o poder do agora de eckhart tolle

O Poder do Agora: resumo do livro de Eckhart Tolle

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

O livro O Poder do Agora fará com que você conheça o seu Ser de uma forma que nunca imaginou. Nesse sentido, será possível, de maneira surpreendente, entender sua mente, em seu aspecto mais profundo. Assim, você aprenderá conectar-se ao seu eu interior e assim, atingir o estado de Iluminação.

O autor realça que a iluminação está dentro de você, entretanto você talvez não esteja conseguindo senti-la “porque a sua mente está fazendo muito barulho”. Então, ensina técnicas de medição e explica a relação entre o observador e o observado.

O Poder do Agora | Você não é a sua mente

Se prestarmos atenção, boa parte do nosso dia estamos pensando no que vai acontecer no futuro, mas, dificilmente, no agora. Ou seja, não conseguimos focar no presente, naquele instante. O passado não mais existe, bem tão pouco existe o futuro. Assim, o presente que realmente importa.

Em suma, O Poder do Agora nos remete a pensar que, se realmente quisermos mudar o nosso presente, o que está acontecendo agora, precisamos agir neste exato momento. Tendo em vista que viver o presente é o caminho a se seguir para realização do sucesso, felicidade e prosperidade.

Nossos padrões de comportamento e nossas emoções, só serão compreendidos, quando nos voltarmos para nossas mentes. Só é possível trazê-las a consciência quando de fato observarmos a relação dos pensamentos com as emoções.

Controle sobre as emoções | Livro O Poder do Agora

Sobretudo, cabe a você o controle sobre seus pensamentos. Enquanto o pensamento está em sua cabeça a emoção reflete em seu corpo, sendo assim cabe a você deixar seus pensamentos dominar o seu corpo. Ou seja, você é um observador, a presença que observa aquele comportamento.

Embora saibamos que tudo é o agora inconsciente nossa mente inconsciente sempre não ser retirar sobre o que vai acontecer ou se que estão sofrendo por algo que fizemos no passado. Entretanto nossa mente inconsciente É Uma Mente pensante sobretudo Porém cabe a nós analisamos nossos pensamentos e verificarmos se de fato eles estão nos prejudicando ou nos ajudando no momento de agora.

Resumo do livro O Poder do Agora

Você já se imaginou parando de pensar? Pode parecer uma aflição terrível, uma angústia. Porém, somente assim iremos nos libertar, resolver nossos conflitos internos e externos

Em suma, nossa mente sempre está condicionada a pensar em uma de uma forma incorreta, ou seja sempre estamos nos remetendo a transformar as dificuldades em problemas não conseguimos nos focar exclusivamente no agora.

Em geral, não conseguimos encontrar padrão em nossos pensamentos. Assim, quando não conseguir observar nossas emoções, não trazemos luz a nossa consciência. Sobretudo, pelo aspecto psicológico, o descontrole sobre nossas emoções, imediatamente, afeta o nosso componente físico.

Ao passo que se torna o observador da sua mente e dos seus comportamentos, poderá encontrar razão aos pensamentos e, consequentemente, o seu inconsciente será trazido a luz. Ou seja, ele será refletido imediatamente para seu estado da Mente Consciente.

Praticando O Poder do Agora

Contudo, o livro O Poder do Agora mostra a importância da meditação. Através dela verá os benefícios que o poder da mente vazia tem sobre todo o corpo humano. Sente ínterim, de aceitar o momento, e não trabalhar contra ele.

Muitas vezes vemos que as pessoas tentam buscar a iluminação, como se fosse algo palpável, e acabam se esquecendo de que a iluminação está dentro de cada ser. Sobremaneira, somente por meio do controle mente-corpo poderemos nos tornar seres iluminados.

Vale ressaltar, que a nossa mente sempre está condicionada a encontrar dificuldades e não soluções. Como, por exemplo, se você criar sofrimento para o presente, consequentemente você está atraindo mais sofrimento.

