma técnica bem simples. Você precisa apenas de:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • um timer;
    • fazer uma lista de tudo que precisa fazer. Ou seja, uma to-do-list;
    • lápis e borracha ou caneta.

    A técnica Pomodoro na prática

    O primeiro passo para aplicar a técnica Pomodoro, é, pela manhã, listar todas as suas tarefas, ou seja, fazer a to-do-list. Você pode usar uma folha de papel, caderno ou o bloco de notas do celular para listar as tarefas.

    Em seguida, definir por qual tarefa vai começar. Se não tiver um timer, você pode usar o celular na opção Timer. Ligue o timer e desligue-se de tudo. Ou seja, foque apenas nessa atividade durante os 25 minutos.

    Quando tocar o alarme, programe a pausa de 5 minutos. E quando o alarme tocar, retome a atividade ou inicie uma nova, caso tenha concluído a anterior.

    Uso de aplicativos na técnica Pomodoro

    O celular está sempre ao nosso lado enquanto estamos trabalhando ou estudando. Por outro lado, o aparelho dificulta a nossa concentração já que as notificações não param de chegar. Uma alternativa é colocá-lo no modo avião e usar apenas o timer e o bloco de notas, que não precisam de internet.

    Uma outra opção é usar aplicativos que podem auxiliar nesse processo. Eles utilizam a técnica Pomodoro e, ao mesmo tempo, bloqueiam todas ou apenas algumas configurações do aparelho. Você que configura.

    Portanto, conheça algumas opçẽs de aplicativos:

    • Forest

    Este aplicativo funciona como um jogo. Ao ativar o timer, você começa a plantar uma árvore. Caso você tente sair do app, o app te avisa que a sua árvore vai morrer. Com o tempo, você vai criando a sua floresta.

    Também é possível escolher uma trilha (música) para te ajudar a se concentrar. Tem opção de sons da natureza, de um café em Paris, de rua e praia. Além disso, ao ativar o timer, você pode atribuir o tipo de tarefa. Ou seja, se é trabalho, estudo ou lazer, por exemplo.

    Com esses dados, você tem acesso a um relatório que te permite analisar como e em quê você está  empregando o seu tempo.

    • Focus-to-do

    O funcionamento do Focus-to-do é semelhante ao do Forest. A diferença é que aqui não tem o aspecto de jogo. Além disso, você tem opção de timer regressivo. Ou seja, você ativa ele em zero e ele fica contando até você pará-lo. Ele sinaliza a cada Pomodoro concluído. Essa opção é ideal para quem já consegue se concentrar por mais tempo.

    Ambos os aplicativos estão disponíveis para as plataformas ios e android, bem como para o computador.

    Benefícios ao usar a técnica Pomodoro

    Está claro que o nosso estilo de vida dificulta a forma como executamos as tarefas. Sendo assim, precisamos recorrer a métodos que nos ajudem na concentração e no foco nas atividades que temos que executar.

    Sendo assim, a técnica Pomodoro é ideal para nos ajudar a ter mais capacidade de concentração, foco e produtividade. Alguns benefícios do método são:

    • diminuição da ansiedade;
    • aumento de foco e concentração;
    • aumento da motivação.

    Além disso, vai ficar mais claro identificar aquilo:

    • o que te distrai;
    • quanto tempo você leva para executar determinados tipos de tarefas;
    • que tipos de tarefas você prioriza.
    Leia Também:  O que é desejo sexual para a psicanálise

    Portanto, para saber mais sobre o método Pomodoro, além de outros métodos e técnicas para otimizar o seu tempo, matricule-se no nosso curso online de psicanálise. Você estuda de onde quiser e após a conclusão, obtém um certificado que te permite clinicar. Não perca essa oportunidade!

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *