o que é misofilia

Misofilia: o que é, sintomas, causas, tratamentos

Posted on Posted in Comportamento

A misofilia é um dos distúrbios psíquicos que englobam a parafilia. Em suma, parafilia é a obsessão por prática sexuais social e moralmente inaceitáveis. Em outras palavras, as parafilias se caracterizam por transtornos psicossexuais em que atos sexuais extravagantes para trazer prazer.

Nesse sentido, a misofilia é a atração mórbida, o interesse patológico por sujeira e excrementos, principalmente sobre o aspecto da sexualidade. Portanto, um lugar, coisa ou pessoa suja, é o fetichismo sexual do misófilo.

Significado de misofilia

Basicamente, o significado de misofilia, no sentido da palavra, significa a atração mórbida por sujeira, o gosto pela sujividade e os excrementos. É um fetiche de ordem sexual, que, em sua maioria, afeta os homens.

O sentido etimológico da palavra misofilia, vem do grego mýsos+gr phílos+ia. Em síntese, misofilia vem de “misos”, que significa sujeira, e o termo “filia”, que significa amor.

O que é misofilia?

A misofilia é um fetiche de ordem sexual, em que o indivíduo se sente atraído para cheirar, manusear coisas sujas, como roupas do seu parceiro. Chegando a pedir que o outro não se banhe, para poder ter relações sexuais com aquele mau cheiro.

Ao passo que, no pior dos casos, quem tem a parafilia da misologia, chega a ingerir excrementos do outro, sua urina e fezes. Além dos aspectos prejudiciais para fisiologia do corpo, a misologia pode trazer graves transtornos psicológicos.

A misologia envolve situações em que, para maioria da população, estranhas e marcantes. Como, um lugar cheio de sujeira, mas que, para o misófilo, causa sensações prazerosas. Fato este que, até mesmo sob o prisma sanitário, é considerador inaceitável e ilegal.

Sintomas de misofilia | Como identificar um misófilo

À princípio, os sintomas da misofilia envolvem a excitação sexual no ato de cheirar e lidar com as roupas sujas do sexo oposto, principalmente as roupas íntimas. Conforme pesquisa realizada, verificamos que a misofilia acomete mais os homens.

Além disso, o misófilo excita por outros odores forte, féticos em razão da falta de higiene do outro, sobremaneira nas genitálias. Você possivelmente identificará um misófilo quando, em um relacionamento sexual, ele solicitar previamente que você não tome banho para lhe encontrar.

Em síntese, os misófilos são, em geral, atraídos por formas extremas de sujeira, como, pode exemplo:

  • roupas íntimas sujas;
  • fezes;
  • vômito;
  • animais em decomposição.

Causas da misofilia

Entretanto, pouco se sabe sobre a prevalência ou a causa e misofilia. Este transtorno pode se relacionar a transtornos psicológicos. Além disso, também pode estar relacionada à salirofilia, que é um fetiche sexual ou parafilia que envolve prazer de sujar alguém, geralmente cobrindo-a de lama ou fluídos corporais.

Sobremaneira, tanto a sarofilia quanto a misofilia, são considerados fetiches e não doenças mentais. Pois não envolvem ferir-se ou ferir fisicamente um indivíduo. Além disso, misofilia pode estar relacionada com a necrofilia, o ato sexual envolvendo cadáveres.

Uma das causas pode ser a fantasia causada por traumas de infância. Como a uma criança pega se masturbando pode ser informada é suja, então, o sexo pode ser associado à sujeira como uma forma de excitação sexual. Pode ser, assim, uma reação ao abuso sexual infantil.

Misofilia | Outras parafilias

É provável misófilos procurem ambientes sujos ou eles mesmos vão sujar os que estão limpos. Desse modo, o misófilo gosta de locais impuros, como becos, banheiros, um quarto sujo. Mas, geralmente, requer alguma forma de contato físico como ambiente para causar excitação, como cobrir roupas com sujeira.

Os mesofílicos geralmente usam a mesma roupa por prolongados períodos, evitam tomar banho por várias semanas ou meses. Ou, alternativamente, eles tomam banho e colocam roupas sujas em um corpo limpo.