Desse modo, quando passar a respeitar mais o presente e, assim, não fazer com que os problemas tenham um espaço maior do que eles deveriam, tomará o controle. Em resultado, conseguirá se libertar da dor e do sofrimento que a mente pode nos causar.

Aceitar e agir | Livro O Poder do Agora

Em síntese, o autor afirma que devemos aceitar o momento e agir a favor, e não contra ele. Afinal, sofrimento é alimento para sofrimento, a alegria para sofrimento é indigesta. Sobremaneira, todos os problemas são ilusões mentais, porque, de fato, não existem problemas, apenas soluções.

Leia Também:  Dostoiévsky: ideias filosóficas e lista de livros

Um exemplo, muito bem formulado pelo autor, é como nós reagimos em emergências, aquelas situações que você tem que agir imediatamente, questão de vida ou morte. Agora você não vê como um problema, você somente age imediatamente. Pois a sua mente não tem tempo para se distrair.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Neste sentido, retomamos ao que falamos anteriormente. Para podermos exercitar  O Poder do Agora, devemos sentir nossa presença. Não precisamos exercitar o poder da mente presente só em situações de extrema emergência. Portanto, passe a trazer a sua consciência para situações cotidianas.

    O poder do Agora, de Eckhart Tolle | Auto-observação

    Sobretudo, deve monitorar seu estado mental e emocional, através da Auto observação. Para tanto, o autor sugere que façamos perguntas para nós mesmos: “Como este pensamento está refletindo sobre as minhas emoções? “Eu estou me sentindo à vontade com este pensamento?”

    Portanto, o poder de agora tem relação a estar inteiro ao momento, ser feliz naquela situação. Assim, diante de cada situação, você tem três opções para ser feliz:

    1. abandone a situação;
    2. mude a situação;
    3. ou aceite-a totalmente.

    Então, se você quer ter responsabilidade sobre sua vida, deve escolher entre uma das opções e aceitar as consequências. Desse modo, agir é o melhor do que eu não agir, especialmente se estamos presos em uma situação de vida infeliz, a qual não conseguimos nos livrar, em que estamos paralisados.

    Nesse sentido, faça o seguinte exercício: concentre-se unicamente na situação que está lhe fazendo infeliz e, então tome a sua decisão.

    Técnica de meditação | livro O Poder do Agora

    No livro O Poder do agora o autor traz uma técnica de meditação simples e poderosa. Considerando um exercício excelente para se fazer à noite, antes de dormir, e de manhã, ao acordar. Em suma, feche os olhos, escolha uma parte do corpo, e dirija sua atenção por alguns momentos.

    Como, por exemplo suas mãos, ela será o seu ponto central de energia, concentre-se nela por quinze segundos. Deixe sua atenção unicamente para seus movimentos. Logo após, passe a fazer o mesmo exercício com todas as partes do seu corpo, como:

    • abdômen;
    • cabeça;
    • pernas;
    • braços.

    Portanto, concluímos, com o livro O poder do agora, que aprender a concentrar-se no agora é considerada uma verdadeira salvação. Em outras palavras, assim conseguiremos nos libertar de comportamentos compulsivos, sobremaneira os negativos.

    Em resultado, encerraremos a necessidade psicológica de se conectar ao passado ou futuro, condicionado nossas unicamente ao presente. Somente assim será possível sentir nossa iluminação e conseguir nos libertar.

    Conhecer os segredos da mente, principalmente da mente inconsciente, lhe levará para caminhos de libertação e tranquilidade. Que, até então, eram inimagináveis. Portanto, se quer saber mais sobre esse mundo misterioso e encantador, conheça nosso curso de formação em Psicanálise. Sobremaneira, aprimorará seu autoconhecimento e melhorará seus relacionamentos interpessoais.

    One thought on “O Poder do Agora: resumo do livro de Eckhart Tolle

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.