medo de urina

Urofobia: medo de urina ou de urinar

Posted on Posted in Fobias

Urofobia, também conhecida como parurese ou, popularmente, “bexiga tímida”, é quando a pessoa não consegue ou possui dificuldade em urinar em outros ambientes que não lhes são costumeiros. Em outras palavras, não consegue urinar em locais diferentes ao que está habituada.

Neste ínterim, esta fobia não tem relação com questões biológicas, pois se refere a um transtorno de ansiedade. Ou seja, uma fobia caracterizada pelo medo persistente de urinar, o que lhe prejudica na vida social e, até mesmo, em atividades do dia a dia.

Portanto, é necessário assumir o transtorno mental e buscar ajuda de um profissional especializado. Ele encontrará quais são os gatilhos que desenvolveram esta fobia. Assim, dará o tratamento eficaz para superação emocional e retorno ao convívio social.

O que é urofobia?

Em suma, a urofobia é a condição em que o indivíduo tem medo de urinar quando há pessoas próximas. Em resultado, torna-se um medo descontrolado de suprir essa necessidade fisiológica em locais públicos, ou, até mesmo em casa de amigos ou familiares.

Diante desse transtorno emocional há o bloqueio de urinar em ambientes diferentes da sua zona de conforto. Às vezes, as pessoas ao redor à volta estão somente no imaginário do parurético.

Analise a si mesmo os exemplos de situações abaixo. Assim, conseguirá identificar os primeiros sinais de uma potencial urofobia. Saiba que não está sozinho e há cura para esta patologia psicológica.

  • Tenho dificuldade ou não consigo urinar em locais diferentes ao que estou acostumado
  • Será que alguém está me ouvindo urinar e vai me julgar?
  • Vou conferir antes se tem alguém no banheiro ao lado.
  • Estou segurando para urinar somente quando estiver em casa.
  • Não consigo dar uma amostra de minha urina para exame laboratorial.

O que significa urofobia?

Primeiramente, fobia significa o sentimento de medo excessivo e aversão a alguma coisa ou alguém. Desse modo, é considera uma patologia mental, que causa transtorno de ansiedade. Sendo indicado tratamento psicológico, ou, no pior dos casos, psiquiátrico.

A urofobia é classificada como uma fobia social. Na etimologia da palavra, em suma, é o medo doentio de urinar e de urina.

Conhecida também como síndrome da bexiga tímida, parurese ou rim tímido, esta doença da mental, pode acarretar transtornos, como, por exemplo, de ansiedade. Ainda mais, em seus casos mais críticos, pode afetar a saúde física.

Quais são as causas da urofobia?

Profissionais da saúde mental descrevem diversas causas que acarretam a urofobia, sendo que as principais são:

  • estresse;
  • vergonha do barulho do ato de urinar;
  • aversão ao cheiro da urina;
  • terem sofrido abuso sexual ou qualquer tipo de agressão em banheiro;
  • complexo de inferioridade;
  • medo de rejeição;
  • predisposição genética à ansiedade;
  • histórico de enfermidades físicas que causavam dor e sofrimento ao urinar;
  • educação rígida dos pais durante a infância.

Neste sentido, essa fobia pode ser desencadeada por inúmeras situações da vida do indivíduo, em razão de experiências negativas com relação ao ato de urinar. Podendo afetar pessoas de todos os sexos e idades.

Porém, é mais comum em mulheres, principalmente por questões socioeducativas do tabu de que a mulher não pode urinar em qualquer lugar, nem perto das pessoas. Fato este que ocasiona o constante medo do julgamento, ainda que seja uma necessidade fisiológica.

Quais são os sintomas da fobia de urinar?

Conforme dito anteriormente, o medo de urinar em público é o principal sintoma da urofobia. Ainda que a pessoa esteja em casa, a dificuldade ocorre ao saber, ou imaginar, que existem pessoas por perto.

Neste ínterim, a fobia passa a fazer parte do cotidiano da pessoa, o medo de urinar em locais diferentes causa uma angústia involuntária. Acarretanto, por exemplo, dificuldade de socializar, pelo receio de ter que urinar em locais diferentes ao que está familiarizado.

Tendo em vista que não se fala muito desta patologia, pode ser difícil diferenciar o desconforto de urinar e a uma fobia. Então, atenção as suas atividades relacionadas ao ato de urinar e quais são as emoções que são desencadeadas no momento.

Leia Também:  Afobia: o estranho medo de não ter medo

Quais são as consequências da urofobia?

As consequências negativas da urofobia afetam a saúde mental, física e, ainda, prejudica as relações interpessoais.

Neste sentido, a efeito mais devastador é o mental, causando transtorno de ansiedade. Pois, o indivíduo fica incapaz de relacionar-se socialmente e até mesmo de trabalhar. Logo, acaba em isolamento social, pela fobia de ter que urinar fora de sua zona de conforto.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Quanto ao aspecto físico, pode gerar infecções urinárias, por segurar muito tempo a urina, em razão de sofrer de urofobia. Em casos mais críticos, pode causar, por exemplo, pedras nos rins e vesícula, até mesmo pelo fato de evitar o consumo de água.

    Como tratar a fobia de urinar?

    Antes de tudo, primeiro elimine quaisquer causas físicas com relação à dificuldade de urinar, procurando um profissional da medicina. Como, por exemplo, um urologista, o médico especializado no trato urinário.

    Em sendo excluída esta hipótese, é necessário buscar ajuda de profissionais da saúde especializados na saúde mental. Somente estes possuem técnicas para encontrar a real causa e trazer um tratamento específico, de maneira individualizada.

    Como a psicanálise me ajudará na cura?

    Contudo, a Psicanálise, por meio de um processo terapêutico, verificará os aspectos do inconsciente e trazer de volta ao estado consciente. O psicanalista expandir o autoconhecimento, o controle emocional e melhorar as relações sociais e profissionais.

    Então, o seu medo de urinar pode não ser um desconforto ou simples vergonha. Ele pode desencadear diversos prejuízos, tanto à sua saúde psicológica quanto emocional. Porém, se você estiver passando por isso, saiba que há cura e pode ter uma vida normal, sem preocupar se pode ou não simplesmente urinar.

    Por fim, o correto tratamento irá devolver sua autoconfiança e autoestima, além de retirar todas as suas crenças limitantes, que lhe impedem de viver normalmente. Procure ajuda para ter de volta a sua liberdade.

    Ainda, para aprimorar seus estudos sobre a mente, conheça o curso de formação em Psicanálise 100% EAD. Com ele, será terá visões sobre si mesmo que seria difícil obter sozinho. Ainda mais, melhorará o relacionamento com os membros da família e do trabalho.

    One thought on “Urofobia: medo de urina ou de urinar

    1. Eu diria que é um espectro da Fobia Social do que ser considerado inerente ao ato de urinar! Se em Restaurante a sensação que pode ser desencadeada é como de estarmos sendo “observados” (centro da atenção), quanto ao urinar ou defecar, quando não estamos sozinhos, quer em banheiros públicos ou residências (mesmo a nossa) o “comando mental” que “vem” é que estão nos esperando ou que alguém poderia vir querer usar o banheiro!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.