Embora esteja geralmente relacionado ao fetichismo sexual associado a roupas sujas – especialmente roupas íntimas – , a verdade é que engloba outras parafilias ligadas à sujeira, como, por exemplo:

  • emetofilia: atração em ver alguém vomitar;
  • salofilia: sujar o objeto de desejo, ou seja, a pessoa;
  • menstrofilia: atração por mulheres com períodos ou menstruação;
  • coprofilia: incluir fezes durante as relações sexuais.

Misofilia em psicologia e outras parafilias

Freud, pai da psicanálise, buscou compreender a mente e os mecanismos emocionais que causam determinados comportamentos sexuais. Para que, assim, pudesse distinguir entras atitudes normais e os desvios sexuais socialmente aceitáveis.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Enquanto algumas classes de parafilias envolvem atos criminosos, como pedofilia e outras formas de transgressões sexuais, algumas tendências, que também são desvios sexuais, são muitas vezes deixadas de lado, como se fossem meros incômodos.

    Leia Também:  Pedido de desculpas para namorado ou namorada

    Contudo, a misofilia pode ser vista como consequência de doenças psicológicas como depressão, transtorno de personalidade ou psicoses.

    Tratamento para misofilia

    Sobremaneira, no cenário doméstico, muitas parafilias, como excitação sexual ao tocar em roupas íntimas sujas, fantasias envolvendo roupas sujas ou mau cheiro e voyeurismo consensual, são aceitos como normais. Assim, o tratamento somente ocorre quando o comportamento torna-se socialmente problemático.

    Tecnicamente, não há problema em práticas sexuais bizarras a menos que haja sofrimento, humilhação, intrusão, envolva menores ou pessoas vulneráveis. Porém, deve buscar tratamento quando há uma progressão deste comportamento, de uma forma disfuncional.

    Em muitos casos, esta parafilia pode ser comparada a formas de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e quase todos os misófilos vivem em isolamento social. Ainda mais, passam por uma série de amizades e relacionamentos quebrados.

    Portanto, a misofilia é considerada um tipo de parafilia, em que o prazer sexual é obtido exclusivamente em meio a sujeira. Desse modo, pode ser  pelo contato, ou até mesmo ingestão, de substâncias descartadas pelo corpo humano, ou objetos sujos em geral (lingeries, calças, meias).

    Saiba mais sobre a mente e os comportamentos humanos

    Então, possivelmente você já ouviu falar sobre comportamentos sexuais desarrazoados e inaceitáveis socialmente. Porém, talvez não havia pensado relacionar estes comportamentos a transtornos psicológicos.

    Ainda mais, este distúrbio pode progredir para doenças mentais graves e até fazer com que o indivíduo pratique crimes sexuais.

    Por fim, se você se interessa sobre todas as doenças relacionadas a mente, conheça nosso curso de formação em Psicanálise. Principalmente, aprimorará seu autoconhecimento, pois será capaz de ter visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho. Além disso, melhorará o relacionamento interpessoal, pois conseguirá entender como funciona a mente das pessoas e, assim, poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas.

    Se gostou deste artigo, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Com isso, estará nos incentivando a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

    One thought on “Misofilia: o que é, sintomas, causas, tratamentos

    1. Me parece que as mulheres tem uma certa relação de “amor e ódio” pela menstruação. Numa ocasião uma colega e também chefe da unidade de trabalho, ficou “horrorizada” justamente por essa questão de encontrar nos cestos dos boxes do banheiro, absorventes usados e expostos! Chegou a ter curiosidade de saber como era o banheiro masculino e se surpreendeu como a gente mantinha o espaço limpo! Já noutra ponta, há mulheres, que se medicam para não menstruar, ignorando o risco, especialmente mental e cerebral que essa decisão acarreta! Tenho um irmão que outrora comentou que os garis, depois de fazer a coleta de lixo, se não passar em bar, imagina ter o olfato “saturado” pelo mau odor, aumentado pela prensa que as sacolas recebem para compactar o lixo que nelas contém!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.